Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179 |
Resumo: | O processo de produção e elaboração de tecnologias educacionais em saúde vem sendo realizado em programas de mestrado profissional em Ensino em Saúde ou Ensino na Saúde, com foco em áreas como saúde, educação e ensino. Estes programas têm como característica principal a elaboração de produções técnicas as quais pretendem oferecer devolutivas para a comunidade, com o intuito de resolver problemas inerentes ao cotidiano da mesma. Assim, o objetivo deste artigo foi descrever o processo de construção de uma tecnologia educacional em saúde, mais especificamente um dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde, contendo oito verbetes diretamente relacionados com a temática. O “Dicionário Crítico de Tecnologias Educacionais em Saúde” permite uma problematização acerca de seu conteúdo teórico-metodológico, contribuindo e fomentando o desenvolvimento e construção de conhecimento no Ensino em Saúde. |
id |
UTFPR-6_d89824286f450e42f505931859d89506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10179 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológicoEducação; Ensino em Saúde.Ensino em Saúde; Educação em Saúde; Termos Técnico-Científicos.O processo de produção e elaboração de tecnologias educacionais em saúde vem sendo realizado em programas de mestrado profissional em Ensino em Saúde ou Ensino na Saúde, com foco em áreas como saúde, educação e ensino. Estes programas têm como característica principal a elaboração de produções técnicas as quais pretendem oferecer devolutivas para a comunidade, com o intuito de resolver problemas inerentes ao cotidiano da mesma. Assim, o objetivo deste artigo foi descrever o processo de construção de uma tecnologia educacional em saúde, mais especificamente um dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde, contendo oito verbetes diretamente relacionados com a temática. O “Dicionário Crítico de Tecnologias Educacionais em Saúde” permite uma problematização acerca de seu conteúdo teórico-metodológico, contribuindo e fomentando o desenvolvimento e construção de conhecimento no Ensino em Saúde.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ruiz da Silva, Luiz AlbertoRenovato, Rogério DiasAraújo, Marcos Antônio Nunes2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1017910.3895/rts.v16n40.10179Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-11Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-111984-35261809-004410.3895/rts.v16n40reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179/7424Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T13:26:46Zoai:periodicos.utfpr:article/10179Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-05-06T13:26:46Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico |
title |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico |
spellingShingle |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico Ruiz da Silva, Luiz Alberto Educação; Ensino em Saúde. Ensino em Saúde; Educação em Saúde; Termos Técnico-Científicos. |
title_short |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico |
title_full |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico |
title_fullStr |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico |
title_full_unstemmed |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico |
title_sort |
Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico |
author |
Ruiz da Silva, Luiz Alberto |
author_facet |
Ruiz da Silva, Luiz Alberto Renovato, Rogério Dias Araújo, Marcos Antônio Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Renovato, Rogério Dias Araújo, Marcos Antônio Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz da Silva, Luiz Alberto Renovato, Rogério Dias Araújo, Marcos Antônio Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino em Saúde. Ensino em Saúde; Educação em Saúde; Termos Técnico-Científicos. |
topic |
Educação; Ensino em Saúde. Ensino em Saúde; Educação em Saúde; Termos Técnico-Científicos. |
description |
O processo de produção e elaboração de tecnologias educacionais em saúde vem sendo realizado em programas de mestrado profissional em Ensino em Saúde ou Ensino na Saúde, com foco em áreas como saúde, educação e ensino. Estes programas têm como característica principal a elaboração de produções técnicas as quais pretendem oferecer devolutivas para a comunidade, com o intuito de resolver problemas inerentes ao cotidiano da mesma. Assim, o objetivo deste artigo foi descrever o processo de construção de uma tecnologia educacional em saúde, mais especificamente um dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde, contendo oito verbetes diretamente relacionados com a temática. O “Dicionário Crítico de Tecnologias Educacionais em Saúde” permite uma problematização acerca de seu conteúdo teórico-metodológico, contribuindo e fomentando o desenvolvimento e construção de conhecimento no Ensino em Saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179 10.3895/rts.v16n40.10179 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v16n40.10179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179/7424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-11 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-11 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n40 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223878028460032 |