Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799 |
Resumo: | Há consenso sobre que uma educação científica adequada não é a que se executa abordando somente conteúdos e conceitos específicos das ciências naturais. Uma educação científica adequada deveria também destacar os elementos representacionais do conhecimento científico, os que oferecem idéias sobre a estrutura e funcionamento do mundo. Analisamos o conceito de ecossistema, tal como é utilizado na Ecologia científica, na perspectiva de duas concepções metafísicas ocidentais de significados opostas. Esta análise nos serve como fundamento para verificar como tal conceito é tratado pelo livro didático de biologia. Há evidências de preferências pelo emprego de uma metafísica de substância ao invés de uma metafísica de processos, esta mais adequada à natureza da Ecologia. |
id |
UTFPR-7_2c0164e223bfff8589022ba889bd9b59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/799 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.Há consenso sobre que uma educação científica adequada não é a que se executa abordando somente conteúdos e conceitos específicos das ciências naturais. Uma educação científica adequada deveria também destacar os elementos representacionais do conhecimento científico, os que oferecem idéias sobre a estrutura e funcionamento do mundo. Analisamos o conceito de ecossistema, tal como é utilizado na Ecologia científica, na perspectiva de duas concepções metafísicas ocidentais de significados opostas. Esta análise nos serve como fundamento para verificar como tal conceito é tratado pelo livro didático de biologia. Há evidências de preferências pelo emprego de uma metafísica de substância ao invés de uma metafísica de processos, esta mais adequada à natureza da Ecologia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coutinho, Francisco ÂngeloMartins, Rogério ParentoniWinter, Raquel ReisCosta, Fernanda de Jesus2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/79910.3895/S1982-873X2011000200004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799/699Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:37Zoai:periodicos.utfpr:article/799Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema. |
title |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema. |
spellingShingle |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema. Coutinho, Francisco Ângelo |
title_short |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema. |
title_full |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema. |
title_fullStr |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema. |
title_full_unstemmed |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema. |
title_sort |
Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema. |
author |
Coutinho, Francisco Ângelo |
author_facet |
Coutinho, Francisco Ângelo Martins, Rogério Parentoni Winter, Raquel Reis Costa, Fernanda de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Rogério Parentoni Winter, Raquel Reis Costa, Fernanda de Jesus |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Francisco Ângelo Martins, Rogério Parentoni Winter, Raquel Reis Costa, Fernanda de Jesus |
description |
Há consenso sobre que uma educação científica adequada não é a que se executa abordando somente conteúdos e conceitos específicos das ciências naturais. Uma educação científica adequada deveria também destacar os elementos representacionais do conhecimento científico, os que oferecem idéias sobre a estrutura e funcionamento do mundo. Analisamos o conceito de ecossistema, tal como é utilizado na Ecologia científica, na perspectiva de duas concepções metafísicas ocidentais de significados opostas. Esta análise nos serve como fundamento para verificar como tal conceito é tratado pelo livro didático de biologia. Há evidências de preferências pelo emprego de uma metafísica de substância ao invés de uma metafísica de processos, esta mais adequada à natureza da Ecologia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799 10.3895/S1982-873X2011000200004 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2011000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799/699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20110002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701813963882496 |