O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453 |
Resumo: | No desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epistemológico e ontológico, uma vez que os modelos de representação são usados em recursos para uso público (livros didáticos, televisão, vídeos do YouTube, entre outros) e tendem a mostrar fraquezas em sua construção e organização. Neste artigo, queremos mostrar como os livros escolares apresentam um conteúdo de química e poder oferecer uma sequência de ensino e aprendizagem alternativa com níveis progressivos de visualização apoiados pela tecnologia (Realidade Aumentada), com o objetivo de promover essa capacidade nos estudantes. |
id |
UTFPR-7_4254749b674c2a783d613edce9410247 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8453 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualizaçãoThe teaching of the Bohr atomic model in textbooks and a new proposal to promote the visualization through the use of augmented reality9.05.00.00-8sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentadaTeaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented realityNo desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epistemológico e ontológico, uma vez que os modelos de representação são usados em recursos para uso público (livros didáticos, televisão, vídeos do YouTube, entre outros) e tendem a mostrar fraquezas em sua construção e organização. Neste artigo, queremos mostrar como os livros escolares apresentam um conteúdo de química e poder oferecer uma sequência de ensino e aprendizagem alternativa com níveis progressivos de visualização apoiados pela tecnologia (Realidade Aumentada), com o objetivo de promover essa capacidade nos estudantes. In the development of scientific ideas, visualization is a fundamental axis in the construction of knowledge, because the modelling of ideas and the continuous movement of levels of representation are common for the explanation of natural phenomena. The visualization considers an epistemological and ontological problem, because representation models are used in resources for public use (textbooks, television, videos, among others) and tend to show weaknesses in their construction and organization. In this article, we first want to see how textbooks present a content in chemistry, and then offer a sequence of alternative teaching and learning with visualization levels through technological inclusion (augmented reality) in order to promote this capacity in student’s high school.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Merino, CristianBernal, SergioGallardo, FelipeCândido, NataliaStruchiner, Miriam2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/845310.3895/rbect.v11n2.8453Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:15:06Zoai:periodicos.utfpr:article/8453Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:15:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização The teaching of the Bohr atomic model in textbooks and a new proposal to promote the visualization through the use of augmented reality |
title |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização |
spellingShingle |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização Merino, Cristian 9.05.00.00-8 sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentada Teaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented reality |
title_short |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização |
title_full |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização |
title_fullStr |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização |
title_full_unstemmed |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização |
title_sort |
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização |
author |
Merino, Cristian |
author_facet |
Merino, Cristian Bernal, Sergio Gallardo, Felipe Cândido, Natalia Struchiner, Miriam |
author_role |
author |
author2 |
Bernal, Sergio Gallardo, Felipe Cândido, Natalia Struchiner, Miriam |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merino, Cristian Bernal, Sergio Gallardo, Felipe Cândido, Natalia Struchiner, Miriam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
9.05.00.00-8 sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentada Teaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented reality |
topic |
9.05.00.00-8 sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentada Teaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented reality |
description |
No desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epistemológico e ontológico, uma vez que os modelos de representação são usados em recursos para uso público (livros didáticos, televisão, vídeos do YouTube, entre outros) e tendem a mostrar fraquezas em sua construção e organização. Neste artigo, queremos mostrar como os livros escolares apresentam um conteúdo de química e poder oferecer uma sequência de ensino e aprendizagem alternativa com níveis progressivos de visualização apoiados pela tecnologia (Realidade Aumentada), com o objetivo de promover essa capacidade nos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453 10.3895/rbect.v11n2.8453 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n2.8453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872070705152 |