Uso do jogo didático “Adivinha Qual?” como evento propício à revisitação do erro e da tomada de consciência de conceitos de química orgânica
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
DOI: | 10.3895/rbect.v15n1.14786 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14786 |
Resumo: | Buscando estimular alternativas que se contraponham a uma realidade de ensino que leva os estudantes brasileiros, sobretudo de escolas públicas, a um conhecimento deficitário a Teachers College-Columbia University em parceria com a Fundação Lemann investiu no fortalecimento da atuação de pesquisadores brasileiros lançando o edital “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Contemplado nesse edital, o Núcleo de Investigações, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE) se propôs a investigar como as situações de interação discursiva propiciadas pelo uso de jogos didáticos podem ser um fator de mudança de um cenário de ensino, em que dúvidas e erros são desconsiderados como oportunidades de (re)significação de entendimentos. Para tal foi aplicado o jogo didático “Adivinha Qual?”, em uma escola da rede pública de ensino médio do agreste pernambucano, sendo a primeira aplicação do jogo didático com a participação exclusiva de estudantes que apresentavam dificuldades no conteúdo de funções orgânicas e a segunda aplicação com grupos compostos com alguns estudantes que apresentavam dificuldades e outros que tinham um melhor rendimento escolar na disciplina de química. A externalização dos pensamentos dos alunos em seus planejamentos, discussões, e reflexões ocorridas no decorrer do jogo, foram registradas e posteriormente analisadas por meio da análise microgenética. Deste modo, analisamos as interações discursivas propiciadas a partir das zonas de desenvolvimento iminente (ZDI) constituída nos grupos e a implicação das constituições dos grupos na dinâmica dessa ZDI e na tomada de consciência dos alunos perante a revisitação de seus erros. Ao fim observamos que o jogo didático pode envolver e motivar os alunos a uma ação coletiva, que os instiga a realizar escolhas justificadas. Deste modo propiciam um ambiente favorável a reflexões sobre a aplicação de conceitos e a tomada de consciência não só sobre eles, mas também sobre seus erros e suas dificuldades, o que os auxilia a superá-las. A qualidade dessas reflexões é favorecida pela ZDI formada pelos alunos e professor ao promover a revisão de posicionamentos, justificativas e ressignificando conceitos e procedimentos. Destacamos ainda que o papel do professor como interlocutor na ZDI cresce em relevância quando a constituição dos grupos é formada exclusivamente por alunos com mais dificuldade no conteúdo. |
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Uso do jogo didático “Adivinha Qual?” como evento propício à revisitação do erro e da tomada de consciência de conceitos de química orgânicaThe use of the didactic game “Guess Which?” as an event conducive to revisiting the error and raising awareness of organic chemistry conceptsCiências Humanas e Ensino-AprendizagemJogo didático; Erro; Tomada de Consciência; ZDIDidactic game; Error; Awareness; ZIDBuscando estimular alternativas que se contraponham a uma realidade de ensino que leva os estudantes brasileiros, sobretudo de escolas públicas, a um conhecimento deficitário a Teachers College-Columbia University em parceria com a Fundação Lemann investiu no fortalecimento da atuação de pesquisadores brasileiros lançando o edital “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Contemplado nesse edital, o Núcleo de Investigações, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE) se propôs a investigar como as situações de interação discursiva propiciadas pelo uso de jogos didáticos podem ser um fator de mudança de um cenário de ensino, em que dúvidas e erros são desconsiderados como oportunidades de (re)significação de entendimentos. Para tal foi aplicado o jogo didático “Adivinha Qual?”, em uma escola da rede pública de ensino médio do agreste pernambucano, sendo a primeira aplicação do jogo didático com a participação exclusiva de estudantes que apresentavam dificuldades no conteúdo de funções orgânicas e a segunda aplicação com grupos compostos com alguns estudantes que apresentavam dificuldades e outros que tinham um melhor rendimento escolar na disciplina de química. A externalização dos pensamentos dos alunos em seus planejamentos, discussões, e reflexões ocorridas no decorrer do jogo, foram registradas e posteriormente analisadas por meio da análise microgenética. Deste modo, analisamos as interações discursivas propiciadas a partir das zonas de desenvolvimento iminente (ZDI) constituída nos grupos e a implicação das constituições dos grupos na dinâmica dessa ZDI e na tomada de consciência dos alunos