Por que os astronautas “flutuam”? A representação do princípio da imponderabilidade em experimentos desenvolvidos para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorges, Leopoldo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dums, Egon Henrique, Mendonça, Ana Paula Aguiar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13527
Resumo: Muitos estudantes saem do ensino médio sem conseguir identificar saberes básicos de físicaem seu cotidiano, e quando o fazem, na maioria das vezes, não são capazes de transporeste conhecimento a situações distant es do seu dia a dia. Assim, apresentamos nessetrabalho uma proposta de desenvolvimento do conceito de imponderabilidade para oensino médio, por meio da realização de três experimentos: i) em um elevador real, ii) emum elevador em miniatura, construído p ara ser utilizado por professores em sala de aula eiii) a construção de um experimento que se utiliza de um circuito eletrônico, que visademonstrar, de forma análoga, os efeitos da imponderabilidade nos astronautas da EstaçãoEspacial. Para isso, passamo s por uma breve revisão do conceito de imponderabilidade euma discussão sobre a experimentação no ensino de física, abordando a importância destaspráticas quando preocupadas com o ensino de ciência e da atividade científica. Por fim,sugerimos um procedi mento didático contendo estes experimentos, utilizando se dealgumas asserções sobre o ensino do método científico. Desta forma, consideramos que asatividades experimentais, além de serem elaboradas para a compreensão de umdeterminado conteúdo, devem ser sempre pensadas, sobretudo, no contexto daconstrução do conhecimento científico.
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