A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rangel, Ingrid Ribeiro da Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944
Resumo: Questões referentes a tecnologias digitais têm feito parte de discussões acadêmicas sobre ensino e aprendizagem no contexto escolar de nível médio. Assim, de forma mais específica, este artigo objetiva analisar como as tecnologias digitais têm sido adotadas de forma prática na Educação Física escolar de nível médio no cenário brasileiro. A fim de alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSzL) em três bases de dados utilizando strings de busca e questões norteadoras. Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais em aulas de Educação Física no Ensino Médio podem estimular a colaboração, o pensamento crítico e o engajamento de estudantes. Entretanto, aspectos metodológicos, estruturais e conhecimentos docentes insuficientes sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) podem ser fatores limitadores da aprendizagem. Neste sentido, pesquisas envolvendo propostas práticas de intervenção podem aprofundar a compreensão sobre o tema e gerar conhecimentos didáticos para a atuação pedagógica.                      
id UTFPR-6_fa2cd9d3e1a4fbc37a0ea680b6e9a9ba
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14944
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literaturaCiências da Saúde - Educação FísicaTecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino MédioQuestões referentes a tecnologias digitais têm feito parte de discussões acadêmicas sobre ensino e aprendizagem no contexto escolar de nível médio. Assim, de forma mais específica, este artigo objetiva analisar como as tecnologias digitais têm sido adotadas de forma prática na Educação Física escolar de nível médio no cenário brasileiro. A fim de alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSzL) em três bases de dados utilizando strings de busca e questões norteadoras. Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais em aulas de Educação Física no Ensino Médio podem estimular a colaboração, o pensamento crítico e o engajamento de estudantes. Entretanto, aspectos metodológicos, estruturais e conhecimentos docentes insuficientes sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) podem ser fatores limitadores da aprendizagem. Neste sentido, pesquisas envolvendo propostas práticas de intervenção podem aprofundar a compreensão sobre o tema e gerar conhecimentos didáticos para a atuação pedagógica.                      Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto Federal FluminenseMartins, Rodrigo da SilvaRangel, Ingrid Ribeiro da Gama2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1494410.3895/rts.v18n51.14944Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 286-300Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 286-3001984-35261809-004410.3895/rts.v18n51reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944/8828Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:37Zoai:periodicos.utfpr:article/14944Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:37Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
title A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
spellingShingle A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
Martins, Rodrigo da Silva
Ciências da Saúde - Educação Física
Tecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino Médio
title_short A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
title_full A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
title_fullStr A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
title_full_unstemmed A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
title_sort A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
author Martins, Rodrigo da Silva
author_facet Martins, Rodrigo da Silva
Rangel, Ingrid Ribeiro da Gama
author_role author
author2 Rangel, Ingrid Ribeiro da Gama
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal Fluminense
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rodrigo da Silva
Rangel, Ingrid Ribeiro da Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde - Educação Física
Tecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino Médio
topic Ciências da Saúde - Educação Física
Tecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino Médio
description Questões referentes a tecnologias digitais têm feito parte de discussões acadêmicas sobre ensino e aprendizagem no contexto escolar de nível médio. Assim, de forma mais específica, este artigo objetiva analisar como as tecnologias digitais têm sido adotadas de forma prática na Educação Física escolar de nível médio no cenário brasileiro. A fim de alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSzL) em três bases de dados utilizando strings de busca e questões norteadoras. Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais em aulas de Educação Física no Ensino Médio podem estimular a colaboração, o pensamento crítico e o engajamento de estudantes. Entretanto, aspectos metodológicos, estruturais e conhecimentos docentes insuficientes sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) podem ser fatores limitadores da aprendizagem. Neste sentido, pesquisas envolvendo propostas práticas de intervenção podem aprofundar a compreensão sobre o tema e gerar conhecimentos didáticos para a atuação pedagógica.                      
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944
10.3895/rts.v18n51.14944
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944
identifier_str_mv 10.3895/rts.v18n51.14944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944/8828
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 286-300
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 286-300
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v18n51
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237662528864256