Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão teórica introdutória sobre debates que concernem à questão do risco tecnocientífico atribuído ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. São apresentadas discussões teóricas sobre a Sociedade de Risco como resultado direto da evolução exponencial da Ciência e Tecnologia. Problematizamos sobre como a conscientização das pessoas pode ser um caminho para o engajamento e para a promoção da participação efetiva dos atores sociais nos processos decisórios sobre C&T. Objetivamos enfatizar o campo educacional como um lócus de discussão e engajamento dos atores sobre as questões relativas ao campo CTS. Procuramos estruturar uma discussão através de revisão bibliográfica e concluímos que a participação pública para o controle de riscos está diretamente relacionado à formação educacional, em diferentes níveis. |
id |
UTFPR-6_e8fe06b1bcbe34c0ca65a4a376c01616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8000 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientíficoPublic participation in decision-making processes on science and technology policies: possibility of effective intervention against the technoscientific riskCiências HumanasCiência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação públicaScience, technology and society. Technoscientific risk. Education. public participation.Este artigo apresenta uma revisão teórica introdutória sobre debates que concernem à questão do risco tecnocientífico atribuído ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. São apresentadas discussões teóricas sobre a Sociedade de Risco como resultado direto da evolução exponencial da Ciência e Tecnologia. Problematizamos sobre como a conscientização das pessoas pode ser um caminho para o engajamento e para a promoção da participação efetiva dos atores sociais nos processos decisórios sobre C&T. Objetivamos enfatizar o campo educacional como um lócus de discussão e engajamento dos atores sobre as questões relativas ao campo CTS. Procuramos estruturar uma discussão através de revisão bibliográfica e concluímos que a participação pública para o controle de riscos está diretamente relacionado à formação educacional, em diferentes níveis.This paper presents an introductory theoretical review on debates that deal with the issue of thetechnoscientific risk attributed to the development of Science and Technology. Theoreticaldiscussions about the Society of Risk are presented as a direct result of the exponential evolutionof Science and Technology. We problematize about how the awareness of people can be amethod to the engagement and promotion of effective participation of the social representativeson the decision-making processes about Science and Technology. We aim to emphasize theeducational field as a representatives’ discussion and engagement locus where problems aboutrelative questions regarding Science, Technology and Society are brought to discussion. Weperformed a discussion through a bibliographical review and we conclude that the publicparticipation for the control of risks is directly related to the educational formation, at differentlevels.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Zenilde NunesSobral, Vivianne Caroline SantosMota, Priscila CanovaFailache, Mauricio Vera2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/800010.3895/rts.v15n36.8000Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 36 (2019)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 36 (2019)1984-35261809-004410.3895/rts.v15n36reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000/6041Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-14T19:38:15Zoai:periodicos.utfpr:article/8000Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2019-04-14T19:38:15Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico Public participation in decision-making processes on science and technology policies: possibility of effective intervention against the technoscientific risk |
title |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico |
spellingShingle |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico Batista, Zenilde Nunes Ciências Humanas Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação pública Science, technology and society. Technoscientific risk. Education. public participation. |
title_short |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico |
title_full |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico |
title_fullStr |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico |
title_full_unstemmed |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico |
title_sort |
Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico |
author |
Batista, Zenilde Nunes |
author_facet |
Batista, Zenilde Nunes Sobral, Vivianne Caroline Santos Mota, Priscila Canova Failache, Mauricio Vera |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Vivianne Caroline Santos Mota, Priscila Canova Failache, Mauricio Vera |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Zenilde Nunes Sobral, Vivianne Caroline Santos Mota, Priscila Canova Failache, Mauricio Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação pública Science, technology and society. Technoscientific risk. Education. public participation. |
topic |
Ciências Humanas Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação pública Science, technology and society. Technoscientific risk. Education. public participation. |
description |
Este artigo apresenta uma revisão teórica introdutória sobre debates que concernem à questão do risco tecnocientífico atribuído ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. São apresentadas discussões teóricas sobre a Sociedade de Risco como resultado direto da evolução exponencial da Ciência e Tecnologia. Problematizamos sobre como a conscientização das pessoas pode ser um caminho para o engajamento e para a promoção da participação efetiva dos atores sociais nos processos decisórios sobre C&T. Objetivamos enfatizar o campo educacional como um lócus de discussão e engajamento dos atores sobre as questões relativas ao campo CTS. Procuramos estruturar uma discussão através de revisão bibliográfica e concluímos que a participação pública para o controle de riscos está diretamente relacionado à formação educacional, em diferentes níveis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000 10.3895/rts.v15n36.8000 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v15n36.8000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8000/6041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 36 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 36 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n36 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223874598567936 |