Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296 |
Resumo: | As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vêm ampliando o seu alcance, e a modalidade da educação a distância, ao lado da presencial, apresenta-se como estratégica neste momento em que é necessário reconhecer as singularidades que marcam as condições para a frequência dos trabalhadores à escola. O objetivo deste artigo é propor uma aplicação do método Processo de Análise Hierárquica, a fim de subsidiar o processo decisório na definição da quantidade de novos polos EaD por mesorregião do Instituto Federal Fluminense. Como desdobramento da implantação de seis polos, a proposta, com base em quatro critérios julgados por três especialistas, é de implantação de três polos nas Baixadas Litorâneas, dois no Norte e um no Noroeste Fluminense. A principal conclusão é que a aplicação do método articulado à política pública potencializa o alcance desta. |
id |
UTFPR-6_c7d8b8c545a0a53e9985ccd4e748f775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5296 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal FluminenseCiências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e RegionalMulticritério; Território; Educação; Formação ProfissionalAs instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vêm ampliando o seu alcance, e a modalidade da educação a distância, ao lado da presencial, apresenta-se como estratégica neste momento em que é necessário reconhecer as singularidades que marcam as condições para a frequência dos trabalhadores à escola. O objetivo deste artigo é propor uma aplicação do método Processo de Análise Hierárquica, a fim de subsidiar o processo decisório na definição da quantidade de novos polos EaD por mesorregião do Instituto Federal Fluminense. Como desdobramento da implantação de seis polos, a proposta, com base em quatro critérios julgados por três especialistas, é de implantação de três polos nas Baixadas Litorâneas, dois no Norte e um no Noroeste Fluminense. A principal conclusão é que a aplicação do método articulado à política pública potencializa o alcance desta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Aquino, Carla Nogueira PatrãoPereira, Luiz Augusto CaldasJunior, Milton Erthal2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/529610.3895/rts.v13n28.5296Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n28reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296/3626https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/665https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/666https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/667https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/668https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/669https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/670https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/671https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/672https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/673https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/674https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/675Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-02T07:18:06Zoai:periodicos.utfpr:article/5296Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-05-02T07:18:06Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense |
title |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense |
spellingShingle |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense Aquino, Carla Nogueira Patrão Ciências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e Regional Multicritério; Território; Educação; Formação Profissional |
title_short |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense |
title_full |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense |
title_fullStr |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense |
title_full_unstemmed |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense |
title_sort |
Modelagem multicritério para estabelecimento de polos de educação a distância nas mesorregiões do Instituto Federal Fluminense |
author |
Aquino, Carla Nogueira Patrão |
author_facet |
Aquino, Carla Nogueira Patrão Pereira, Luiz Augusto Caldas Junior, Milton Erthal |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Luiz Augusto Caldas Junior, Milton Erthal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Carla Nogueira Patrão Pereira, Luiz Augusto Caldas Junior, Milton Erthal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e Regional Multicritério; Território; Educação; Formação Profissional |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas, Planejamento Urbano e Regional Multicritério; Território; Educação; Formação Profissional |
description |
As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vêm ampliando o seu alcance, e a modalidade da educação a distância, ao lado da presencial, apresenta-se como estratégica neste momento em que é necessário reconhecer as singularidades que marcam as condições para a frequência dos trabalhadores à escola. O objetivo deste artigo é propor uma aplicação do método Processo de Análise Hierárquica, a fim de subsidiar o processo decisório na definição da quantidade de novos polos EaD por mesorregião do Instituto Federal Fluminense. Como desdobramento da implantação de seis polos, a proposta, com base em quatro critérios julgados por três especialistas, é de implantação de três polos nas Baixadas Litorâneas, dois no Norte e um no Noroeste Fluminense. A principal conclusão é que a aplicação do método articulado à política pública potencializa o alcance desta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296 10.3895/rts.v13n28.5296 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v13n28.5296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5296/3626 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/665 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/666 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/667 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/668 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/669 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/670 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/671 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/672 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/673 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/674 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/5296/675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v13n28 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223878060965888 |