A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944 |
Resumo: | Questões referentes a tecnologias digitais têm feito parte de discussões acadêmicas sobre ensino e aprendizagem no contexto escolar de nível médio. Assim, de forma mais específica, este artigo objetiva analisar como as tecnologias digitais têm sido adotadas de forma prática na Educação Física escolar de nível médio no cenário brasileiro. A fim de alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSzL) em três bases de dados utilizando strings de busca e questões norteadoras. Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais em aulas de Educação Física no Ensino Médio podem estimular a colaboração, o pensamento crítico e o engajamento de estudantes. Entretanto, aspectos metodológicos, estruturais e conhecimentos docentes insuficientes sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) podem ser fatores limitadores da aprendizagem. Neste sentido, pesquisas envolvendo propostas práticas de intervenção podem aprofundar a compreensão sobre o tema e gerar conhecimentos didáticos para a atuação pedagógica. |
id |
UTFPR-6_fa2cd9d3e1a4fbc37a0ea680b6e9a9ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14944 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literaturaCiências da Saúde - Educação FísicaTecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino MédioQuestões referentes a tecnologias digitais têm feito parte de discussões acadêmicas sobre ensino e aprendizagem no contexto escolar de nível médio. Assim, de forma mais específica, este artigo objetiva analisar como as tecnologias digitais têm sido adotadas de forma prática na Educação Física escolar de nível médio no cenário brasileiro. A fim de alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSzL) em três bases de dados utilizando strings de busca e questões norteadoras. Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais em aulas de Educação Física no Ensino Médio podem estimular a colaboração, o pensamento crítico e o engajamento de estudantes. Entretanto, aspectos metodológicos, estruturais e conhecimentos docentes insuficientes sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) podem ser fatores limitadores da aprendizagem. Neste sentido, pesquisas envolvendo propostas práticas de intervenção podem aprofundar a compreensão sobre o tema e gerar conhecimentos didáticos para a atuação pedagógica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto Federal FluminenseMartins, Rodrigo da SilvaRangel, Ingrid Ribeiro da Gama2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1494410.3895/rts.v18n51.14944Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 286-300Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 286-3001984-35261809-004410.3895/rts.v18n51reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944/8828Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:37Zoai:periodicos.utfpr:article/14944Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:37Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura |
title |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura |
spellingShingle |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura Martins, Rodrigo da Silva Ciências da Saúde - Educação Física Tecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino Médio |
title_short |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura |
title_full |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura |
title_fullStr |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura |
title_full_unstemmed |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura |
title_sort |
A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura |
author |
Martins, Rodrigo da Silva |
author_facet |
Martins, Rodrigo da Silva Rangel, Ingrid Ribeiro da Gama |
author_role |
author |
author2 |
Rangel, Ingrid Ribeiro da Gama |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Fluminense |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Rodrigo da Silva Rangel, Ingrid Ribeiro da Gama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde - Educação Física Tecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino Médio |
topic |
Ciências da Saúde - Educação Física Tecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino Médio |
description |
Questões referentes a tecnologias digitais têm feito parte de discussões acadêmicas sobre ensino e aprendizagem no contexto escolar de nível médio. Assim, de forma mais específica, este artigo objetiva analisar como as tecnologias digitais têm sido adotadas de forma prática na Educação Física escolar de nível médio no cenário brasileiro. A fim de alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSzL) em três bases de dados utilizando strings de busca e questões norteadoras. Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais em aulas de Educação Física no Ensino Médio podem estimular a colaboração, o pensamento crítico e o engajamento de estudantes. Entretanto, aspectos metodológicos, estruturais e conhecimentos docentes insuficientes sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) podem ser fatores limitadores da aprendizagem. Neste sentido, pesquisas envolvendo propostas práticas de intervenção podem aprofundar a compreensão sobre o tema e gerar conhecimentos didáticos para a atuação pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944 10.3895/rts.v18n51.14944 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v18n51.14944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14944/8828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 286-300 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 286-300 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n51 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237662528864256 |