perante a revisitação de seus erros. Ao fim observamos que o jogo didático pode envolver e motivar os alunos a uma ação coletiva, que os instiga a realizar escolhas justificadas. Deste modo propiciam um ambiente favorável a reflexões sobre a aplicação de conceitos e a tomada de consciência não só sobre eles, mas também sobre seus erros e suas dificuldades, o que os auxilia a superá-las. A qualidade dessas reflexões é favorecida pela ZDI formada pelos alunos e professor ao promover a revisão de posicionamentos, justificativas e ressignificando conceitos e procedimentos. Destacamos ainda que o papel do professor como interlocutor na ZDI cresce em relevância quando a constituição dos grupos é formada exclusivamente por alunos com mais dificuldade no conteúdo.In the interest of stimulating alternatives that counteract a teaching reality that leads Brazilian students, especially from public schools, to a lack of knowledge, Teachers College-Columbia University, in partnership with the Lemann Foundation, invested in strengthening the performance of Brazilian researchers, launching the notice “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Contemplated in this notice, the Center for Investigations, Development and Study of Games in Education (NIDEJE) proposed to investigate how situations of discursive interaction provided using didactic games can be a factor of change in a teaching scenario, in which doubts, and errors are disregarded as opportunities for (re)signifying understandings. For this, the didactic game “Guess Which?” was applied in a public high school in the Pernambuco countryside, the first application of the didactic game with the exclusive participation of students who had difficulties in the content of organic functions and the second application with groups composed with some students who had difficulties and others who had better academic performance in the chemistry subject. The externalization of students' thoughts in their planning, discussions, and reflections that occurred during the game were recorded and later analyzed through microgenetic analysis. In this way, we analyze the discursive interactions provided by the zones of imminent development (ZID) formed in the groups and the implication of the constitutions of the groups in the dynamics of this ZID and in the students' awareness of their mistakes being revisited. Finally, we observe that the didactic game can involve and motivate students to a collective action, which encourages them to make justified choices. Thus, they provide a favorable environment for reflections on the application of concepts and awareness not only about them, but also about their mistakes and difficulties, which helps them to overcome them. The quality of these reflections is favored by the ZID formed by students and professors by promoting the review of positions, justifications and resignifying concepts and procedures. We also emphasize that the role of the teacher as an interlocutor in the ZID grows in relevance when the constitution of groups is formed exclusively by students with more difficulty in the content.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Teachers College-Columbia UniversityFundação LemannLira dos Anjos, José Ayronda Silva, Joao Roberto Rátis Tenórioda Silva, Ana Paula FreitasGuimarães, Ricardo Lima2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1478610.3895/rbect.v15n1.14786Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Edição Especial “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Teachers College - Columbia University e Fundação Lemann1982-873X10.3895/rbect.v15n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14786/pdf_2https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14786/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14786/2426https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14786/2457https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14786/2458Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:36:02Zoai:periodicos.utfpr:article/14786Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-04-30T22:36:02Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Uso do jogo didático “Adivinha Qual?” como evento propício à revisitação do erro e da tomada de consciência de conceitos de química orgânica Uso do jogo didático “Adivinha Qual?” como evento propício à revisitação do erro e da tomada de consciência de conceitos de química orgânica Lira dos Anjos, José Ayron Ciências Humanas e Ensino-Aprendizagem Jogo didático; Erro; Tomada de Consciência; ZDI Didactic game; Error; Awareness; ZID Lira dos Anjos, José Ayron Ciências Humanas e Ensino-Aprendizagem Jogo didático; Erro; Tomada de Consciência; ZDI Didactic game; Error; Awareness; ZID |
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