Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Francisco Ângelo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Martins, Rogério Parentoni, Winter, Raquel Reis, Costa, Fernanda de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799
Resumo: Há consenso sobre que uma educação científica adequada não é a que se executa abordando somente conteúdos e conceitos específicos das ciências naturais. Uma educação científica adequada deveria também destacar os elementos representacionais do conhecimento científico, os que oferecem idéias sobre a estrutura e funcionamento do mundo. Analisamos o conceito de ecossistema, tal como é utilizado na Ecologia científica, na perspectiva de duas concepções metafísicas ocidentais de significados opostas. Esta análise nos serve como fundamento para verificar como tal conceito é tratado pelo livro didático de biologia. Há evidências de preferências pelo emprego de uma metafísica de substância ao invés de uma metafísica de processos, esta mais adequada à natureza da Ecologia.
id UTFPR-7_2c0164e223bfff8589022ba889bd9b59
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/799
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.Há consenso sobre que uma educação científica adequada não é a que se executa abordando somente conteúdos e conceitos específicos das ciências naturais. Uma educação científica adequada deveria também destacar os elementos representacionais do conhecimento científico, os que oferecem idéias sobre a estrutura e funcionamento do mundo. Analisamos o conceito de ecossistema, tal como é utilizado na Ecologia científica, na perspectiva de duas concepções metafísicas ocidentais de significados opostas. Esta análise nos serve como fundamento para verificar como tal conceito é tratado pelo livro didático de biologia. Há evidências de preferências pelo emprego de uma metafísica de substância ao invés de uma metafísica de processos, esta mais adequada à natureza da Ecologia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coutinho, Francisco ÂngeloMartins, Rogério ParentoniWinter, Raquel ReisCosta, Fernanda de Jesus2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/79910.3895/S1982-873X2011000200004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799/699Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:37Zoai:periodicos.utfpr:article/799Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
title Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
spellingShingle Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
Coutinho, Francisco Ângelo
title_short Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
title_full Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
title_fullStr Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
title_full_unstemmed Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
title_sort Visão de mundo em livros didáticos de biologia. Um estudo com o conceito ecossistema.
author Coutinho, Francisco Ângelo
author_facet Coutinho, Francisco Ângelo
Martins, Rogério Parentoni
Winter, Raquel Reis
Costa, Fernanda de Jesus
author_role author
author2 Martins, Rogério Parentoni
Winter, Raquel Reis
Costa, Fernanda de Jesus
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Francisco Ângelo
Martins, Rogério Parentoni
Winter, Raquel Reis
Costa, Fernanda de Jesus
description Há consenso sobre que uma educação científica adequada não é a que se executa abordando somente conteúdos e conceitos específicos das ciências naturais. Uma educação científica adequada deveria também destacar os elementos representacionais do conhecimento científico, os que oferecem idéias sobre a estrutura e funcionamento do mundo. Analisamos o conceito de ecossistema, tal como é utilizado na Ecologia científica, na perspectiva de duas concepções metafísicas ocidentais de significados opostas. Esta análise nos serve como fundamento para verificar como tal conceito é tratado pelo livro didático de biologia. Há evidências de preferências pelo emprego de uma metafísica de substância ao invés de uma metafísica de processos, esta mais adequada à natureza da Ecologia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799
10.3895/S1982-873X2011000200004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2011000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/799/699
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20110002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701813963882496