Setor educação e sua importância econômica para o Paraná
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2572 |
Resumo: | Com enfoque no curto prazo como objetivo, esta pesquisa dimensionou a importância econômica do setor Educação Pública e Mercantil, no Paraná, em 2006, com relação à geração de emprego e renda, decompostos de acordo com o perfil escolar dos empregados. Por meio da análise insumo-produto em conjunto com informações contidas na Matriz Regional do Paraná de 2006 e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), o estudo evidencia os seguintes resultados: i) do total de pessoas ocupadas no Paraná em 2006, 5,6 milhões, 79,4%, dividiam-se entre os que passaram pelos ensinos Fundamental e Médio; ii) a média salarial do grupo de trabalhadores com escolaridade equivalente a Pós-graduação foi 240% maior do que o salário médio dos trabalhadores do ensino Médio; iii) a geração de emprego e de renda mostrou a pujança econômica do setor, pois a Educação Mercantil e Pública, juntas, gerariam 8,5% do total de empregos e 9,7% do total da renda no Paraná. |
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Setor educação e sua importância econômica para o ParanáCom enfoque no curto prazo como objetivo, esta pesquisa dimensionou a importância econômica do setor Educação Pública e Mercantil, no Paraná, em 2006, com relação à geração de emprego e renda, decompostos de acordo com o perfil escolar dos empregados. Por meio da análise insumo-produto em conjunto com informações contidas na Matriz Regional do Paraná de 2006 e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), o estudo evidencia os seguintes resultados: i) do total de pessoas ocupadas no Paraná em 2006, 5,6 milhões, 79,4%, dividiam-se entre os que passaram pelos ensinos Fundamental e Médio; ii) a média salarial do grupo de trabalhadores com escolaridade equivalente a Pós-graduação foi 240% maior do que o salário médio dos trabalhadores do ensino Médio; iii) a geração de emprego e de renda mostrou a pujança econômica do setor, pois a Educação Mercantil e Pública, juntas, gerariam 8,5% do total de empregos e 9,7% do total da renda no Paraná.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2011-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/257210.3895/rts.v7n12.2572Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 12 (2011)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 12 (2011)1984-35261809-004410.3895/rts.v7n12reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2572/1676Direitos autorais 2011 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos , Mari Aparecida dos Moretto , Antonio Carlos Rodrigues , Rossana Lott Kureski , Ricardo 2014-12-10T12:11:59Zoai:periodicos.utfpr:article/2572Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:11:59Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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