Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa , Raquel Folmer
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Geremias , Bethania Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2633
Resumo: Neste artigo, apresentamos alguns elementos para debater a temática do determinismo tecnológico sob um ponto de vista voltado a questões educacionais. Com um suporte teórico baseado sobretudo nos estudos latino-americanos que relacionam ciência, tecnologia e sociedade (CTS), o objetivo é pensar o determinismo tecnológico como algo central para problematizar questões tecnocientíficas em sala de aula. O artigo tem caráter teórico e nele realizamos uma revisão bibliográfica na qual abordamos significados e origens do termo determinismo tecnológico, apresentamos autores relacionados a essa perspectiva, propomos a incorporação de estudos sobre processos educacionais aos debates sobre o tema e apresentamos uma reflexão crítica final. Com isso, resultam possibilidades de superar visões limitantes das inter-relações entre conhecimentos, técnicas e coletivos. A percepção crítica de tais inter-relações é considerada aqui como algo fundamental para pensarmos e propormos processos educativos que contemplem uma formação humana crítica, integral e permanente.
id UTFPR-6_c8f4cfb4109a01ffb51324e65c251269
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2633
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacionalNeste artigo, apresentamos alguns elementos para debater a temática do determinismo tecnológico sob um ponto de vista voltado a questões educacionais. Com um suporte teórico baseado sobretudo nos estudos latino-americanos que relacionam ciência, tecnologia e sociedade (CTS), o objetivo é pensar o determinismo tecnológico como algo central para problematizar questões tecnocientíficas em sala de aula. O artigo tem caráter teórico e nele realizamos uma revisão bibliográfica na qual abordamos significados e origens do termo determinismo tecnológico, apresentamos autores relacionados a essa perspectiva, propomos a incorporação de estudos sobre processos educacionais aos debates sobre o tema e apresentamos uma reflexão crítica final. Com isso, resultam possibilidades de superar visões limitantes das inter-relações entre conhecimentos, técnicas e coletivos. A percepção crítica de tais inter-relações é considerada aqui como algo fundamental para pensarmos e propormos processos educativos que contemplem uma formação humana crítica, integral e permanente.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/263310.3895/rts.v9n18.2633Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013)1984-35261809-004410.3895/rts.v9n18reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2633/1750Direitos autorais 2013 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa , Raquel Folmer Geremias , Bethania Medeiros 2014-12-09T15:51:15Zoai:periodicos.utfpr:article/2633Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-09T15:51:15Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional
title Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional
spellingShingle Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional
Corrêa , Raquel Folmer
title_short Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional
title_full Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional
title_fullStr Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional
title_full_unstemmed Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional
title_sort Determinismo tecnológico: elementos para debates em perspectiva educacional
author Corrêa , Raquel Folmer
author_facet Corrêa , Raquel Folmer
Geremias , Bethania Medeiros
author_role author
author2 Geremias , Bethania Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa , Raquel Folmer
Geremias , Bethania Medeiros
description Neste artigo, apresentamos alguns elementos para debater a temática do determinismo tecnológico sob um ponto de vista voltado a questões educacionais. Com um suporte teórico baseado sobretudo nos estudos latino-americanos que relacionam ciência, tecnologia e sociedade (CTS), o objetivo é pensar o determinismo tecnológico como algo central para problematizar questões tecnocientíficas em sala de aula. O artigo tem caráter teórico e nele realizamos uma revisão bibliográfica na qual abordamos significados e origens do termo determinismo tecnológico, apresentamos autores relacionados a essa perspectiva, propomos a incorporação de estudos sobre processos educacionais aos debates sobre o tema e apresentamos uma reflexão crítica final. Com isso, resultam possibilidades de superar visões limitantes das inter-relações entre conhecimentos, técnicas e coletivos. A percepção crítica de tais inter-relações é considerada aqui como algo fundamental para pensarmos e propormos processos educativos que contemplem uma formação humana crítica, integral e permanente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2633
10.3895/rts.v9n18.2633
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2633
identifier_str_mv 10.3895/rts.v9n18.2633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2633/1750
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v9n18
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223876687331329