Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro de Souza, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rocha, Marcelo Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1597
Resumo: Neste artigo, discute-se a respeito de aspectos relacionados ao processo de reelaboração discursiva no qual um texto de divulgação científica foi adaptado e inserido em um livro didático de Ciências. A divulgação científica, importante fonte de conhecimento, caracteriza-se por um discurso informativo sem intenções didáticas, sendo necessário sofrer adaptações para o uso em atividades pedagógicas. Desta forma investigou-se que mudanças ocorreram na linguagem, vocabulário, formas de argumentação, recursos visuais e natureza da ciência nos dois textos. Nossos resultados apontam para uma redução significativa do texto de divulgação ao ser inserido no livro didático, além de haver alteração para uma visão neutra e negativa da natureza da ciência. Com isso, reforça-se o papel do professor enquanto leitor crítico destes textos e mediador das atividades em que esses materiais são inseridos na sala de aula.
id UTFPR-7_00ae01abc3f28fb8535f2b2e8c1e3ec9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1597
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de CiênciasNeste artigo, discute-se a respeito de aspectos relacionados ao processo de reelaboração discursiva no qual um texto de divulgação científica foi adaptado e inserido em um livro didático de Ciências. A divulgação científica, importante fonte de conhecimento, caracteriza-se por um discurso informativo sem intenções didáticas, sendo necessário sofrer adaptações para o uso em atividades pedagógicas. Desta forma investigou-se que mudanças ocorreram na linguagem, vocabulário, formas de argumentação, recursos visuais e natureza da ciência nos dois textos. Nossos resultados apontam para uma redução significativa do texto de divulgação ao ser inserido no livro didático, além de haver alteração para uma visão neutra e negativa da natureza da ciência. Com isso, reforça-se o papel do professor enquanto leitor crítico destes textos e mediador das atividades em que esses materiais são inseridos na sala de aula.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ribeiro de Souza, Pedro HenriqueRocha, Marcelo Borges2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/159710.3895/S1982-873X2014000100003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1597/1221Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1597Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
title Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
spellingShingle Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
Ribeiro de Souza, Pedro Henrique
title_short Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
title_full Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
title_fullStr Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
title_full_unstemmed Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
title_sort Análise do processo de Reelaboração Discursiva na incorporação de um texto de Divulgação Científica no livro de Ciências
author Ribeiro de Souza, Pedro Henrique
author_facet Ribeiro de Souza, Pedro Henrique
Rocha, Marcelo Borges
author_role author
author2 Rocha, Marcelo Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro de Souza, Pedro Henrique
Rocha, Marcelo Borges
description Neste artigo, discute-se a respeito de aspectos relacionados ao processo de reelaboração discursiva no qual um texto de divulgação científica foi adaptado e inserido em um livro didático de Ciências. A divulgação científica, importante fonte de conhecimento, caracteriza-se por um discurso informativo sem intenções didáticas, sendo necessário sofrer adaptações para o uso em atividades pedagógicas. Desta forma investigou-se que mudanças ocorreram na linguagem, vocabulário, formas de argumentação, recursos visuais e natureza da ciência nos dois textos. Nossos resultados apontam para uma redução significativa do texto de divulgação ao ser inserido no livro didático, além de haver alteração para uma visão neutra e negativa da natureza da ciência. Com isso, reforça-se o papel do professor enquanto leitor crítico destes textos e mediador das atividades em que esses materiais são inseridos na sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1597
10.3895/S1982-873X2014000100003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1597
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1597/1221
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871872524288