Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cintia Azevedo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carletto, Márcia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791
Resumo: O presente estudo tem por objetivo de limitar possibilidades curriculares para o  desenvolvimento  dos  valores  da  sustentabilidade,  considerando-se qualquer nível de ensino. A proposta, construída a partir de pesquisa bibliográfica, tece considerações sobre os paradigmas que  interferem no conceito de meio ambiente e em sua  abordagem no currículo e aponta os estudos CTS e a metodologia freiriana como possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento dos valores supracitados. A visão de mundo fragmentada interfere na abordagem dos conteúdos e na concepção ideológica sobre o que é desenvolvimento social, afetando o sentido atribuído aos mesmos. Assim,o modo como os conteúdos curriculares são trabalhados, na esfera cognitiva, oferece elementos para que o aluno tome  decisões valorativas sobre os mesmos, na esfera afetiva. Os resultados indicam que os referenciais CTS e  a metodologia freiriana são complementares entre si e oferecem subsídio ao desenvolvimento dos valores da sustentabilidade.
id UTFPR-7_38a510b19aabd4f9ea400829827cb02c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/791
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidadeO presente estudo tem por objetivo de limitar possibilidades curriculares para o  desenvolvimento  dos  valores  da  sustentabilidade,  considerando-se qualquer nível de ensino. A proposta, construída a partir de pesquisa bibliográfica, tece considerações sobre os paradigmas que  interferem no conceito de meio ambiente e em sua  abordagem no currículo e aponta os estudos CTS e a metodologia freiriana como possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento dos valores supracitados. A visão de mundo fragmentada interfere na abordagem dos conteúdos e na concepção ideológica sobre o que é desenvolvimento social, afetando o sentido atribuído aos mesmos. Assim,o modo como os conteúdos curriculares são trabalhados, na esfera cognitiva, oferece elementos para que o aluno tome  decisões valorativas sobre os mesmos, na esfera afetiva. Os resultados indicam que os referenciais CTS e  a metodologia freiriana são complementares entre si e oferecem subsídio ao desenvolvimento dos valores da sustentabilidade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gonçalves, Cintia AzevedoCarletto, Márcia Regina2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/79110.3895/S1982-873X2010000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791/610Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/791Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
title Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
spellingShingle Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
Gonçalves, Cintia Azevedo
title_short Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
title_full Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
title_fullStr Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
title_full_unstemmed Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
title_sort Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
author Gonçalves, Cintia Azevedo
author_facet Gonçalves, Cintia Azevedo
Carletto, Márcia Regina
author_role author
author2 Carletto, Márcia Regina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Cintia Azevedo
Carletto, Márcia Regina
description O presente estudo tem por objetivo de limitar possibilidades curriculares para o  desenvolvimento  dos  valores  da  sustentabilidade,  considerando-se qualquer nível de ensino. A proposta, construída a partir de pesquisa bibliográfica, tece considerações sobre os paradigmas que  interferem no conceito de meio ambiente e em sua  abordagem no currículo e aponta os estudos CTS e a metodologia freiriana como possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento dos valores supracitados. A visão de mundo fragmentada interfere na abordagem dos conteúdos e na concepção ideológica sobre o que é desenvolvimento social, afetando o sentido atribuído aos mesmos. Assim,o modo como os conteúdos curriculares são trabalhados, na esfera cognitiva, oferece elementos para que o aluno tome  decisões valorativas sobre os mesmos, na esfera afetiva. Os resultados indicam que os referenciais CTS e  a metodologia freiriana são complementares entre si e oferecem subsídio ao desenvolvimento dos valores da sustentabilidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791
10.3895/S1982-873X2010000300006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791/610
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871869378560