A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Rodrigues Martins, Isabel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges Rocha, Marcelo, Mejia-Caceres, Maria Angélica, Marques da Costa, Pedro Miguel, Lopes Machado, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236
Resumo: Este trabalho trata a pandemia da Covid19 na perspectiva da abordagem das  Questões Sócio-científicas. Para tanto, problematiza seus aspectos conceituais, históricos, econômicos, sócio-políticos etc. numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar na elaboração de um página. Mobilizou um grupo de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que analisou controvérsias, fake news, definiu critérios para seleção de materiais, e propôs perguntas motivadoras e atividades educativas na produção de uma página web dirigida a professores de ciências da educação básica, que esclarece aspectos relacionados à pandemia e dá suporte para abordagens curriculares do tema em tempos de isolamento social.
id UTFPR-6_d7930ddca6c5d3570dd2946e21f80c1e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12236
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básicaCiências HumanasQuestões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; ControvérsiaEste trabalho trata a pandemia da Covid19 na perspectiva da abordagem das  Questões Sócio-científicas. Para tanto, problematiza seus aspectos conceituais, históricos, econômicos, sócio-políticos etc. numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar na elaboração de um página. Mobilizou um grupo de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que analisou controvérsias, fake news, definiu critérios para seleção de materiais, e propôs perguntas motivadoras e atividades educativas na produção de uma página web dirigida a professores de ciências da educação básica, que esclarece aspectos relacionados à pandemia e dá suporte para abordagens curriculares do tema em tempos de isolamento social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqFAPERJGomes Rodrigues Martins, IsabelBorges Rocha, MarceloMejia-Caceres, Maria AngélicaMarques da Costa, Pedro MiguelLopes Machado, Sandra2020-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1223610.3895/rts.v16n44.12236Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 44 (2020); 31-42Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 44 (2020); 31-421984-35261809-004410.3895/rts.v16n44reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236/7846Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T22:38:10Zoai:periodicos.utfpr:article/12236Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-09-25T22:38:10Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
title A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
spellingShingle A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
Gomes Rodrigues Martins, Isabel
Ciências Humanas
Questões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; Controvérsia
title_short A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
title_full A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
title_fullStr A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
title_full_unstemmed A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
title_sort A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
author Gomes Rodrigues Martins, Isabel
author_facet Gomes Rodrigues Martins, Isabel
Borges Rocha, Marcelo
Mejia-Caceres, Maria Angélica
Marques da Costa, Pedro Miguel
Lopes Machado, Sandra
author_role author
author2 Borges Rocha, Marcelo
Mejia-Caceres, Maria Angélica
Marques da Costa, Pedro Miguel
Lopes Machado, Sandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
FAPERJ
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Rodrigues Martins, Isabel
Borges Rocha, Marcelo
Mejia-Caceres, Maria Angélica
Marques da Costa, Pedro Miguel
Lopes Machado, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Questões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; Controvérsia
topic Ciências Humanas
Questões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; Controvérsia
description Este trabalho trata a pandemia da Covid19 na perspectiva da abordagem das  Questões Sócio-científicas. Para tanto, problematiza seus aspectos conceituais, históricos, econômicos, sócio-políticos etc. numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar na elaboração de um página. Mobilizou um grupo de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que analisou controvérsias, fake news, definiu critérios para seleção de materiais, e propôs perguntas motivadoras e atividades educativas na produção de uma página web dirigida a professores de ciências da educação básica, que esclarece aspectos relacionados à pandemia e dá suporte para abordagens curriculares do tema em tempos de isolamento social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236
10.3895/rts.v16n44.12236
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236
identifier_str_mv 10.3895/rts.v16n44.12236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236/7846
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 44 (2020); 31-42
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 44 (2020); 31-42
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v16n44
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223875654483968