Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018 |
Resumo: | O estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o uso do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA e da Tecnologia Assistiva - TA no Ensino Superior, em especial, na Educação Inclusiva. O estudo objetivou realizar um levantamento das pesquisas nacionais, referente à utilização do DUA e TA no ensino superior que contribuam para o acesso, permanência e inclusão da pessoa com deficiência. Os dados foram coletados nas bases Scientific Eletronic Library Online – Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no recorte temporal compreendido entre e 2015 a 2021. A consulta resultou incialmente em 13 trabalhos, entretanto, após a aplicação de critérios de exclusão, entre eles, trabalhos não específicos para o ensino superior, foram considerados para análise cinco trabalhos para compor a amostra final. Foram avaliados os seguintes aspectos textuais: i) objetivo; ii) perspectiva teórica; iii) metodologia; e iv) resultados e evidências encontradas. Após a análise dos dados coletados e verificação dos resultados detalhados nos trabalhos pesquisados, constatou-se que a integração do DUA com TA pode ser considerada como prática interdisciplinar inclusiva no contexto do ensino superior. Assim, o DUA, associado à TA na construção de conteúdo para o Ensino Superior, apresenta resultados que facilitam a promoção da inclusão e permanência de alunos com deficiência. |
id |
UTFPR-7_3356c4b965b6e387af74480151b8a31f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/17018 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superiorEducação; Ensino-AprendizagemEducação Inclusiva; Acessibilidade; Inclusão Escolar; Práticas PedagógicasO estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o uso do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA e da Tecnologia Assistiva - TA no Ensino Superior, em especial, na Educação Inclusiva. O estudo objetivou realizar um levantamento das pesquisas nacionais, referente à utilização do DUA e TA no ensino superior que contribuam para o acesso, permanência e inclusão da pessoa com deficiência. Os dados foram coletados nas bases Scientific Eletronic Library Online – Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no recorte temporal compreendido entre e 2015 a 2021. A consulta resultou incialmente em 13 trabalhos, entretanto, após a aplicação de critérios de exclusão, entre eles, trabalhos não específicos para o ensino superior, foram considerados para análise cinco trabalhos para compor a amostra final. Foram avaliados os seguintes aspectos textuais: i) objetivo; ii) perspectiva teórica; iii) metodologia; e iv) resultados e evidências encontradas. Após a análise dos dados coletados e verificação dos resultados detalhados nos trabalhos pesquisados, constatou-se que a integração do DUA com TA pode ser considerada como prática interdisciplinar inclusiva no contexto do ensino superior. Assim, o DUA, associado à TA na construção de conteúdo para o Ensino Superior, apresenta resultados que facilitam a promoção da inclusão e permanência de alunos com deficiência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Foltran Junior, Dierone CesarRutz da Silva, Sani de CarvalhoMamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia2024-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1701810.3895/rbect.v17n2.17018Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT1982-873X10.3895/rbect.v17n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3135https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3139https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3735Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T23:59:42Zoai:periodicos.utfpr:article/17018Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-08-01T23:59:42Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior |
title |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior |
spellingShingle |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior Foltran Junior, Dierone Cesar Educação; Ensino-Aprendizagem Educação Inclusiva; Acessibilidade; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas |
title_short |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior |
title_full |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior |
title_fullStr |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior |
title_sort |
Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior |
author |
Foltran Junior, Dierone Cesar |
author_facet |
Foltran Junior, Dierone Cesar Rutz da Silva, Sani de Carvalho Mamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia |
author_role |
author |
author2 |
Rutz da Silva, Sani de Carvalho Mamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foltran Junior, Dierone Cesar Rutz da Silva, Sani de Carvalho Mamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem Educação Inclusiva; Acessibilidade; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem Educação Inclusiva; Acessibilidade; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas |
description |
O estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o uso do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA e da Tecnologia Assistiva - TA no Ensino Superior, em especial, na Educação Inclusiva. O estudo objetivou realizar um levantamento das pesquisas nacionais, referente à utilização do DUA e TA no ensino superior que contribuam para o acesso, permanência e inclusão da pessoa com deficiência. Os dados foram coletados nas bases Scientific Eletronic Library Online – Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no recorte temporal compreendido entre e 2015 a 2021. A consulta resultou incialmente em 13 trabalhos, entretanto, após a aplicação de critérios de exclusão, entre eles, trabalhos não específicos para o ensino superior, foram considerados para análise cinco trabalhos para compor a amostra final. Foram avaliados os seguintes aspectos textuais: i) objetivo; ii) perspectiva teórica; iii) metodologia; e iv) resultados e evidências encontradas. Após a análise dos dados coletados e verificação dos resultados detalhados nos trabalhos pesquisados, constatou-se que a integração do DUA com TA pode ser considerada como prática interdisciplinar inclusiva no contexto do ensino superior. Assim, o DUA, associado à TA na construção de conteúdo para o Ensino Superior, apresenta resultados que facilitam a promoção da inclusão e permanência de alunos com deficiência. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018 10.3895/rbect.v17n2.17018 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v17n2.17018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018/pdf_1 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3135 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3139 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT 1982-873X 10.3895/rbect.v17n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1824323785017262080 |