A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236 |
Resumo: | Este trabalho trata a pandemia da Covid19 na perspectiva da abordagem das Questões Sócio-científicas. Para tanto, problematiza seus aspectos conceituais, históricos, econômicos, sócio-políticos etc. numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar na elaboração de um página. Mobilizou um grupo de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que analisou controvérsias, fake news, definiu critérios para seleção de materiais, e propôs perguntas motivadoras e atividades educativas na produção de uma página web dirigida a professores de ciências da educação básica, que esclarece aspectos relacionados à pandemia e dá suporte para abordagens curriculares do tema em tempos de isolamento social. |
id |
UTFPR-6_d7930ddca6c5d3570dd2946e21f80c1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12236 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básicaCiências HumanasQuestões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; ControvérsiaEste trabalho trata a pandemia da Covid19 na perspectiva da abordagem das Questões Sócio-científicas. Para tanto, problematiza seus aspectos conceituais, históricos, econômicos, sócio-políticos etc. numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar na elaboração de um página. Mobilizou um grupo de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que analisou controvérsias, fake news, definiu critérios para seleção de materiais, e propôs perguntas motivadoras e atividades educativas na produção de uma página web dirigida a professores de ciências da educação básica, que esclarece aspectos relacionados à pandemia e dá suporte para abordagens curriculares do tema em tempos de isolamento social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqFAPERJGomes Rodrigues Martins, IsabelBorges Rocha, MarceloMejia-Caceres, Maria AngélicaMarques da Costa, Pedro MiguelLopes Machado, Sandra2020-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1223610.3895/rts.v16n44.12236Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 44 (2020); 31-42Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 44 (2020); 31-421984-35261809-004410.3895/rts.v16n44reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236/7846Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T22:38:10Zoai:periodicos.utfpr:article/12236Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-09-25T22:38:10Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica |
title |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica |
spellingShingle |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica Gomes Rodrigues Martins, Isabel Ciências Humanas Questões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; Controvérsia |
title_short |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica |
title_full |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica |
title_fullStr |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica |
title_full_unstemmed |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica |
title_sort |
A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica |
author |
Gomes Rodrigues Martins, Isabel |
author_facet |
Gomes Rodrigues Martins, Isabel Borges Rocha, Marcelo Mejia-Caceres, Maria Angélica Marques da Costa, Pedro Miguel Lopes Machado, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Borges Rocha, Marcelo Mejia-Caceres, Maria Angélica Marques da Costa, Pedro Miguel Lopes Machado, Sandra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq FAPERJ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Rodrigues Martins, Isabel Borges Rocha, Marcelo Mejia-Caceres, Maria Angélica Marques da Costa, Pedro Miguel Lopes Machado, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Questões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; Controvérsia |
topic |
Ciências Humanas Questões sócio-científicas; Covid-19; Educação em ciências; Controvérsia |
description |
Este trabalho trata a pandemia da Covid19 na perspectiva da abordagem das Questões Sócio-científicas. Para tanto, problematiza seus aspectos conceituais, históricos, econômicos, sócio-políticos etc. numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar na elaboração de um página. Mobilizou um grupo de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que analisou controvérsias, fake news, definiu critérios para seleção de materiais, e propôs perguntas motivadoras e atividades educativas na produção de uma página web dirigida a professores de ciências da educação básica, que esclarece aspectos relacionados à pandemia e dá suporte para abordagens curriculares do tema em tempos de isolamento social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236 10.3895/rts.v16n44.12236 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v16n44.12236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12236/7846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 44 (2020); 31-42 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 44 (2020); 31-42 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n44 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223875654483968 |