Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuanon, Átima Clemente Alves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Diniz, Raphael Hermano Santos, Nascimento, Luiziane Helena do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integrantes da prática de ensino, na construção e utilização de recursos didáticos. Participaram desse trabalho alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Buscou-se discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos favorecendo o processo de aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os resultados apontaram a necessidade de diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmaram a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos entenderam que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico.
id UTFPR-7_43c74af1e12af5fd5f2fc75b251c62a0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/787
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docenteO objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integrantes da prática de ensino, na construção e utilização de recursos didáticos. Participaram desse trabalho alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Buscou-se discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos favorecendo o processo de aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os resultados apontaram a necessidade de diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmaram a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos entenderam que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zuanon, Átima Clemente AlvesDiniz, Raphael Hermano SantosNascimento, Luiziane Helena do2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/78710.3895/S1982-873X2010000300004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787/606Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/787Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
spellingShingle Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
Zuanon, Átima Clemente Alves
title_short Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_full Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_fullStr Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_full_unstemmed Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_sort Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
author Zuanon, Átima Clemente Alves
author_facet Zuanon, Átima Clemente Alves
Diniz, Raphael Hermano Santos
Nascimento, Luiziane Helena do
author_role author
author2 Diniz, Raphael Hermano Santos
Nascimento, Luiziane Helena do
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuanon, Átima Clemente Alves
Diniz, Raphael Hermano Santos
Nascimento, Luiziane Helena do
description O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integrantes da prática de ensino, na construção e utilização de recursos didáticos. Participaram desse trabalho alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Buscou-se discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos favorecendo o processo de aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os resultados apontaram a necessidade de diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmaram a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos entenderam que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787
10.3895/S1982-873X2010000300004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787/606
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870872182784