Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591
Resumo: O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes.
id UTFPR-6_ccb1b4bac6d930c77eee9557671bf710
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8591
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinarEducação; Ensino-aprendizagemformação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo.O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos2019-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/859110.3895/rts.v15n37.8591Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019)1984-35261809-004410.3895/rts.v15n37reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591/6345https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/8591/1069Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T19:36:32Zoai:periodicos.utfpr:article/8591Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2019-08-29T19:36:32Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
spellingShingle Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Educação; Ensino-aprendizagem
formação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo.
title_short Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_full Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_fullStr Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_full_unstemmed Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
title_sort Ensino de informática na formação técnica: uma experiência interdisciplinar
author Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
author_facet Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sylvana Karla da Silva de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-aprendizagem
formação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo.
topic Educação; Ensino-aprendizagem
formação técnica; interdisciplinar; produção de conteúdo.
description O ensino técnico profissionalizante permite que a aprendizagem em sala de aula possa relacionar a área de formação e o mercado de trabalho. Tal fato motivou a realização de uma atividade interdisciplinar com foco na elaboração do design de uma embalagem de alimento. O público do projeto foram os estudantes de uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em alimentos, no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama, localizado no Distrito Federal. O projeto teve caráter descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi utilizar ferramentas computacionais para associar conhecimentos de disciplinas das áreas básica e específica do curso, além de fomentar a criatividade. Cada estudante apresentou sua produção para os demais colegas da turma e para os professores do curso. Os resultados demonstraram que foi possível relacionar os conhecimentos das diferentes disciplinas envolvidas e promover a criatividade artística dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591
10.3895/rts.v15n37.8591
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591
identifier_str_mv 10.3895/rts.v15n37.8591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8591/6345
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/8591/1069
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v15n37
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877161287680