Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Carla Nogueira Patrão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Luiz Augusto Caldas, Junior, Milton Erthal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296
Resumo: As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vêm ampliando o seu alcance, e a modalidade da educação a distância, ao lado da presencial, apresenta-se como estratégica neste momento em que é necessário reconhecer as singularidades que marcam as condições para a frequência dos trabalhadores à escola. O objetivo deste artigo é propor uma aplicação do método Processo de Análise Hierárquica, a fim de subsidiar o processo decisório na definição da quantidade de novos polos EaD por mesorregião do Instituto Federal Fluminense. Como desdobramento da implantação de seis polos, a proposta, com base em quatro critérios julgados por três especialistas, é de implantação de três polos nas Baixadas Litorâneas, dois no Norte e um no Noroeste Fluminense. A principal conclusão é que a aplicação do método articulado à política pública potencializa o alcance desta. 
id UTFPR-6_c7d8b8c545a0a53e9985ccd4e748f775
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5296
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal FluminenseCiências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e RegionalMulticritério; Território; Educação; Formação ProfissionalAs instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vêm ampliando o seu alcance, e a modalidade da educação a distância, ao lado da presencial, apresenta-se como estratégica neste momento em que é necessário reconhecer as singularidades que marcam as condições para a frequência dos trabalhadores à escola. O objetivo deste artigo é propor uma aplicação do método Processo de Análise Hierárquica, a fim de subsidiar o processo decisório na definição da quantidade de novos polos EaD por mesorregião do Instituto Federal Fluminense. Como desdobramento da implantação de seis polos, a proposta, com base em quatro critérios julgados por três especialistas, é de implantação de três polos nas Baixadas Litorâneas, dois no Norte e um no Noroeste Fluminense. A principal conclusão é que a aplicação do método articulado à política pública potencializa o alcance desta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Aquino, Carla Nogueira PatrãoPereira, Luiz Augusto CaldasJunior, Milton Erthal2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/529610.3895/rts.v13n28.5296Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n28reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296/3626https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/665https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/666https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/667https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/668https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/669https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/670https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/671https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/672https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/673https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/674https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/675Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-02T07:18:06Zoai:periodicos.utfpr:article/5296Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-05-02T07:18:06Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
title Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
spellingShingle Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
Aquino, Carla Nogueira Patrão
Ciências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e Regional
Multicritério; Território; Educação; Formação Profissional
title_short Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
title_full Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
title_fullStr Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
title_full_unstemmed Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
title_sort Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
author Aquino, Carla Nogueira Patrão
author_facet Aquino, Carla Nogueira Patrão
Pereira, Luiz Augusto Caldas
Junior, Milton Erthal
author_role author
author2 Pereira, Luiz Augusto Caldas
Junior, Milton Erthal
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Carla Nogueira Patrão
Pereira, Luiz Augusto Caldas
Junior, Milton Erthal
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e Regional
Multicritério; Território; Educação; Formação Profissional
topic Ciências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e Regional
Multicritério; Território; Educação; Formação Profissional
description As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vêm ampliando o seu alcance, e a modalidade da educação a distância, ao lado da presencial, apresenta-se como estratégica neste momento em que é necessário reconhecer as singularidades que marcam as condições para a frequência dos trabalhadores à escola. O objetivo deste artigo é propor uma aplicação do método Processo de Análise Hierárquica, a fim de subsidiar o processo decisório na definição da quantidade de novos polos EaD por mesorregião do Instituto Federal Fluminense. Como desdobramento da implantação de seis polos, a proposta, com base em quatro critérios julgados por três especialistas, é de implantação de três polos nas Baixadas Litorâneas, dois no Norte e um no Noroeste Fluminense. A principal conclusão é que a aplicação do método articulado à política pública potencializa o alcance desta. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296
10.3895/rts.v13n28.5296
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296
identifier_str_mv 10.3895/rts.v13n28.5296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296/3626
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/665
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/666
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/667
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/668
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/669
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/670
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/671
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/672
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/673
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/674
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/675
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v13n28
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223878060965888