Da teoria de Piaget à construção de estratégias de cálculo mental para adição na obra Lógica do Cálculo
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15853 |
Resumo: | O artigo que se apresenta, busca compreender como as autoras da obra Lógica do Cálculo 2, se apropriaram de conceitos piagetianos, com destaque aos argumentos operatórios da identidade, compensação e reversibilidade, para proporem atividades que envolvam estratégias de cálculo mental da adição. O referencial-metodológico buscou aportes da História Cultural e História da educação matemática cuja questão central é compreender como ensinamos matemática da forma que ensinamos. Analisou-se o segundo volume da obra destinado aos alunos de 7-8 anos e que circulou nos anos 2000 no Estado do Paraná principalmente por meio de cursos de formação ofertados pelas autoras às prefeituras municipais. Por meio de categorias pré-estabelecidas analisou-se todas as atividades de adição do manual e percebeu-se que havia padrões que se repetiam. Para esse artigo considerou-se as três mais representativas. Apresentou-se brevemente uma construção histórica sobre a presença do cálculo mental em documentos norteadores da educação em vários períodos históricos, culminando com um olhar mais atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em vigor no período de estudo. A pesquisa conclui que as atividades de adição favorecem o desenvolvimento do sentido do número por parte do aluno, bem como a construção dos argumentos operatórios necessários para o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças de 7-8 anos, ou seja, aquelas que se encontram na transição do pensamento pré-operatório para o pensamento lógico concreto. |
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Da teoria de Piaget à construção de estratégias de cálculo mental para adição na obra Lógica do CálculoEnsinoCálculo mental; Piaget; Argumentos operatórios; História da educação matemáticaO artigo que se apresenta, busca compreender como as autoras da obra Lógica do Cálculo 2, se apropriaram de conceitos piagetianos, com destaque aos argumentos operatórios da identidade, compensação e reversibilidade, para proporem atividades que envolvam estratégias de cálculo mental da adição. O referencial-metodológico buscou aportes da História Cultural e História da educação matemática cuja questão central é compreender como ensinamos matemática da forma que ensinamos. Analisou-se o segundo volume da obra destinado aos alunos de 7-8 anos e que circulou nos anos 2000 no Estado do Paraná principalmente por meio de cursos de formação ofertados pelas autoras às prefeituras municipais. Por meio de categorias pré-estabelecidas analisou-se todas as atividades de adição do manual e percebeu-se que havia padrões que se repetiam. Para esse artigo considerou-se as três mais representativas. Apresentou-se brevemente uma construção histórica sobre a presença do cálculo mental em documentos norteadores da educação em vários períodos históricos, culminando com um olhar mais atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em vigor no período de estudo. A pesquisa conclui que as atividades de adição favorecem o desenvolvimento do sentido do número por parte do aluno, bem como a construção dos argumentos operatórios necessários para o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças de 7-8 anos, ou seja, aquelas que se encontram na transição do pensamento pré-operatório para o pensamento lógico concreto.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Frana, Andréia PastoreBerticelli, Danilene Gullich DoninNovaes, Barbara Winiarski Diesel2023-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1585310.3895/rbect.v16n1.15853Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15853/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15853/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/15853Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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