Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591 |
Resumo: | O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes. |
id |
UTFPR-6_ccb1b4bac6d930c77eee9557671bf710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8591 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinarEducação; Ensino-aprendizagemformação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo.O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos2019-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/859110.3895/rts.v15n37.8591Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019)1984-35261809-004410.3895/rts.v15n37reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591/6345https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/8591/1069Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T19:36:32Zoai:periodicos.utfpr:article/8591Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2019-08-29T19:36:32Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
spellingShingle |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos Educação; Ensino-aprendizagem formação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo. |
title_short |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_full |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_fullStr |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
title_sort |
Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar |
author |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos |
author_facet |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-aprendizagem formação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo. |
topic |
Educação; Ensino-aprendizagem formação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo. |
description |
O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591 10.3895/rts.v15n37.8591 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v15n37.8591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591/6345 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/8591/1069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n37 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877161287680 |