Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Saul Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Linsingen, Irlan von
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865
Resumo:  Neste artigo, realizaremos considerações sobre as propostas de estrutura curricular dos cursos técnicos sob a luz das concepções docentes no tocante ao processo de produção do conhecimento tecnológico. Com esse intuito, apresentaremos interpretações do que é tecnologia e as suas relações com a ciência, destacando algumas das contribuições epistemológicas de Bachelard e Fleck. A partir dessas referências teóricas, refletiremos sobre as estruturas dos cursos técnicos que surgiram após a reforma da educação brasileira, iniciada na segunda metade da década de 1990.  
id UTFPR-7_0fec069929ce96058aad4a32a51330d7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/865
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos Neste artigo, realizaremos considerações sobre as propostas de estrutura curricular dos cursos técnicos sob a luz das concepções docentes no tocante ao processo de produção do conhecimento tecnológico. Com esse intuito, apresentaremos interpretações do que é tecnologia e as suas relações com a ciência, destacando algumas das contribuições epistemológicas de Bachelard e Fleck. A partir dessas referências teóricas, refletiremos sobre as estruturas dos cursos técnicos que surgiram após a reforma da educação brasileira, iniciada na segunda metade da década de 1990.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesCaetano, Saul SilvaLinsingen, Irlan von2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/86510.3895/S1982-873X2011000300002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865/733Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/865Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
title Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
spellingShingle Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
Caetano, Saul Silva
title_short Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
title_full Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
title_fullStr Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
title_full_unstemmed Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
title_sort Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
author Caetano, Saul Silva
author_facet Caetano, Saul Silva
Linsingen, Irlan von
author_role author
author2 Linsingen, Irlan von
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Saul Silva
Linsingen, Irlan von
description  Neste artigo, realizaremos considerações sobre as propostas de estrutura curricular dos cursos técnicos sob a luz das concepções docentes no tocante ao processo de produção do conhecimento tecnológico. Com esse intuito, apresentaremos interpretações do que é tecnologia e as suas relações com a ciência, destacando algumas das contribuições epistemológicas de Bachelard e Fleck. A partir dessas referências teóricas, refletiremos sobre as estruturas dos cursos técnicos que surgiram após a reforma da educação brasileira, iniciada na segunda metade da década de 1990.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865
10.3895/S1982-873X2011000300002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2011000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865/733
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20110003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871415345152