Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552 |
Resumo: | Neste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de licenciatura em matemática que atendam as demandas da prática pedagógica de professores da educação básica, tecemos considerações sobre a formação inicial de professores de matemática. As discussões das situações e a produção escrita dos licenciandos podem servir de base para atividades formativas com futuros professores, que ultrapassem a categorização da formação Matemática e da Pedagógica. |
id |
UTFPR-7_408db6de98b478592ca26001618f8fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/552 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de MatemáticaNeste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de licenciatura em matemática que atendam as demandas da prática pedagógica de professores da educação básica, tecemos considerações sobre a formação inicial de professores de matemática. As discussões das situações e a produção escrita dos licenciandos podem servir de base para atividades formativas com futuros professores, que ultrapassem a categorização da formação Matemática e da Pedagógica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Angelo, Claudia Lausdos Santos, João Ricardo ViolaMelão, Walderez Soares2010-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/55210.3895/S1982-873X2009000300004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552/490Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/552Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
spellingShingle |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática Angelo, Claudia Laus |
title_short |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_full |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_fullStr |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_sort |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
author |
Angelo, Claudia Laus |
author_facet |
Angelo, Claudia Laus dos Santos, João Ricardo Viola Melão, Walderez Soares |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, João Ricardo Viola Melão, Walderez Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo, Claudia Laus dos Santos, João Ricardo Viola Melão, Walderez Soares |
description |
Neste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de licenciatura em matemática que atendam as demandas da prática pedagógica de professores da educação básica, tecemos considerações sobre a formação inicial de professores de matemática. As discussões das situações e a produção escrita dos licenciandos podem servir de base para atividades formativas com futuros professores, que ultrapassem a categorização da formação Matemática e da Pedagógica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552 10.3895/S1982-873X2009000300004 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2009000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552/490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871427928064 |