A aquaponia como ferramenta didático-metodológica no ensino de ciências e matemática: experiências e propostas didáticas no contexto amazonense
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13864 |
Resumo: | Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre o uso pedagógico de sistemas aquapônicos no ensino de ciências e matemática, fundamentadas em análise teórica com base bibliográfica. Discute-se o modo como essa proposta didático-metodológica pode engendrar ambientes de aprendizagem propícios a diminuir a distância entre teoria e prática e a integrar as disciplinas de caráter científico com a tecnologia. Dentre os textos analisados, destacam-se duas experiências didáticas, uma delas desenvolvida pelo segundo autor, em sua dissertação de mestrado (SOUZA, 2018), e a outra foi por ele orientada, realizada no contexto de um projeto de conclusão de curso técnico (SILVA et al., 2018). As experiências descritas nesses trabalhos envolveram alunos da periferia e da zona rural da cidade de Itacoatiara, no interior do estado do Amazonas. Nelas, o uso da aquaponia justificou-se não só pelo seu potencial de permitir um trabalho colaborativo e investigativo, mas também porque possibilitou atender uma demanda social da região: uma forma alternativa de cultivo de peixes e hortaliças, em uma região onde há abundância de água e o solo é pouco fértil. Para os fins deste artigo, essas experiências não foram aplicadas a um novo público de alunos, mas, sim, analisadas a partir de novo enfoque, ampliando a perspectiva original desses trabalhos para fins educacionais: a primeira, descrita na dissertação, foi analisada segundo a perspectiva das possibilidades e limitações do uso educacional da aquaponia; e a segunda, discutida no projeto de conclusão, foi analisada à luz dos pressupostos da modelagem matemática, sendo reapresentada como proposta didática. Conclui-se o trabalho argumentando que o uso pedagógico de sistemas aquapônicos pode contribuir para o ensino de ciências e matemática com um suporte empírico-concreto em atividades organizadas segundo os pressupostos da modelagem matemática e com situações didáticas abertas a questões de relevância social. |
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A aquaponia como ferramenta didático-metodológica no ensino de ciências e matemática: experiências e propostas didáticas no contexto amazonenseEducação; Ensino de ciências e matemáticaAquaponia; Ensino de Ciências e Matemática; Modelagem Matemática.Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre o uso pedagógico de sistemas aquapônicos no ensino de ciências e matemática, fundamentadas em análise teórica com base bibliográfica. Discute-se o modo como essa proposta didático-metodológica pode engendrar ambientes de aprendizagem propícios a diminuir a distância entre teoria e prática e a integrar as disciplinas de caráter científico com a tecnologia. Dentre os textos analisados, destacam-se duas experiências didáticas, uma delas desenvolvida pelo segundo autor, em sua dissertação de mestrado (SOUZA, 2018), e a outra foi por ele orientada, realizada no contexto de um projeto de conclusão de curso técnico (SILVA et al., 2018). As experiências descritas nesses trabalhos envolveram alunos da periferia e da zona rural da cidade de Itacoatiara, no interior do estado do Amazonas. Nelas, o uso da aquaponia justificou-se não só pelo seu potencial de permitir um trabalho colaborativo e investigativo, mas também porque possibilitou atender uma demanda social da região: uma forma alternativa de cultivo de peixes e hortaliças, em uma região onde há abundância de água e o solo é pouco fértil. Para os fins deste artigo, essas experiências não foram aplicadas a um novo público de alunos, mas, sim, analisadas a partir de novo enfoque, ampliando a perspectiva original desses trabalhos para fins educacionais: a primeira, descrita na dissertação, foi analisada segundo a perspectiva das possibilidades e limitações do uso educacional da aquaponia; e a segunda, discutida no projeto de conclusão, foi analisada à luz dos pressupostos da modelagem matemática, sendo reapresentada como proposta didática. Conclui-se o trabalho argumentando que o uso pedagógico de sistemas aquapônicos pode contribuir para o ensino de ciências e matemática com um suporte empírico-concreto em atividades organizadas segundo os pressupostos da modelagem matemática e com situações didáticas abertas a questões de relevância social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Souza, Jerson Sandro Santos deSouza, Rondon Tatsuta Yamane Baptista deSouza, Leandro de Oliveira2022-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1386410.3895/rbect.v15n2.13864Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13864/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13864/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13864Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre o uso pedagógico de sistemas aquapônicos no ensino de ciências e matemática, fundamentadas em análise teórica com base bibliográfica. Discute-se o modo como essa proposta didático-metodológica pode engendrar ambientes de aprendizagem propícios a diminuir a distância entre teoria e prática e a integrar as disciplinas de caráter científico com a tecnologia. Dentre os textos analisados, destacam-se duas experiências didáticas, uma delas desenvolvida pelo segundo autor, em sua dissertação de mestrado (SOUZA, 2018), e a outra foi por ele orientada, realizada no contexto de um projeto de conclusão de curso técnico (SILVA et al., 2018). As experiências descritas nesses trabalhos envolveram alunos da periferia e da zona rural da cidade de Itacoatiara, no interior do estado do Amazonas. Nelas, o uso da aquaponia justificou-se não só pelo seu potencial de permitir um trabalho colaborativo e investigativo, mas também porque possibilitou atender uma demanda social da região: uma forma alternativa de cultivo de peixes e hortaliças, em uma região onde há abundância de água e o solo é pouco fértil. Para os fins deste artigo, essas experiências não foram aplicadas a um novo público de alunos, mas, sim, analisadas a partir de novo enfoque, ampliando a perspectiva original desses trabalhos para fins educacionais: a primeira, descrita na dissertação, foi analisada segundo a perspectiva das possibilidades e limitações do uso educacional da aquaponia; e a segunda, discutida no projeto de conclusão, foi analisada à luz dos pressupostos da modelagem matemática, sendo reapresentada como proposta didática. Conclui-se o trabalho argumentando que o uso pedagógico de sistemas aquapônicos pode contribuir para o ensino de ciências e matemática com um suporte empírico-concreto em atividades organizadas segundo os pressupostos da modelagem matemática e com situações didáticas abertas a questões de relevância social. |
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