A visão etnográfica de Bruno Latour da ciência moderna e a antropologia simétrica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3776 |
Resumo: | O objetivo deste texto é apresentar ideias de Bruno Latour sobre a natureza da ciência a partir de sua imersão em um laboratório científico de vanguarda, à época, oportunidade em que investigou, com métodos etnográficos, a ciência na sua prática. Com isso, distanciou-se da epistemologia tradicional, a qual critica, entendendo-a muito mais preocupada com a distinção entre enunciados científicos e não científicos e com o valor e objetividade de distintos enunciados. Com seu estudo, mostrou que as condições de produção não são independentes dos produtos da ciência; que os “seres”, propriedades e objetos que a ciência pode produzir com extrema competência, e que tanto modificaram e continuam modificando a vida da sociedade moderna, precisam ser socializados e percebidos sob novas bases e novas perspectivas. |
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A visão etnográfica de Bruno Latour da ciência moderna e a antropologia simétricaetnografia da ciência; Bruno Latour; vida de laboratório; antropologia simétrica.O objetivo deste texto é apresentar ideias de Bruno Latour sobre a natureza da ciência a partir de sua imersão em um laboratório científico de vanguarda, à época, oportunidade em que investigou, com métodos etnográficos, a ciência na sua prática. Com isso, distanciou-se da epistemologia tradicional, a qual critica, entendendo-a muito mais preocupada com a distinção entre enunciados científicos e não científicos e com o valor e objetividade de distintos enunciados. Com seu estudo, mostrou que as condições de produção não são independentes dos produtos da ciência; que os “seres”, propriedades e objetos que a ciência pode produzir com extrema competência, e que tanto modificaram e continuam modificando a vida da sociedade moderna, precisam ser socializados e percebidos sob novas bases e novas perspectivas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Massoni, Neusa TeresinhaMoreira, Marco Antonio2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/377610.3895/rbect.v10n3.3776Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3776/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:55Zoai:periodicos.utfpr:article/3776Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:55Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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