Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200321 |
Resumo: | Resumo: A utilização de textos de Divulgação Científica (DC) no Ensino de Ciências consiste em prática estimulada por diversos autores para contextualizar o conteúdo escolar. Por ser voltada ao público não especializado, a DC articula discursos científico e didático, facilitando sua leitura. Livros didáticos de Ciências e de Biologia apresentam textos de DC, selecionados para diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou linguagem e discurso de 17 textos de DC sobre Biologia Animal, presentes em cinco coleções didáticas de Biologia para o Ensino Médio. Constatou-se preferência por textos mais didáticos ou com equilíbrio dos traços de didaticidade, cientificidade ou laicidade. Identificou-se analogias e metáforas, auxiliando na explicação de termos científicos, e poucos erros conceituais. Conclui-se que a articulação entre DC e Ensino de Biologia, promovida pelos livros didáticos, pode contribuir para a formação de leitores, cabendo aos professores lerem e selecionarem textos mais adequados às suas aulas. |
id |
UNESP-22_bb765b5b40170f878cbb7f044956adec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000200321 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologiaDivulgação científicaLivro didáticoEnsino de biologiaResumo: A utilização de textos de Divulgação Científica (DC) no Ensino de Ciências consiste em prática estimulada por diversos autores para contextualizar o conteúdo escolar. Por ser voltada ao público não especializado, a DC articula discursos científico e didático, facilitando sua leitura. Livros didáticos de Ciências e de Biologia apresentam textos de DC, selecionados para diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou linguagem e discurso de 17 textos de DC sobre Biologia Animal, presentes em cinco coleções didáticas de Biologia para o Ensino Médio. Constatou-se preferência por textos mais didáticos ou com equilíbrio dos traços de didaticidade, cientificidade ou laicidade. Identificou-se analogias e metáforas, auxiliando na explicação de termos científicos, e poucos erros conceituais. Conclui-se que a articulação entre DC e Ensino de Biologia, promovida pelos livros didáticos, pode contribuir para a formação de leitores, cabendo aos professores lerem e selecionarem textos mais adequados às suas aulas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200321Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170020003info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Pedro Henrique Ribeiro deRocha,Marcelo Borgespor2017-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000200321Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:01.973690Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia |
title |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia |
spellingShingle |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia Souza,Pedro Henrique Ribeiro de Divulgação científica Livro didático Ensino de biologia |
title_short |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia |
title_full |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia |
title_fullStr |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia |
title_sort |
Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia |
author |
Souza,Pedro Henrique Ribeiro de |
author_facet |
Souza,Pedro Henrique Ribeiro de Rocha,Marcelo Borges |
author_role |
author |
author2 |
Rocha,Marcelo Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Pedro Henrique Ribeiro de Rocha,Marcelo Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica Livro didático Ensino de biologia |
topic |
Divulgação científica Livro didático Ensino de biologia |
description |
Resumo: A utilização de textos de Divulgação Científica (DC) no Ensino de Ciências consiste em prática estimulada por diversos autores para contextualizar o conteúdo escolar. Por ser voltada ao público não especializado, a DC articula discursos científico e didático, facilitando sua leitura. Livros didáticos de Ciências e de Biologia apresentam textos de DC, selecionados para diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou linguagem e discurso de 17 textos de DC sobre Biologia Animal, presentes em cinco coleções didáticas de Biologia para o Ensino Médio. Constatou-se preferência por textos mais didáticos ou com equilíbrio dos traços de didaticidade, cientificidade ou laicidade. Identificou-se analogias e metáforas, auxiliando na explicação de termos científicos, e poucos erros conceituais. Conclui-se que a articulação entre DC e Ensino de Biologia, promovida pelos livros didáticos, pode contribuir para a formação de leitores, cabendo aos professores lerem e selecionarem textos mais adequados às suas aulas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200321 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170020003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957911752704 |