Uso de mapas conceituais na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1: uma estratégia em busca da aprendizagem significativa
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2986 |
Resumo: | Inevitavelmente as relações entre educação, sociedade e instituições de ensino englobam questões conflitantes como a reprovação. Em particular, na busca pela compreensão do fenômeno da reprovação no Cálculo Diferencial e Integral 1, a dificuldade dos alunos frente a conteúdos matemáticos básicos é apontada como uma das principais causas para sua ocorrência, fato que se evidencia nas pesquisas de Rehfeldt et al.(2012), Santarosa e Moreira (2011), Cavasotto e Viali (2011), Sarubbi e Soares (2009), Cury e Bisognin (2006), Cury (2005, 2000), Cury e Cassol (2004). Muitas vezes, essas dificuldades indicam que tais conteúdos não foram aprendidos significativamente. Assim, o objetivo deste estudo é apontar, perante a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, os Mapas Conceituais como uma alternativa a ser explorada na disciplina a fim de tornar o processo ensino-aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral 1 mais eficaz, de modo a proporcionar uma possibilidade para que ocorra a aprendizagem significativa. |
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Uso de mapas conceituais na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1: uma estratégia em busca da aprendizagem significativaInevitavelmente as relações entre educação, sociedade e instituições de ensino englobam questões conflitantes como a reprovação. Em particular, na busca pela compreensão do fenômeno da reprovação no Cálculo Diferencial e Integral 1, a dificuldade dos alunos frente a conteúdos matemáticos básicos é apontada como uma das principais causas para sua ocorrência, fato que se evidencia nas pesquisas de Rehfeldt et al.(2012), Santarosa e Moreira (2011), Cavasotto e Viali (2011), Sarubbi e Soares (2009), Cury e Bisognin (2006), Cury (2005, 2000), Cury e Cassol (2004). Muitas vezes, essas dificuldades indicam que tais conteúdos não foram aprendidos significativamente. Assim, o objetivo deste estudo é apontar, perante a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, os Mapas Conceituais como uma alternativa a ser explorada na disciplina a fim de tornar o processo ensino-aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral 1 mais eficaz, de modo a proporcionar uma possibilidade para que ocorra a aprendizagem significativa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zarpelon, EdinéiaResende, Luis Mauricio Martins dePinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel2015-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/298610.3895/rbect.v8n2.2986Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2986/2070Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T14:14:31Zoai:periodicos.utfpr:article/2986Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-08-03T14:14:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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