Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Danyluk, Ocsana Sonia, Zoch, Alana Neto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800
Resumo: A atual evolução das mídias e das tecnologias tem facilitado o alcance de informações pelos alunos, contudo esse acesso à informação não remete a um acesso ao conhecimento, e acaba por gerar um desinteresse na Educação Escolar, vista tradicionalmente como meio de acesso a informação e ao conhecimento. A educação escolar tem então o desafio de se reinventar. Quando se fala do Ensino de Ciências/Química, a situação não é diferente, encontra-se um ensino desconexo e longe de algo que possa apresentar sentido de cultura científica para os alunos. A pedagogia científica de Bachelard, e suas discussões sobre o novo espírito cientifico, apresentam-se como uma prática de problematização sobre os objetos de estudo escolares. O novo espirito científico torna-se então um contributo para uma reorientação epistemológica na busca por um Ensino de Ciências com significado, sentido de cultura cientifica para os alunos com um viés de formação para a vida.
id UTFPR-7_2c044e7cab760c7449a41230a08a6578
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2800
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de BachelardA atual evolução das mídias e das tecnologias tem facilitado o alcance de informações pelos alunos, contudo esse acesso à informação não remete a um acesso ao conhecimento, e acaba por gerar um desinteresse na Educação Escolar, vista tradicionalmente como meio de acesso a informação e ao conhecimento. A educação escolar tem então o desafio de se reinventar. Quando se fala do Ensino de Ciências/Química, a situação não é diferente, encontra-se um ensino desconexo e longe de algo que possa apresentar sentido de cultura científica para os alunos. A pedagogia científica de Bachelard, e suas discussões sobre o novo espírito cientifico, apresentam-se como uma prática de problematização sobre os objetos de estudo escolares. O novo espirito científico torna-se então um contributo para uma reorientação epistemológica na busca por um Ensino de Ciências com significado, sentido de cultura cientifica para os alunos com um viés de formação para a vida.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Andrade Da Ronch, Sthefen FernandoDanyluk, Ocsana SoniaZoch, Alana Neto2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/280010.3895/rbect.v9n1.2800Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800/2971Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T16:37:44Zoai:periodicos.utfpr:article/2800Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T16:37:44Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
title Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
spellingShingle Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando
title_short Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
title_full Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
title_fullStr Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
title_full_unstemmed Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
title_sort Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
author Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando
author_facet Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando
Danyluk, Ocsana Sonia
Zoch, Alana Neto
author_role author
author2 Danyluk, Ocsana Sonia
Zoch, Alana Neto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando
Danyluk, Ocsana Sonia
Zoch, Alana Neto
description A atual evolução das mídias e das tecnologias tem facilitado o alcance de informações pelos alunos, contudo esse acesso à informação não remete a um acesso ao conhecimento, e acaba por gerar um desinteresse na Educação Escolar, vista tradicionalmente como meio de acesso a informação e ao conhecimento. A educação escolar tem então o desafio de se reinventar. Quando se fala do Ensino de Ciências/Química, a situação não é diferente, encontra-se um ensino desconexo e longe de algo que possa apresentar sentido de cultura científica para os alunos. A pedagogia científica de Bachelard, e suas discussões sobre o novo espírito cientifico, apresentam-se como uma prática de problematização sobre os objetos de estudo escolares. O novo espirito científico torna-se então um contributo para uma reorientação epistemológica na busca por um Ensino de Ciências com significado, sentido de cultura cientifica para os alunos com um viés de formação para a vida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800
10.3895/rbect.v9n1.2800
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n1.2800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800/2971
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871843164160