Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Marger da Conceição Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000008hmc
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14608
Resumo: Este artigo apresenta atividades de um minicurso apresentado aos participantes do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado na cidade de São Paulo, de 13 a 16 de julho de 2016. Tais atividades integram uma pesquisa de natureza qualitativa de que uma turma do 8.º ano do Ensino Fundamental permitiu a constituição da amostra. Resulta, então, de uma pesquisa qualitativa que objetivou contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem da congruência de figuras planas, por meio de transformações geométricas tendo como fundamentação teórica o Paradigma Histórico Cultural de Vigotski. A amostra foi baseada em critérios pragmáticos e teóricos. Na análise dos dados foi utilizado o enfoque indutivo procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação em estudo. Explica-se que tais atividades, que envolvem transformações geométricas, tiveram a intenção de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da Geometria Euclidiana Plana relacionados com a congruência de figuras planas.
id UFOP_4d6d3f30956bee05d6273708d1b8f553
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14608
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.Geometric transformations in the plan : activities for the 8th grade of elementary school.Geometria das transformaçõesCongruência de figuras planasProcesso de ensino/aprendizagem de geometriaCongruence of plane figuresProcess of teaching/learning geometryEste artigo apresenta atividades de um minicurso apresentado aos participantes do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado na cidade de São Paulo, de 13 a 16 de julho de 2016. Tais atividades integram uma pesquisa de natureza qualitativa de que uma turma do 8.º ano do Ensino Fundamental permitiu a constituição da amostra. Resulta, então, de uma pesquisa qualitativa que objetivou contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem da congruência de figuras planas, por meio de transformações geométricas tendo como fundamentação teórica o Paradigma Histórico Cultural de Vigotski. A amostra foi baseada em critérios pragmáticos e teóricos. Na análise dos dados foi utilizado o enfoque indutivo procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação em estudo. Explica-se que tais atividades, que envolvem transformações geométricas, tiveram a intenção de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da Geometria Euclidiana Plana relacionados com a congruência de figuras planas.This article presents activities of a minicourse presented to the participants of the XII National Meeting of Mathematics Education, held in the city of São Paulo, from 13 to 16 July 2016. These activities are part of a qualitative research that a class from the 8th grade of Elementary School allowed the constitution of the sample. It results, then, from a qualitative research that aimed to contribute to the development of the teaching/learning process of congruence of flat figures, by means of geometric transformations having as theoretical basis Vigotski's Historical Cultural Paradigm. The sample was based on pragmatic and theoretical criteria. The data analysis was based on an inductive approach, seeking to understand the phenomena from the perspective of the participants of the situation under study. It is explained that these activities, which involve geometric transformations, had the intention of contributing to the development of the teaching and learning process of Euclidean Flat Geometry contents related to the congruence of flat figures.2022-03-03T17:40:53Z2022-03-03T17:40:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, P. H. L.; VIANA, M. da C. V. Transformações geométricas no plano: atividades para o 8.º ano do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 10, p. 83834-83848, out. 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19159>. Acesso em: 25 ago. 2021.2525-8761http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14608ark:/61566/0013000008hmcO periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 18 maio 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Pedro Henrique LopesViana, Marger da Conceição Venturaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T19:54:04Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14608Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T19:54:04Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.
Geometric transformations in the plan : activities for the 8th grade of elementary school.
title Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.
spellingShingle Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.
Silva, Pedro Henrique Lopes
Geometria das transformações
Congruência de figuras planas
Processo de ensino/aprendizagem de geometria
Congruence of plane figures
Process of teaching/learning geometry
title_short Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.
title_full Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.
title_fullStr Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.
title_sort Transformações geométricas no plano : atividades para o 8.º ano do ensino fundamental.
author Silva, Pedro Henrique Lopes
author_facet Silva, Pedro Henrique Lopes
Viana, Marger da Conceição Ventura
author_role author
author2 Viana, Marger da Conceição Ventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Henrique Lopes
Viana, Marger da Conceição Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria das transformações
Congruência de figuras planas
Processo de ensino/aprendizagem de geometria
Congruence of plane figures
Process of teaching/learning geometry
topic Geometria das transformações
Congruência de figuras planas
Processo de ensino/aprendizagem de geometria
Congruence of plane figures
Process of teaching/learning geometry
description Este artigo apresenta atividades de um minicurso apresentado aos participantes do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado na cidade de São Paulo, de 13 a 16 de julho de 2016. Tais atividades integram uma pesquisa de natureza qualitativa de que uma turma do 8.º ano do Ensino Fundamental permitiu a constituição da amostra. Resulta, então, de uma pesquisa qualitativa que objetivou contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem da congruência de figuras planas, por meio de transformações geométricas tendo como fundamentação teórica o Paradigma Histórico Cultural de Vigotski. A amostra foi baseada em critérios pragmáticos e teóricos. Na análise dos dados foi utilizado o enfoque indutivo procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação em estudo. Explica-se que tais atividades, que envolvem transformações geométricas, tiveram a intenção de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da Geometria Euclidiana Plana relacionados com a congruência de figuras planas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-03-03T17:40:53Z
2022-03-03T17:40:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, P. H. L.; VIANA, M. da C. V. Transformações geométricas no plano: atividades para o 8.º ano do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 10, p. 83834-83848, out. 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19159>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2525-8761
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14608
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000008hmc
identifier_str_mv SILVA, P. H. L.; VIANA, M. da C. V. Transformações geométricas no plano: atividades para o 8.º ano do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 10, p. 83834-83848, out. 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19159>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2525-8761
ark:/61566/0013000008hmc
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705776128458752