Concepções de conhecimento e currículo em W. Kilpatrick e implicações do método de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bin, Ana Clara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21012013-140309/
Resumo: Esta dissertação de mestrado, circunscrita à área de Didática, teorias de ensino e práticas escolares tem, como objeto de estudo, a produção pedagógica do professor William Heard Kilpatrick (18711965), tema pouco explorado no campo das pesquisas em educação. Herdeiro de John Dewey, mas com uma reflexão singular, o autor tem uma contribuição relevante no que se refere ao reconhecimento da necessidade de raciocínio filosófico e da reflexão para sublinhar os efeitos e possibilidades políticas da educação. A análise das concepções de Kilpatrick e da sua atuação no movimento de educação progressista do início do século XX demonstrou que suas ideias também continuam a ser pertinentes e relevantes para as discussões que têm ocorrido nos últimos anos, nas quais é observado um esforço para compreender as mudanças sociais, os propósitos democráticos da escolaridade, bem como a necessidade de vincular esses fins com ações pedagógicas concretas. Assim, a opção de analisar a obra desse autor justifica-se por sua relevância histórica, pela lacuna de pesquisas que se dediquem ao tema e, à medida do que é possível, encontrar na vanguarda da pedagogia atual referências a muitas de suas ideias, além de importantes releituras e aplicações do método de projetos.O estudo visa contribuir para a contextualização da obra pedagógica de Kilpatrick à luz de suas concepções mais amplas, enfocando as ideias de currículo e aprendizagem e descrevendo o método de projetos por ele proposto; também busca investigar as aproximações e distâncias entre o método de projetos apresentado por Kilpatrick e a apropriação feita por Fernando Hernández, presente em seu método de projetos de trabalho, dentro de uma perspectiva de busca de sentido da abordagem contemporânea do método de projetos. Configurou-se como método pertinente a esta pesquisa a leitura analítica da bibliografia selecionada: obras específicas de Kilpatrick, que abarcam suas concepções educacionais, parte do referencial acadêmico acerca da obra do autor e de suas matrizes teóricas e obras sobre o método de projetos que compõem o objeto de análise. Os resultados da pesquisa apontam que, compreender o uso dos projetos na escola contemporânea requer um diálogo com a perspectiva de Kilpatrick proposta em acordo com a ideia da construção e consolidação da sociedade democrática e que sua obra é material relevante para pesquisas educacionais.
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A análise das concepções de Kilpatrick e da sua atuação no movimento de educação progressista do início do século XX demonstrou que suas ideias também continuam a ser pertinentes e relevantes para as discussões que têm ocorrido nos últimos anos, nas quais é observado um esforço para compreender as mudanças sociais, os propósitos democráticos da escolaridade, bem como a necessidade de vincular esses fins com ações pedagógicas concretas. Assim, a opção de analisar a obra desse autor justifica-se por sua relevância histórica, pela lacuna de pesquisas que se dediquem ao tema e, à medida do que é possível, encontrar na vanguarda da pedagogia atual referências a muitas de suas ideias, além de importantes releituras e aplicações do método de projetos.O estudo visa contribuir para a contextualização da obra pedagógica de Kilpatrick à luz de suas concepções mais amplas, enfocando as ideias de currículo e aprendizagem e descrevendo o método de projetos por ele proposto; também busca investigar as aproximações e distâncias entre o método de projetos apresentado por Kilpatrick e a apropriação feita por Fernando Hernández, presente em seu método de projetos de trabalho, dentro de uma perspectiva de busca de sentido da abordagem contemporânea do método de projetos. Configurou-se como método pertinente a esta pesquisa a leitura analítica da bibliografia selecionada: obras específicas de Kilpatrick, que abarcam suas concepções educacionais, parte do referencial acadêmico acerca da obra do autor e de suas matrizes teóricas e obras sobre o método de projetos que compõem o objeto de análise. Os resultados da pesquisa apontam que, compreender o uso dos projetos na escola contemporânea requer um diálogo com a perspectiva de Kilpatrick proposta em acordo com a ideia da construção e consolidação da sociedade democrática e que sua obra é material relevante para pesquisas educacionais.This dissertation, confined to the area of Didactics, theories of teaching and school practices has, as its object of study, the pedagogical production of Professor William Heard Kilpatrick (1871-1965), a subject little explored in the field of research in education. Disciple of John Dewey, but with its own singular reflection, the author has an important contribution regarding to the recognition of the need for philosophical reasoning and reflection to emphasize the effects and political possibilities of education. The analysis of the conceptions of Kilpatrick and his performance in the progressive education movement of the early twentieth century also showed that his ideas remain pertinent and relevant to the discussions that have occurred in recent years, which is observed in an effort to understand the social changes, the democratic purposes of schooling, as well as the need to link these purposes with concrete pedagogical actions. Thus, the option to review the work of this author is justified by its historical relevance, the lack of research devoted to the topic and, to the extent that is possible, to find at the forefront of current teaching references to many of his ideas, as well of important readings and applications of the project method. The study aims to contextualize the pedagogical work of Kilpatrick in light of his broader conceptions, focusing on the ideas of curriculum and learning and describing the project method proposed by him; also investigates the approximations and the distances between the project method of Kilpatrick and the appropriation made by Fernando Hernández, present in his method of work projects, within a perspective of seeking contemporary approach towards the project method. It was configured as a relevant method to this research, the analytical readings of selected bibliography: Kilpatricks specific works, which covers his educational concepts, part of the academic references about the author\'s work and his theoretical frameworks and works on the project method that composes the object of analysis. The results of the research indicates that, understanding the use of projects in the contemporary school, requires a dialogue with the prospect of Kilpatricks proposal in accordance with the idea of building and consolidating the democratic society and that his work is a relevant material for educational research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCordeiro, Jaime Francisco ParreiraBin, Ana Clara2012-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21012013-140309/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-21012013-140309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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