Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865 |
Resumo: | Neste artigo, realizaremos considerações sobre as propostas de estrutura curricular dos cursos técnicos sob a luz das concepções docentes no tocante ao processo de produção do conhecimento tecnológico. Com esse intuito, apresentaremos interpretações do que é tecnologia e as suas relações com a ciência, destacando algumas das contribuições epistemológicas de Bachelard e Fleck. A partir dessas referências teóricas, refletiremos sobre as estruturas dos cursos técnicos que surgiram após a reforma da educação brasileira, iniciada na segunda metade da década de 1990. |
id |
UTFPR-7_0fec069929ce96058aad4a32a51330d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/865 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos Neste artigo, realizaremos considerações sobre as propostas de estrutura curricular dos cursos técnicos sob a luz das concepções docentes no tocante ao processo de produção do conhecimento tecnológico. Com esse intuito, apresentaremos interpretações do que é tecnologia e as suas relações com a ciência, destacando algumas das contribuições epistemológicas de Bachelard e Fleck. A partir dessas referências teóricas, refletiremos sobre as estruturas dos cursos técnicos que surgiram após a reforma da educação brasileira, iniciada na segunda metade da década de 1990. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesCaetano, Saul SilvaLinsingen, Irlan von2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/86510.3895/S1982-873X2011000300002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865/733Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/865Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos |
title |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos |
spellingShingle |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos Caetano, Saul Silva |
title_short |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos |
title_full |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos |
title_fullStr |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos |
title_full_unstemmed |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos |
title_sort |
Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos |
author |
Caetano, Saul Silva |
author_facet |
Caetano, Saul Silva Linsingen, Irlan von |
author_role |
author |
author2 |
Linsingen, Irlan von |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Saul Silva Linsingen, Irlan von |
description |
Neste artigo, realizaremos considerações sobre as propostas de estrutura curricular dos cursos técnicos sob a luz das concepções docentes no tocante ao processo de produção do conhecimento tecnológico. Com esse intuito, apresentaremos interpretações do que é tecnologia e as suas relações com a ciência, destacando algumas das contribuições epistemológicas de Bachelard e Fleck. A partir dessas referências teóricas, refletiremos sobre as estruturas dos cursos técnicos que surgiram após a reforma da educação brasileira, iniciada na segunda metade da década de 1990. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865 10.3895/S1982-873X2011000300002 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2011000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/865/733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 3 (2011) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20110003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871415345152 |