O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcelo Borges
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263
Resumo: Neste  estudo  investigou-se  aspectos  da contribuição  da  divulgação  científica em  situações  de  ensino.  Esta  investigação  foi  realizada  junto  a  professores  de ciências que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificou-se e  analisou-se  uma  prática  valorizada  pelos  professores procurando  avançar  no entendimento  das  suas  motivações  e  aprender  com  suas  experiências.  A  pesquisa foi desenvolvida envolvendo um levantamento e exploração de aspectos gerais do uso  didático  de  textos  de  divulgação  e  casos  de  experiências  dos  professores. Os professores  apontaram  que  a  divulgação  científica  é  importante  no  sentido  de contribuir  para  a  formação  do  aluno,  aumentando  seu  vocabulário  e  seus conhecimentos. Destacam ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na  medida  em  que  possibilita  a  troca  de  idéias  entre  professor  e  alunos  e,  ainda, proporciona a discussão acerca de questões sociais. Os professores destacam ainda, a  utilização  dos  textos  de  divulgação  no  sentido  de  favorecer  a  atualização pedagógica.
id UTFPR-7_2b3ed219f20689a8f2ad6f053b52a1bf
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1263
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciênciasNeste  estudo  investigou-se  aspectos  da contribuição  da  divulgação  científica em  situações  de  ensino.  Esta  investigação  foi  realizada  junto  a  professores  de ciências que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificou-se e  analisou-se  uma  prática  valorizada  pelos  professores procurando  avançar  no entendimento  das  suas  motivações  e  aprender  com  suas  experiências.  A  pesquisa foi desenvolvida envolvendo um levantamento e exploração de aspectos gerais do uso  didático  de  textos  de  divulgação  e  casos  de  experiências  dos  professores. Os professores  apontaram  que  a  divulgação  científica  é  importante  no  sentido  de contribuir  para  a  formação  do  aluno,  aumentando  seu  vocabulário  e  seus conhecimentos. Destacam ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na  medida  em  que  possibilita  a  troca  de  idéias  entre  professor  e  alunos  e,  ainda, proporciona a discussão acerca de questões sociais. Os professores destacam ainda, a  utilização  dos  textos  de  divulgação  no  sentido  de  favorecer  a  atualização pedagógica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rocha, Marcelo Borges2012-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/126310.3895/S1982-873X2012000200005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 2 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263/847Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:39Zoai:periodicos.utfpr:article/1263Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:39Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
title O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
spellingShingle O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
Rocha, Marcelo Borges
title_short O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
title_full O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
title_fullStr O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
title_full_unstemmed O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
title_sort O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
author Rocha, Marcelo Borges
author_facet Rocha, Marcelo Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcelo Borges
description Neste  estudo  investigou-se  aspectos  da contribuição  da  divulgação  científica em  situações  de  ensino.  Esta  investigação  foi  realizada  junto  a  professores  de ciências que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificou-se e  analisou-se  uma  prática  valorizada  pelos  professores procurando  avançar  no entendimento  das  suas  motivações  e  aprender  com  suas  experiências.  A  pesquisa foi desenvolvida envolvendo um levantamento e exploração de aspectos gerais do uso  didático  de  textos  de  divulgação  e  casos  de  experiências  dos  professores. Os professores  apontaram  que  a  divulgação  científica  é  importante  no  sentido  de contribuir  para  a  formação  do  aluno,  aumentando  seu  vocabulário  e  seus conhecimentos. Destacam ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na  medida  em  que  possibilita  a  troca  de  idéias  entre  professor  e  alunos  e,  ainda, proporciona a discussão acerca de questões sociais. Os professores destacam ainda, a  utilização  dos  textos  de  divulgação  no  sentido  de  favorecer  a  atualização pedagógica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263
10.3895/S1982-873X2012000200005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263/847
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 2 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870459043840