O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263 |
Resumo: | Neste estudo investigou-se aspectos da contribuição da divulgação científica em situações de ensino. Esta investigação foi realizada junto a professores de ciências que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificou-se e analisou-se uma prática valorizada pelos professores procurando avançar no entendimento das suas motivações e aprender com suas experiências. A pesquisa foi desenvolvida envolvendo um levantamento e exploração de aspectos gerais do uso didático de textos de divulgação e casos de experiências dos professores. Os professores apontaram que a divulgação científica é importante no sentido de contribuir para a formação do aluno, aumentando seu vocabulário e seus conhecimentos. Destacam ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na medida em que possibilita a troca de idéias entre professor e alunos e, ainda, proporciona a discussão acerca de questões sociais. Os professores destacam ainda, a utilização dos textos de divulgação no sentido de favorecer a atualização pedagógica. |
id |
UTFPR-7_2b3ed219f20689a8f2ad6f053b52a1bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1263 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciênciasNeste estudo investigou-se aspectos da contribuição da divulgação científica em situações de ensino. Esta investigação foi realizada junto a professores de ciências que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificou-se e analisou-se uma prática valorizada pelos professores procurando avançar no entendimento das suas motivações e aprender com suas experiências. A pesquisa foi desenvolvida envolvendo um levantamento e exploração de aspectos gerais do uso didático de textos de divulgação e casos de experiências dos professores. Os professores apontaram que a divulgação científica é importante no sentido de contribuir para a formação do aluno, aumentando seu vocabulário e seus conhecimentos. Destacam ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na medida em que possibilita a troca de idéias entre professor e alunos e, ainda, proporciona a discussão acerca de questões sociais. Os professores destacam ainda, a utilização dos textos de divulgação no sentido de favorecer a atualização pedagógica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rocha, Marcelo Borges2012-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/126310.3895/S1982-873X2012000200005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 2 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263/847Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:39Zoai:periodicos.utfpr:article/1263Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:39Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências |
title |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências |
spellingShingle |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências Rocha, Marcelo Borges |
title_short |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências |
title_full |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências |
title_fullStr |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências |
title_full_unstemmed |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências |
title_sort |
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências |
author |
Rocha, Marcelo Borges |
author_facet |
Rocha, Marcelo Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marcelo Borges |
description |
Neste estudo investigou-se aspectos da contribuição da divulgação científica em situações de ensino. Esta investigação foi realizada junto a professores de ciências que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificou-se e analisou-se uma prática valorizada pelos professores procurando avançar no entendimento das suas motivações e aprender com suas experiências. A pesquisa foi desenvolvida envolvendo um levantamento e exploração de aspectos gerais do uso didático de textos de divulgação e casos de experiências dos professores. Os professores apontaram que a divulgação científica é importante no sentido de contribuir para a formação do aluno, aumentando seu vocabulário e seus conhecimentos. Destacam ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na medida em que possibilita a troca de idéias entre professor e alunos e, ainda, proporciona a discussão acerca de questões sociais. Os professores destacam ainda, a utilização dos textos de divulgação no sentido de favorecer a atualização pedagógica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263 10.3895/S1982-873X2012000200005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2012000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263/847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 2 (2012) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20120002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870459043840 |