Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordin, Giulio Domenico
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Peres, Marcus, Lenz, Jorge Alberto, Bezerra Jr, Arandi Ginane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186
Resumo: O ano de 2020 fica marcado na história com a pandemia da COVID-19. O isolamento social é a medida de segurança sanitária adotada mundialmente e que afeta diversas áreas da sociedade. No contexto educacional, as propostas dão ênfase ao ensino remoto e, no caso da disciplina de Física, é importante buscar formas de possibilitar acesso a aulas com viés experimental. Neste sentido, propomos a inserção de atividades baseadas na videoanálise, por meio do software Tracker, para estruturar oficinas de Mecânica. Estas oficinas consistem na organização de atividades experimentais elaboradas e aplicadas previamente, como fio condutor para o estudo realizado pelos estudantes. O trabalho dialoga com os referenciais das Tecnologias de Informação e Comunicação, da Modelagem Científica, e de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O principal objetivo é apresentar uma ferramenta útil e contribuir com modelos de aulas possíveis e factíveis, oferecendo suporte para as necessidades educacionais atuais.
id UTFPR-6_ca26d3a328051f95eb2096ab5a421624
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12186
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise7.08.04.03-6Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas ExperimentaisO ano de 2020 fica marcado na história com a pandemia da COVID-19. O isolamento social é a medida de segurança sanitária adotada mundialmente e que afeta diversas áreas da sociedade. No contexto educacional, as propostas dão ênfase ao ensino remoto e, no caso da disciplina de Física, é importante buscar formas de possibilitar acesso a aulas com viés experimental. Neste sentido, propomos a inserção de atividades baseadas na videoanálise, por meio do software Tracker, para estruturar oficinas de Mecânica. Estas oficinas consistem na organização de atividades experimentais elaboradas e aplicadas previamente, como fio condutor para o estudo realizado pelos estudantes. O trabalho dialoga com os referenciais das Tecnologias de Informação e Comunicação, da Modelagem Científica, e de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O principal objetivo é apresentar uma ferramenta útil e contribuir com modelos de aulas possíveis e factíveis, oferecendo suporte para as necessidades educacionais atuais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bordin, Giulio DomenicoPeres, MarcusLenz, Jorge AlbertoBezerra Jr, Arandi Ginane2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1218610.3895/rts.v16n43.12186Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 43 (2020); 147-157Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 43 (2020); 147-1571984-35261809-004410.3895/rts.v16n43reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186/7607Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T12:54:50Zoai:periodicos.utfpr:article/12186Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-08-04T12:54:50Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
title Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
spellingShingle Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
Bordin, Giulio Domenico
7.08.04.03-6
Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas Experimentais
title_short Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
title_full Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
title_fullStr Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
title_full_unstemmed Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
title_sort Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
author Bordin, Giulio Domenico
author_facet Bordin, Giulio Domenico
Peres, Marcus
Lenz, Jorge Alberto
Bezerra Jr, Arandi Ginane
author_role author
author2 Peres, Marcus
Lenz, Jorge Alberto
Bezerra Jr, Arandi Ginane
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordin, Giulio Domenico
Peres, Marcus
Lenz, Jorge Alberto
Bezerra Jr, Arandi Ginane
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.03-6
Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas Experimentais
topic 7.08.04.03-6
Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas Experimentais
description O ano de 2020 fica marcado na história com a pandemia da COVID-19. O isolamento social é a medida de segurança sanitária adotada mundialmente e que afeta diversas áreas da sociedade. No contexto educacional, as propostas dão ênfase ao ensino remoto e, no caso da disciplina de Física, é importante buscar formas de possibilitar acesso a aulas com viés experimental. Neste sentido, propomos a inserção de atividades baseadas na videoanálise, por meio do software Tracker, para estruturar oficinas de Mecânica. Estas oficinas consistem na organização de atividades experimentais elaboradas e aplicadas previamente, como fio condutor para o estudo realizado pelos estudantes. O trabalho dialoga com os referenciais das Tecnologias de Informação e Comunicação, da Modelagem Científica, e de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O principal objetivo é apresentar uma ferramenta útil e contribuir com modelos de aulas possíveis e factíveis, oferecendo suporte para as necessidades educacionais atuais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186
10.3895/rts.v16n43.12186
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186
identifier_str_mv 10.3895/rts.v16n43.12186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186/7607
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 43 (2020); 147-157
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 43 (2020); 147-157
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v16n43
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223876678942720