A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marta Cristiana Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28606
Resumo: O presente trabalho, intitulado A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano, pretende descrever o nível de consciência linguística de uma turma do nono ano de escolaridade, do 3º ciclo do ensino básico, numa escola do distrito de Aveiro, no ano letivo 2018/2019. Para tal, foi elaborado um projeto com características do estudo de caso, no qual participaram dezassete estudantes. Neste projeto, constituído por quatro fases, pretendeu-se fazer uma análise qualitativa e descritiva dos erros cometidos pelos alunos nas atividades de escrita que o estudo propunha. A primeira fase consistiu no preenchimento de questionários em jeito de biografia linguística; a segunda caracterizou-se pela elaboração de um trabalho de expressão escrita; a terceira fase pautou pela discussão de alguns erros encontrados nos trabalhos dos alunos e sua correção, para, na fase seguinte, haver um processo de reescrita dos textos anteriores. Apesar de termos conseguido um progresso dos segundos textos relativamente aos primeiros, concluímos que os alunos necessitariam de refletir mais sobre os erros que cometeram, numa perspetiva meta, o que lhes resulta ainda difícil, pela raridade deste tipo de exercícios em sala de aula. Acreditamos, contudo, no potencial da escrita enquanto instrumento de mobilização de conhecimentos da língua e no erro como um caminho inevitável para o sucesso e consciencialização para os usos corretos da língua materna.
id RCAP_5e76009c674ef67ad4aa52b897b7efc9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º anoLínguaConsciênciaConsciência (meta)linguísticaErroEscritaO presente trabalho, intitulado A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano, pretende descrever o nível de consciência linguística de uma turma do nono ano de escolaridade, do 3º ciclo do ensino básico, numa escola do distrito de Aveiro, no ano letivo 2018/2019. Para tal, foi elaborado um projeto com características do estudo de caso, no qual participaram dezassete estudantes. Neste projeto, constituído por quatro fases, pretendeu-se fazer uma análise qualitativa e descritiva dos erros cometidos pelos alunos nas atividades de escrita que o estudo propunha. A primeira fase consistiu no preenchimento de questionários em jeito de biografia linguística; a segunda caracterizou-se pela elaboração de um trabalho de expressão escrita; a terceira fase pautou pela discussão de alguns erros encontrados nos trabalhos dos alunos e sua correção, para, na fase seguinte, haver um processo de reescrita dos textos anteriores. Apesar de termos conseguido um progresso dos segundos textos relativamente aos primeiros, concluímos que os alunos necessitariam de refletir mais sobre os erros que cometeram, numa perspetiva meta, o que lhes resulta ainda difícil, pela raridade deste tipo de exercícios em sala de aula. Acreditamos, contudo, no potencial da escrita enquanto instrumento de mobilização de conhecimentos da língua e no erro como um caminho inevitável para o sucesso e consciencialização para os usos corretos da língua materna.The present study, entitled The (meta)linguistic awareness from an error analysis: a study in a 9th grade class, intends to verify and describe the linguistic awareness level of a 9th grade class, from the 3rd cycle of Basic Education, on a school from the Aveiro’s district in the school year of 2018/ 2019. In order to do that, we set up a project with study case features, in which participated seventeen students. In this project, composed by four stages, we intended to do a qualitative and descriptive analysis of the errors made by students in writing activities that the study proposed. The first stage consisted in filling in a questionnaire, like a linguistic biography; the second was characterized by writing texts; in the third stage, there was a discussion about the errors found in the student’s texts which were then corrected so that, in the last stage, they could be rewritten. Although we were able to achieve progress from the second texts to the first ones, we concluded that the students would need to reflect more about the errors they made, in a meta perspective, which is still hard for them, considering the rarity of these writing activities in class. However, we believe in the potential of writing as an instrument to mobilize language knowledge and in error as an inevitable path towards success and awareness regarding the correct use of the native language.El presente estudio, titulado La conciencia (meta)lingüística a partir del análisis del error: un estudio en una clase del noveno curso, tiene como objetivos verificar y describir el nivel de conciencia lingüística de una clase del 9º curso de la educación secundária obligatoria, en un colegio del distrito de Aveiro,en el año lectivo 2018/2019. Para eso, fue elaborado un proyecto, con características del estudio de caso, en el cual participaron diecisiete estudiantes. En este proyecto, compuesto por cuatro fases, se pretendió hacer un análisis cualitativo y descriptivo de los errores cometidos por los alumnos en las actividades de escritura que el estudio proponía. La primera fase consistió en rellenar un cuestionario, en forma de biografía lingüística; la segunda se caracterizó por la elaboración de un trabajo de producción escrita; en la tercera fase se debatieron los errores encontrados en los textos de los alumnos y se corrigieron, para que, en la fase siguiente, se reescribiesen los textos anteriores. A pesar de haber conseguido una evolución de los segundos trabajos en relación a los primeros, concluímos que los alumnos necesitarían reflexionar más sobre sus errores, desde una perspectiva meta, que todavía les resulta difícil, a causa de no ser usual este tipo de ejercicios en las clases. Sin embargo, creemos en el potencial de la escritura, como una herramienta de movilización de conocimientos de la lengua, y en el error como un camino inevitable para el éxito y concienciación para los usos correctos de la lengua materna.2020-06-02T09:19:02Z2019-09-20T00:00:00Z2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28606porMarques, Marta Cristiana Ferreira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:20Zoai:ria.ua.pt:10773/28606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:06.638614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
title A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
spellingShingle A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
Marques, Marta Cristiana Ferreira da Silva
Língua
Consciência
Consciência (meta)linguística
Erro
Escrita
title_short A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
title_full A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
title_fullStr A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
title_full_unstemmed A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
title_sort A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
author Marques, Marta Cristiana Ferreira da Silva
author_facet Marques, Marta Cristiana Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marta Cristiana Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua
Consciência
Consciência (meta)linguística
Erro
Escrita
topic Língua
Consciência
Consciência (meta)linguística
Erro
Escrita
description O presente trabalho, intitulado A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano, pretende descrever o nível de consciência linguística de uma turma do nono ano de escolaridade, do 3º ciclo do ensino básico, numa escola do distrito de Aveiro, no ano letivo 2018/2019. Para tal, foi elaborado um projeto com características do estudo de caso, no qual participaram dezassete estudantes. Neste projeto, constituído por quatro fases, pretendeu-se fazer uma análise qualitativa e descritiva dos erros cometidos pelos alunos nas atividades de escrita que o estudo propunha. A primeira fase consistiu no preenchimento de questionários em jeito de biografia linguística; a segunda caracterizou-se pela elaboração de um trabalho de expressão escrita; a terceira fase pautou pela discussão de alguns erros encontrados nos trabalhos dos alunos e sua correção, para, na fase seguinte, haver um processo de reescrita dos textos anteriores. Apesar de termos conseguido um progresso dos segundos textos relativamente aos primeiros, concluímos que os alunos necessitariam de refletir mais sobre os erros que cometeram, numa perspetiva meta, o que lhes resulta ainda difícil, pela raridade deste tipo de exercícios em sala de aula. Acreditamos, contudo, no potencial da escrita enquanto instrumento de mobilização de conhecimentos da língua e no erro como um caminho inevitável para o sucesso e consciencialização para os usos corretos da língua materna.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20T00:00:00Z
2019-09-20
2020-06-02T09:19:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28606
url http://hdl.handle.net/10773/28606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137666989555712