Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz da Silva, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Renovato, Rogério Dias, Araújo, Marcos Antônio Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179
Resumo: O processo de produção e elaboração de tecnologias educacionais em saúde vem sendo realizado em programas de mestrado profissional em Ensino em Saúde ou Ensino na Saúde, com foco em áreas como saúde, educação e ensino. Estes programas têm como característica principal a elaboração de produções técnicas as quais pretendem oferecer devolutivas para a comunidade, com o intuito de resolver problemas inerentes ao cotidiano da mesma. Assim, o objetivo deste artigo foi descrever o processo de construção de uma tecnologia educacional em saúde, mais especificamente um dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde, contendo oito verbetes diretamente relacionados com a temática. O “Dicionário Crítico de Tecnologias Educacionais em Saúde” permite uma problematização acerca de seu conteúdo teórico-metodológico, contribuindo e fomentando o desenvolvimento e construção de conhecimento no Ensino em Saúde.
id UTFPR-6_d89824286f450e42f505931859d89506
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10179
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológicoEducação; Ensino em Saúde.Ensino em Saúde; Educação em Saúde; Termos Técnico-Científicos.O processo de produção e elaboração de tecnologias educacionais em saúde vem sendo realizado em programas de mestrado profissional em Ensino em Saúde ou Ensino na Saúde, com foco em áreas como saúde, educação e ensino. Estes programas têm como característica principal a elaboração de produções técnicas as quais pretendem oferecer devolutivas para a comunidade, com o intuito de resolver problemas inerentes ao cotidiano da mesma. Assim, o objetivo deste artigo foi descrever o processo de construção de uma tecnologia educacional em saúde, mais especificamente um dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde, contendo oito verbetes diretamente relacionados com a temática. O “Dicionário Crítico de Tecnologias Educacionais em Saúde” permite uma problematização acerca de seu conteúdo teórico-metodológico, contribuindo e fomentando o desenvolvimento e construção de conhecimento no Ensino em Saúde.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ruiz da Silva, Luiz AlbertoRenovato, Rogério DiasAraújo, Marcos Antônio Nunes2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1017910.3895/rts.v16n40.10179Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-11Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-111984-35261809-004410.3895/rts.v16n40reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179/7424Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T13:26:46Zoai:periodicos.utfpr:article/10179Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-05-06T13:26:46Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
title Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
spellingShingle Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
Ruiz da Silva, Luiz Alberto
Educação; Ensino em Saúde.
Ensino em Saúde; Educação em Saúde; Termos Técnico-Científicos.
title_short Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
title_full Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
title_fullStr Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
title_full_unstemmed Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
title_sort Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde: percurso metodológico
author Ruiz da Silva, Luiz Alberto
author_facet Ruiz da Silva, Luiz Alberto
Renovato, Rogério Dias
Araújo, Marcos Antônio Nunes
author_role author
author2 Renovato, Rogério Dias
Araújo, Marcos Antônio Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz da Silva, Luiz Alberto
Renovato, Rogério Dias
Araújo, Marcos Antônio Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino em Saúde.
Ensino em Saúde; Educação em Saúde; Termos Técnico-Científicos.
topic Educação; Ensino em Saúde.
Ensino em Saúde; Educação em Saúde; Termos Técnico-Científicos.
description O processo de produção e elaboração de tecnologias educacionais em saúde vem sendo realizado em programas de mestrado profissional em Ensino em Saúde ou Ensino na Saúde, com foco em áreas como saúde, educação e ensino. Estes programas têm como característica principal a elaboração de produções técnicas as quais pretendem oferecer devolutivas para a comunidade, com o intuito de resolver problemas inerentes ao cotidiano da mesma. Assim, o objetivo deste artigo foi descrever o processo de construção de uma tecnologia educacional em saúde, mais especificamente um dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde, contendo oito verbetes diretamente relacionados com a temática. O “Dicionário Crítico de Tecnologias Educacionais em Saúde” permite uma problematização acerca de seu conteúdo teórico-metodológico, contribuindo e fomentando o desenvolvimento e construção de conhecimento no Ensino em Saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179
10.3895/rts.v16n40.10179
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179
identifier_str_mv 10.3895/rts.v16n40.10179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10179/7424
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-11
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-11
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v16n40
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223878028460032