Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186 |
Resumo: | O ano de 2020 fica marcado na história com a pandemia da COVID-19. O isolamento social é a medida de segurança sanitária adotada mundialmente e que afeta diversas áreas da sociedade. No contexto educacional, as propostas dão ênfase ao ensino remoto e, no caso da disciplina de Física, é importante buscar formas de possibilitar acesso a aulas com viés experimental. Neste sentido, propomos a inserção de atividades baseadas na videoanálise, por meio do software Tracker, para estruturar oficinas de Mecânica. Estas oficinas consistem na organização de atividades experimentais elaboradas e aplicadas previamente, como fio condutor para o estudo realizado pelos estudantes. O trabalho dialoga com os referenciais das Tecnologias de Informação e Comunicação, da Modelagem Científica, e de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O principal objetivo é apresentar uma ferramenta útil e contribuir com modelos de aulas possíveis e factíveis, oferecendo suporte para as necessidades educacionais atuais. |
id |
UTFPR-6_ca26d3a328051f95eb2096ab5a421624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12186 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise7.08.04.03-6Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas ExperimentaisO ano de 2020 fica marcado na história com a pandemia da COVID-19. O isolamento social é a medida de segurança sanitária adotada mundialmente e que afeta diversas áreas da sociedade. No contexto educacional, as propostas dão ênfase ao ensino remoto e, no caso da disciplina de Física, é importante buscar formas de possibilitar acesso a aulas com viés experimental. Neste sentido, propomos a inserção de atividades baseadas na videoanálise, por meio do software Tracker, para estruturar oficinas de Mecânica. Estas oficinas consistem na organização de atividades experimentais elaboradas e aplicadas previamente, como fio condutor para o estudo realizado pelos estudantes. O trabalho dialoga com os referenciais das Tecnologias de Informação e Comunicação, da Modelagem Científica, e de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O principal objetivo é apresentar uma ferramenta útil e contribuir com modelos de aulas possíveis e factíveis, oferecendo suporte para as necessidades educacionais atuais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bordin, Giulio DomenicoPeres, MarcusLenz, Jorge AlbertoBezerra Jr, Arandi Ginane2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1218610.3895/rts.v16n43.12186Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 43 (2020); 147-157Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 43 (2020); 147-1571984-35261809-004410.3895/rts.v16n43reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186/7607Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T12:54:50Zoai:periodicos.utfpr:article/12186Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-08-04T12:54:50Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise |
title |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise |
spellingShingle |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise Bordin, Giulio Domenico 7.08.04.03-6 Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas Experimentais |
title_short |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise |
title_full |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise |
title_fullStr |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise |
title_full_unstemmed |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise |
title_sort |
Desafios dos professores durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19: uma proposta para o ensino de física utilizando videoanálise |
author |
Bordin, Giulio Domenico |
author_facet |
Bordin, Giulio Domenico Peres, Marcus Lenz, Jorge Alberto Bezerra Jr, Arandi Ginane |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Marcus Lenz, Jorge Alberto Bezerra Jr, Arandi Ginane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordin, Giulio Domenico Peres, Marcus Lenz, Jorge Alberto Bezerra Jr, Arandi Ginane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.03-6 Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas Experimentais |
topic |
7.08.04.03-6 Videoanálise; Ensino de Física; COVID-19; Práticas Experimentais |
description |
O ano de 2020 fica marcado na história com a pandemia da COVID-19. O isolamento social é a medida de segurança sanitária adotada mundialmente e que afeta diversas áreas da sociedade. No contexto educacional, as propostas dão ênfase ao ensino remoto e, no caso da disciplina de Física, é importante buscar formas de possibilitar acesso a aulas com viés experimental. Neste sentido, propomos a inserção de atividades baseadas na videoanálise, por meio do software Tracker, para estruturar oficinas de Mecânica. Estas oficinas consistem na organização de atividades experimentais elaboradas e aplicadas previamente, como fio condutor para o estudo realizado pelos estudantes. O trabalho dialoga com os referenciais das Tecnologias de Informação e Comunicação, da Modelagem Científica, e de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O principal objetivo é apresentar uma ferramenta útil e contribuir com modelos de aulas possíveis e factíveis, oferecendo suporte para as necessidades educacionais atuais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186 10.3895/rts.v16n43.12186 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v16n43.12186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12186/7607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 43 (2020); 147-157 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 43 (2020); 147-157 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n43 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223876678942720 |