Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foltran Junior, Dierone Cesar
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rutz da Silva, Sani de Carvalho, Mamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018
Resumo: O estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o uso do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA e da Tecnologia Assistiva - TA no Ensino Superior, em especial, na Educação Inclusiva. O estudo objetivou realizar um levantamento das pesquisas nacionais, referente à utilização do DUA e TA no ensino superior que contribuam para o acesso, permanência e inclusão da pessoa com deficiência. Os dados foram coletados nas bases Scientific Eletronic Library Online – Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no recorte temporal compreendido entre e 2015 a 2021. A consulta resultou incialmente em 13 trabalhos, entretanto, após a aplicação de critérios de exclusão, entre eles, trabalhos não específicos para o ensino superior, foram considerados para análise cinco trabalhos para compor a amostra final. Foram avaliados os seguintes aspectos textuais: i) objetivo; ii) perspectiva teórica; iii) metodologia; e iv) resultados e evidências encontradas. Após a análise dos dados coletados e verificação dos resultados detalhados nos trabalhos pesquisados, constatou-se que a integração do DUA com TA pode ser considerada como prática interdisciplinar inclusiva no contexto do ensino superior. Assim, o DUA, associado à TA na construção de conteúdo para o Ensino Superior, apresenta resultados que facilitam a promoção da inclusão e permanência de alunos com deficiência.
id UTFPR-7_3356c4b965b6e387af74480151b8a31f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/17018
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superiorEducação; Ensino-AprendizagemEducação Inclusiva; Acessibilidade; Inclusão Escolar; Práticas PedagógicasO estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o uso do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA e da Tecnologia Assistiva - TA no Ensino Superior, em especial, na Educação Inclusiva. O estudo objetivou realizar um levantamento das pesquisas nacionais, referente à utilização do DUA e TA no ensino superior que contribuam para o acesso, permanência e inclusão da pessoa com deficiência. Os dados foram coletados nas bases Scientific Eletronic Library Online – Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no recorte temporal compreendido entre e 2015 a 2021. A consulta resultou incialmente em 13 trabalhos, entretanto, após a aplicação de critérios de exclusão, entre eles, trabalhos não específicos para o ensino superior, foram considerados para análise cinco trabalhos para compor a amostra final. Foram avaliados os seguintes aspectos textuais: i) objetivo; ii) perspectiva teórica; iii) metodologia; e iv) resultados e evidências encontradas. Após a análise dos dados coletados e verificação dos resultados detalhados nos trabalhos pesquisados, constatou-se que a integração do DUA com TA pode ser considerada como prática interdisciplinar inclusiva no contexto do ensino superior. Assim, o DUA, associado à TA na construção de conteúdo para o Ensino Superior, apresenta resultados que facilitam a promoção da inclusão e permanência de alunos com deficiência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Foltran Junior, Dierone CesarRutz da Silva, Sani de CarvalhoMamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia2024-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1701810.3895/rbect.v17n2.17018Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT1982-873X10.3895/rbect.v17n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3135https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3139https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3735Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T23:59:42Zoai:periodicos.utfpr:article/17018Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-08-01T23:59:42Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
title Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
spellingShingle Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
Foltran Junior, Dierone Cesar
Educação; Ensino-Aprendizagem
Educação Inclusiva; Acessibilidade; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas
title_short Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
title_full Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
title_fullStr Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
title_full_unstemmed Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
title_sort Desenho Universal da Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: uma revisão de literatura sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
author Foltran Junior, Dierone Cesar
author_facet Foltran Junior, Dierone Cesar
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Mamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia
author_role author
author2 Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Mamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Foltran Junior, Dierone Cesar
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Mamcasz-Viginheski, Lúcia Virginia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Educação Inclusiva; Acessibilidade; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Educação Inclusiva; Acessibilidade; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas
description O estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o uso do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA e da Tecnologia Assistiva - TA no Ensino Superior, em especial, na Educação Inclusiva. O estudo objetivou realizar um levantamento das pesquisas nacionais, referente à utilização do DUA e TA no ensino superior que contribuam para o acesso, permanência e inclusão da pessoa com deficiência. Os dados foram coletados nas bases Scientific Eletronic Library Online – Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no recorte temporal compreendido entre e 2015 a 2021. A consulta resultou incialmente em 13 trabalhos, entretanto, após a aplicação de critérios de exclusão, entre eles, trabalhos não específicos para o ensino superior, foram considerados para análise cinco trabalhos para compor a amostra final. Foram avaliados os seguintes aspectos textuais: i) objetivo; ii) perspectiva teórica; iii) metodologia; e iv) resultados e evidências encontradas. Após a análise dos dados coletados e verificação dos resultados detalhados nos trabalhos pesquisados, constatou-se que a integração do DUA com TA pode ser considerada como prática interdisciplinar inclusiva no contexto do ensino superior. Assim, o DUA, associado à TA na construção de conteúdo para o Ensino Superior, apresenta resultados que facilitam a promoção da inclusão e permanência de alunos com deficiência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018
10.3895/rbect.v17n2.17018
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v17n2.17018
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17018/pdf_1
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3135
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3139
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17018/3735
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT
1982-873X
10.3895/rbect.v17n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1824323785017262080