A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albarracín, Enrique Sánchez
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dujet-Sayyed, Christiane, Pangaud, Chantal Combe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550
Resumo: Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matemática nas grandes escolas de engenharia francesas. Sua análise é baseada principalmente em uma investigação que foi realizada no INSA (Institut National dês Sciences Appliquées) de Lyon, com uma população de 130 estudantes franceses e latino-americanos inscritos no ciclo básico internacional “AMERINSA”, do curso de graduação em engenharia. Esse programa tem por finalidade formar engenheiros altamente qualificados num contexto intercultural (estudantes latino-americanos e europeus) e estimular intercâmbios acadêmicos e industriais entre Europa e América Latina.
id UTFPR-7_0d23a9d37b4abbcbbe3ef68588d7873a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/550
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matemática nas grandes escolas de engenharia francesas. Sua análise é baseada principalmente em uma investigação que foi realizada no INSA (Institut National dês Sciences Appliquées) de Lyon, com uma população de 130 estudantes franceses e latino-americanos inscritos no ciclo básico internacional “AMERINSA”, do curso de graduação em engenharia. Esse programa tem por finalidade formar engenheiros altamente qualificados num contexto intercultural (estudantes latino-americanos e europeus) e estimular intercâmbios acadêmicos e industriais entre Europa e América Latina.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Albarracín, Enrique SánchezDujet-Sayyed, ChristianePangaud, Chantal Combe2010-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/55010.3895/S1982-873X2009000300002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550/406Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/550Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
spellingShingle A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
Albarracín, Enrique Sánchez
title_short A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_full A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_fullStr A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_full_unstemmed A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
title_sort A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino-americanos.
author Albarracín, Enrique Sánchez
author_facet Albarracín, Enrique Sánchez
Dujet-Sayyed, Christiane
Pangaud, Chantal Combe
author_role author
author2 Dujet-Sayyed, Christiane
Pangaud, Chantal Combe
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Albarracín, Enrique Sánchez
Dujet-Sayyed, Christiane
Pangaud, Chantal Combe
description Por meio desta comunicação, os autores, uma matemática, uma psicóloga e um especialista de línguas, história e culturas latino--americanas, pretendem mostrar como as representações sócioculturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matemática nas grandes escolas de engenharia francesas. Sua análise é baseada principalmente em uma investigação que foi realizada no INSA (Institut National dês Sciences Appliquées) de Lyon, com uma população de 130 estudantes franceses e latino-americanos inscritos no ciclo básico internacional “AMERINSA”, do curso de graduação em engenharia. Esse programa tem por finalidade formar engenheiros altamente qualificados num contexto intercultural (estudantes latino-americanos e europeus) e estimular intercâmbios acadêmicos e industriais entre Europa e América Latina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550
10.3895/S1982-873X2009000300002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/550/406
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870481063936