Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo de limitar possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade, considerando-se qualquer nível de ensino. A proposta, construída a partir de pesquisa bibliográfica, tece considerações sobre os paradigmas que interferem no conceito de meio ambiente e em sua abordagem no currículo e aponta os estudos CTS e a metodologia freiriana como possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento dos valores supracitados. A visão de mundo fragmentada interfere na abordagem dos conteúdos e na concepção ideológica sobre o que é desenvolvimento social, afetando o sentido atribuído aos mesmos. Assim,o modo como os conteúdos curriculares são trabalhados, na esfera cognitiva, oferece elementos para que o aluno tome decisões valorativas sobre os mesmos, na esfera afetiva. Os resultados indicam que os referenciais CTS e a metodologia freiriana são complementares entre si e oferecem subsídio ao desenvolvimento dos valores da sustentabilidade. |
id |
UTFPR-7_38a510b19aabd4f9ea400829827cb02c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/791 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidadeO presente estudo tem por objetivo de limitar possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade, considerando-se qualquer nível de ensino. A proposta, construída a partir de pesquisa bibliográfica, tece considerações sobre os paradigmas que interferem no conceito de meio ambiente e em sua abordagem no currículo e aponta os estudos CTS e a metodologia freiriana como possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento dos valores supracitados. A visão de mundo fragmentada interfere na abordagem dos conteúdos e na concepção ideológica sobre o que é desenvolvimento social, afetando o sentido atribuído aos mesmos. Assim,o modo como os conteúdos curriculares são trabalhados, na esfera cognitiva, oferece elementos para que o aluno tome decisões valorativas sobre os mesmos, na esfera afetiva. Os resultados indicam que os referenciais CTS e a metodologia freiriana são complementares entre si e oferecem subsídio ao desenvolvimento dos valores da sustentabilidade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gonçalves, Cintia AzevedoCarletto, Márcia Regina2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/79110.3895/S1982-873X2010000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791/610Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/791Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade |
title |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade |
spellingShingle |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade Gonçalves, Cintia Azevedo |
title_short |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade |
title_full |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade |
title_fullStr |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade |
title_sort |
Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade |
author |
Gonçalves, Cintia Azevedo |
author_facet |
Gonçalves, Cintia Azevedo Carletto, Márcia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Carletto, Márcia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Cintia Azevedo Carletto, Márcia Regina |
description |
O presente estudo tem por objetivo de limitar possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade, considerando-se qualquer nível de ensino. A proposta, construída a partir de pesquisa bibliográfica, tece considerações sobre os paradigmas que interferem no conceito de meio ambiente e em sua abordagem no currículo e aponta os estudos CTS e a metodologia freiriana como possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento dos valores supracitados. A visão de mundo fragmentada interfere na abordagem dos conteúdos e na concepção ideológica sobre o que é desenvolvimento social, afetando o sentido atribuído aos mesmos. Assim,o modo como os conteúdos curriculares são trabalhados, na esfera cognitiva, oferece elementos para que o aluno tome decisões valorativas sobre os mesmos, na esfera afetiva. Os resultados indicam que os referenciais CTS e a metodologia freiriana são complementares entre si e oferecem subsídio ao desenvolvimento dos valores da sustentabilidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791 10.3895/S1982-873X2010000300006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2010000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/791/610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871869378560 |