Por que os astronautas “flutuam”? A representação do princípio da imponderabilidade em experimentos desenvolvidos para o ensino médio
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13527 |
Resumo: | Muitos estudantes saem do ensino médio sem conseguir identificar saberes básicos de físicaem seu cotidiano, e quando o fazem, na maioria das vezes, não são capazes de transporeste conhecimento a situações distant es do seu dia a dia. Assim, apresentamos nessetrabalho uma proposta de desenvolvimento do conceito de imponderabilidade para oensino médio, por meio da realização de três experimentos: i) em um elevador real, ii) emum elevador em miniatura, construído p ara ser utilizado por professores em sala de aula eiii) a construção de um experimento que se utiliza de um circuito eletrônico, que visademonstrar, de forma análoga, os efeitos da imponderabilidade nos astronautas da EstaçãoEspacial. Para isso, passamo s por uma breve revisão do conceito de imponderabilidade euma discussão sobre a experimentação no ensino de física, abordando a importância destaspráticas quando preocupadas com o ensino de ciência e da atividade científica. Por fim,sugerimos um procedi mento didático contendo estes experimentos, utilizando se dealgumas asserções sobre o ensino do método científico. Desta forma, consideramos que asatividades experimentais, além de serem elaboradas para a compreensão de umdeterminado conteúdo, devem ser sempre pensadas, sobretudo, no contexto daconstrução do conhecimento científico. |
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Por que os astronautas “flutuam”? A representação do princípio da imponderabilidade em experimentos desenvolvidos para o ensino médioEnsino-Aprendizagem: Métodos e Técnicas de EnsinoExperimentação; Ensino de Física; EpistemologiaMuitos estudantes saem do ensino médio sem conseguir identificar saberes básicos de físicaem seu cotidiano, e quando o fazem, na maioria das vezes, não são capazes de transporeste conhecimento a situações distant es do seu dia a dia. Assim, apresentamos nessetrabalho uma proposta de desenvolvimento do conceito de imponderabilidade para oensino médio, por meio da realização de três experimentos: i) em um elevador real, ii) emum elevador em miniatura, construído p ara ser utilizado por professores em sala de aula eiii) a construção de um experimento que se utiliza de um circuito eletrônico, que visademonstrar, de forma análoga, os efeitos da imponderabilidade nos astronautas da EstaçãoEspacial. Para isso, passamo s por uma breve revisão do conceito de imponderabilidade euma discussão sobre a experimentação no ensino de física, abordando a importância destaspráticas quando preocupadas com o ensino de ciência e da atividade científica. Por fim,sugerimos um procedi mento didático contendo estes experimentos, utilizando se dealgumas asserções sobre o ensino do método científico. Desta forma, consideramos que asatividades experimentais, além de serem elaboradas para a compreensão de umdeterminado conteúdo, devem ser sempre pensadas, sobretudo, no contexto daconstrução do conhecimento científico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gorges, LeopoldoDums, Egon HenriqueMendonça, Ana Paula Aguiar de2022-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1352710.3895/rbect.v15n2.13527Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13527/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13527/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13527Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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