Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Zenilde Nunes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sobral, Vivianne Caroline Santos, Mota, Priscila Canova, Failache, Mauricio Vera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão teórica introdutória sobre debates que concernem à questão do risco tecnocientífico atribuído ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. São apresentadas discussões teóricas sobre a Sociedade de Risco como resultado direto da evolução exponencial da Ciência e Tecnologia. Problematizamos sobre como a conscientização das pessoas pode ser um caminho para o engajamento e para a promoção da participação efetiva dos atores sociais nos processos decisórios sobre C&T. Objetivamos enfatizar o campo educacional como um lócus de discussão e engajamento dos atores sobre as questões relativas ao campo CTS. Procuramos estruturar uma discussão através de revisão bibliográfica e concluímos que a participação pública para o controle de riscos está diretamente relacionado à formação educacional, em diferentes níveis.
id UTFPR-6_e8fe06b1bcbe34c0ca65a4a376c01616
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8000
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientíficoPublic participation in decision-making processes on science and technology policies: possibility of effective intervention against the technoscientific riskCiências HumanasCiência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação públicaScience, technology and society. Technoscientific risk. Education. public participation.Este artigo apresenta uma revisão teórica introdutória sobre debates que concernem à questão do risco tecnocientífico atribuído ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. São apresentadas discussões teóricas sobre a Sociedade de Risco como resultado direto da evolução exponencial da Ciência e Tecnologia. Problematizamos sobre como a conscientização das pessoas pode ser um caminho para o engajamento e para a promoção da participação efetiva dos atores sociais nos processos decisórios sobre C&T. Objetivamos enfatizar o campo educacional como um lócus de discussão e engajamento dos atores sobre as questões relativas ao campo CTS. Procuramos estruturar uma discussão através de revisão bibliográfica e concluímos que a participação pública para o controle de riscos está diretamente relacionado à formação educacional, em diferentes níveis.This paper presents an introductory theoretical review on debates that deal with the issue of thetechnoscientific risk attributed to the development of Science and Technology. Theoreticaldiscussions about the Society of Risk are presented as a direct result of the exponential evolutionof Science and Technology. We problematize about how the awareness of people can be amethod to the engagement and promotion of effective participation of the social representativeson the decision-making processes about Science and Technology. We aim to emphasize theeducational field as a representatives’ discussion and engagement locus where problems aboutrelative questions regarding Science, Technology and Society are brought to discussion. Weperformed a discussion through a bibliographical review and we conclude that the publicparticipation for the control of risks is directly related to the educational formation, at differentlevels.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Zenilde NunesSobral, Vivianne Caroline SantosMota, Priscila CanovaFailache, Mauricio Vera2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/800010.3895/rts.v15n36.8000Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 36 (2019)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 36 (2019)1984-35261809-004410.3895/rts.v15n36reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000/6041Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-14T19:38:15Zoai:periodicos.utfpr:article/8000Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2019-04-14T19:38:15Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
Public participation in decision-making processes on science and technology policies: possibility of effective intervention against the technoscientific risk
title Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
spellingShingle Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
Batista, Zenilde Nunes
Ciências Humanas
Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação pública
Science, technology and society. Technoscientific risk. Education. public participation.
title_short Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
title_full Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
title_fullStr Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
title_full_unstemmed Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
title_sort Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
author Batista, Zenilde Nunes
author_facet Batista, Zenilde Nunes
Sobral, Vivianne Caroline Santos
Mota, Priscila Canova
Failache, Mauricio Vera
author_role author
author2 Sobral, Vivianne Caroline Santos
Mota, Priscila Canova
Failache, Mauricio Vera
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Zenilde Nunes
Sobral, Vivianne Caroline Santos
Mota, Priscila Canova
Failache, Mauricio Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação pública
Science, technology and society. Technoscientific risk. Education. public participation.
topic Ciências Humanas
Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação pública
Science, technology and society. Technoscientific risk. Education. public participation.
description Este artigo apresenta uma revisão teórica introdutória sobre debates que concernem à questão do risco tecnocientífico atribuído ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. São apresentadas discussões teóricas sobre a Sociedade de Risco como resultado direto da evolução exponencial da Ciência e Tecnologia. Problematizamos sobre como a conscientização das pessoas pode ser um caminho para o engajamento e para a promoção da participação efetiva dos atores sociais nos processos decisórios sobre C&T. Objetivamos enfatizar o campo educacional como um lócus de discussão e engajamento dos atores sobre as questões relativas ao campo CTS. Procuramos estruturar uma discussão através de revisão bibliográfica e concluímos que a participação pública para o controle de riscos está diretamente relacionado à formação educacional, em diferentes níveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000
10.3895/rts.v15n36.8000
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000
identifier_str_mv 10.3895/rts.v15n36.8000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000/6041
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 36 (2019)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 36 (2019)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v15n36
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223874598567936