O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merino, Cristian
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bernal, Sergio, Gallardo, Felipe, Cândido, Natalia, Struchiner, Miriam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453
Resumo: No desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epistemológico e ontológico, uma vez que os modelos de representação são usados em recursos para uso público (livros didáticos, televisão, vídeos do YouTube, entre outros) e tendem a mostrar fraquezas em sua construção e organização. Neste artigo, queremos mostrar como os livros escolares apresentam um conteúdo de química e poder oferecer uma sequência de ensino e aprendizagem alternativa com níveis progressivos de visualização apoiados pela tecnologia (Realidade Aumentada), com o objetivo de promover essa capacidade nos estudantes. 
id UTFPR-7_4254749b674c2a783d613edce9410247
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8453
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualizaçãoThe teaching of the Bohr atomic model in textbooks and a new proposal to promote the visualization through the use of augmented reality9.05.00.00-8sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentadaTeaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented realityNo desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epistemológico e ontológico, uma vez que os modelos de representação são usados em recursos para uso público (livros didáticos, televisão, vídeos do YouTube, entre outros) e tendem a mostrar fraquezas em sua construção e organização. Neste artigo, queremos mostrar como os livros escolares apresentam um conteúdo de química e poder oferecer uma sequência de ensino e aprendizagem alternativa com níveis progressivos de visualização apoiados pela tecnologia (Realidade Aumentada), com o objetivo de promover essa capacidade nos estudantes. In the development of scientific ideas, visualization is a fundamental axis in the construction of knowledge, because the modelling of ideas and the continuous movement of levels of representation are common for the explanation of natural phenomena. The visualization considers an epistemological and ontological problem, because representation models are used in resources for public use (textbooks, television, videos, among others) and tend to show weaknesses in their construction and organization. In this article, we first want to see how textbooks present a content in chemistry, and then offer a sequence of alternative teaching and learning with visualization levels through technological inclusion (augmented reality) in order to promote this capacity in student’s high school.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Merino, CristianBernal, SergioGallardo, FelipeCândido, NataliaStruchiner, Miriam2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/845310.3895/rbect.v11n2.8453Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:15:06Zoai:periodicos.utfpr:article/8453Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:15:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
The teaching of the Bohr atomic model in textbooks and a new proposal to promote the visualization through the use of augmented reality
title O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
spellingShingle O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
Merino, Cristian
9.05.00.00-8
sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentada
Teaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented reality
title_short O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_full O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_fullStr O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_full_unstemmed O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_sort O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
author Merino, Cristian
author_facet Merino, Cristian
Bernal, Sergio
Gallardo, Felipe
Cândido, Natalia
Struchiner, Miriam
author_role author
author2 Bernal, Sergio
Gallardo, Felipe
Cândido, Natalia
Struchiner, Miriam
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Merino, Cristian
Bernal, Sergio
Gallardo, Felipe
Cândido, Natalia
Struchiner, Miriam
dc.subject.por.fl_str_mv 9.05.00.00-8
sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentada
Teaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented reality
topic 9.05.00.00-8
sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentada
Teaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented reality
description No desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epistemológico e ontológico, uma vez que os modelos de representação são usados em recursos para uso público (livros didáticos, televisão, vídeos do YouTube, entre outros) e tendem a mostrar fraquezas em sua construção e organização. Neste artigo, queremos mostrar como os livros escolares apresentam um conteúdo de química e poder oferecer uma sequência de ensino e aprendizagem alternativa com níveis progressivos de visualização apoiados pela tecnologia (Realidade Aumentada), com o objetivo de promover essa capacidade nos estudantes. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453
10.3895/rbect.v11n2.8453
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n2.8453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872070705152