Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800 |
Resumo: | A atual evolução das mídias e das tecnologias tem facilitado o alcance de informações pelos alunos, contudo esse acesso à informação não remete a um acesso ao conhecimento, e acaba por gerar um desinteresse na Educação Escolar, vista tradicionalmente como meio de acesso a informação e ao conhecimento. A educação escolar tem então o desafio de se reinventar. Quando se fala do Ensino de Ciências/Química, a situação não é diferente, encontra-se um ensino desconexo e longe de algo que possa apresentar sentido de cultura científica para os alunos. A pedagogia científica de Bachelard, e suas discussões sobre o novo espírito cientifico, apresentam-se como uma prática de problematização sobre os objetos de estudo escolares. O novo espirito científico torna-se então um contributo para uma reorientação epistemológica na busca por um Ensino de Ciências com significado, sentido de cultura cientifica para os alunos com um viés de formação para a vida. |
id |
UTFPR-7_2c044e7cab760c7449a41230a08a6578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2800 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de BachelardA atual evolução das mídias e das tecnologias tem facilitado o alcance de informações pelos alunos, contudo esse acesso à informação não remete a um acesso ao conhecimento, e acaba por gerar um desinteresse na Educação Escolar, vista tradicionalmente como meio de acesso a informação e ao conhecimento. A educação escolar tem então o desafio de se reinventar. Quando se fala do Ensino de Ciências/Química, a situação não é diferente, encontra-se um ensino desconexo e longe de algo que possa apresentar sentido de cultura científica para os alunos. A pedagogia científica de Bachelard, e suas discussões sobre o novo espírito cientifico, apresentam-se como uma prática de problematização sobre os objetos de estudo escolares. O novo espirito científico torna-se então um contributo para uma reorientação epistemológica na busca por um Ensino de Ciências com significado, sentido de cultura cientifica para os alunos com um viés de formação para a vida.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Andrade Da Ronch, Sthefen FernandoDanyluk, Ocsana SoniaZoch, Alana Neto2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/280010.3895/rbect.v9n1.2800Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800/2971Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T16:37:44Zoai:periodicos.utfpr:article/2800Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T16:37:44Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard |
title |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard |
spellingShingle |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando |
title_short |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard |
title_full |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard |
title_fullStr |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard |
title_full_unstemmed |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard |
title_sort |
Reflexões epistemológicas no ensino de ciências/química: as potencialidades da pedagogia científica de Bachelard |
author |
Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando |
author_facet |
Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando Danyluk, Ocsana Sonia Zoch, Alana Neto |
author_role |
author |
author2 |
Danyluk, Ocsana Sonia Zoch, Alana Neto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade Da Ronch, Sthefen Fernando Danyluk, Ocsana Sonia Zoch, Alana Neto |
description |
A atual evolução das mídias e das tecnologias tem facilitado o alcance de informações pelos alunos, contudo esse acesso à informação não remete a um acesso ao conhecimento, e acaba por gerar um desinteresse na Educação Escolar, vista tradicionalmente como meio de acesso a informação e ao conhecimento. A educação escolar tem então o desafio de se reinventar. Quando se fala do Ensino de Ciências/Química, a situação não é diferente, encontra-se um ensino desconexo e longe de algo que possa apresentar sentido de cultura científica para os alunos. A pedagogia científica de Bachelard, e suas discussões sobre o novo espírito cientifico, apresentam-se como uma prática de problematização sobre os objetos de estudo escolares. O novo espirito científico torna-se então um contributo para uma reorientação epistemológica na busca por um Ensino de Ciências com significado, sentido de cultura cientifica para os alunos com um viés de formação para a vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800 10.3895/rbect.v9n1.2800 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n1.2800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2800/2971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871843164160 |