Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Carla Daniela
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Balbino Lisboa, Thaís de Fátima, Vieira de Almeida, Shiderlene, Calijuri, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989
Resumo: O artigo propõe uma atividade didática integradora (ADI) que contempla a inter-relação de disciplinas da área de recursos hídricos com base em um cenário atual: o uso da água na Bacia do Alto Paranapanema (BALPA). O referido cenário suscita um tema fundamental na formação de profissionais que atuarão na gestão de recursos naturais: a crise hídrica. Temos como objetivo: “analisar a dinâmica do uso do solo e suas implicações sobre a disponibilidade de água na bacia do Alto Paranapanema”. Os métodos de pesquisa orientam-se no desenvolvimento de um diagnóstico da disponibilidade hídrica da BALPA e de sua relação com o uso do solo por meio das seguintes estratégias: análise de dados secundários referentes ao uso do solo e demanda de água pelos usos identificados, cálculo do balanço hídrico climatológico da bacia e consulta a documentos institucionais. Todas as fontes sugeridas estão disponíveis ao público. Nos resultados descreve-se a atividade desenvolvida, sendo que ela integra conteúdos de oito disciplinas e contempla 11 etapas, que subsidiam os acadêmicos para responder a seis questões que norteiam a atividade. Conclui-se que, em termos de resultados de aprendizagem, considera-se que a ADI pode impulsionar o desenvolvimento de competências esperadas para o egresso do curso de engenharia ambiental, dentre as quais destaca-se a cooperação, criatividade, autonomia e sobretudo, a capacidade de aprender a aprender. Adicionalmente, a atividade promoverá a consolidação de conhecimentos oriundos das diferentes unidades curriculares, necessários para a gestão dos recursos hídricos na escala da bacia hidrográfica ao mesmo tempo em que são sugeridas formas de elaboração de rubricas de avaliação e de aplicação da ADI.
id UTFPR-7_43f20c4a5b22ade705183c33a1c01c93
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14989
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental3.07.00.00-0 Engenharia Sanitária; 3.07.01.00-7 Recursos HídricosInterdisciplinaridade; Recursos Hídricos; EngenhariasO artigo propõe uma atividade didática integradora (ADI) que contempla a inter-relação de disciplinas da área de recursos hídricos com base em um cenário atual: o uso da água na Bacia do Alto Paranapanema (BALPA). O referido cenário suscita um tema fundamental na formação de profissionais que atuarão na gestão de recursos naturais: a crise hídrica. Temos como objetivo: “analisar a dinâmica do uso do solo e suas implicações sobre a disponibilidade de água na bacia do Alto Paranapanema”. Os métodos de pesquisa orientam-se no desenvolvimento de um diagnóstico da disponibilidade hídrica da BALPA e de sua relação com o uso do solo por meio das seguintes estratégias: análise de dados secundários referentes ao uso do solo e demanda de água pelos usos identificados, cálculo do balanço hídrico climatológico da bacia e consulta a documentos institucionais. Todas as fontes sugeridas estão disponíveis ao público. Nos resultados descreve-se a atividade desenvolvida, sendo que ela integra conteúdos de oito disciplinas e contempla 11 etapas, que subsidiam os acadêmicos para responder a seis questões que norteiam a atividade. Conclui-se que, em termos de resultados de aprendizagem, considera-se que a ADI pode impulsionar o desenvolvimento de competências esperadas para o egresso do curso de engenharia ambiental, dentre as quais destaca-se a cooperação, criatividade, autonomia e sobretudo, a capacidade de aprender a aprender. Adicionalmente, a atividade promoverá a consolidação de conhecimentos oriundos das diferentes unidades curriculares, necessários para a gestão dos recursos hídricos na escala da bacia hidrográfica ao mesmo tempo em que são sugeridas formas de elaboração de rubricas de avaliação e de aplicação da ADI.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Escola de Engenharia da São Carlos/USP, Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do SinoCâmara, Carla DanielaBalbino Lisboa, Thaís de FátimaVieira de Almeida, ShiderleneCalijuri, Maria do Carmo2024-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1498910.3895/rbect.v17n1.14989Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 20241982-873X10.3895/rbect.v17n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989/pdf_1Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-09T18:58:28Zoai:periodicos.utfpr:article/14989Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-03-09T18:58:28Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
title Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
spellingShingle Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
Câmara, Carla Daniela
3.07.00.00-0 Engenharia Sanitária; 3.07.01.00-7 Recursos Hídricos
Interdisciplinaridade; Recursos Hídricos; Engenharias
title_short Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
title_full Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
title_fullStr Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
title_full_unstemmed Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
title_sort Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
author Câmara, Carla Daniela
author_facet Câmara, Carla Daniela
Balbino Lisboa, Thaís de Fátima
Vieira de Almeida, Shiderlene
Calijuri, Maria do Carmo
author_role author
author2 Balbino Lisboa, Thaís de Fátima
Vieira de Almeida, Shiderlene
Calijuri, Maria do Carmo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Escola de Engenharia da São Carlos/USP, Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Carla Daniela
Balbino Lisboa, Thaís de Fátima
Vieira de Almeida, Shiderlene
Calijuri, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv 3.07.00.00-0 Engenharia Sanitária; 3.07.01.00-7 Recursos Hídricos
Interdisciplinaridade; Recursos Hídricos; Engenharias
topic 3.07.00.00-0 Engenharia Sanitária; 3.07.01.00-7 Recursos Hídricos
Interdisciplinaridade; Recursos Hídricos; Engenharias
description O artigo propõe uma atividade didática integradora (ADI) que contempla a inter-relação de disciplinas da área de recursos hídricos com base em um cenário atual: o uso da água na Bacia do Alto Paranapanema (BALPA). O referido cenário suscita um tema fundamental na formação de profissionais que atuarão na gestão de recursos naturais: a crise hídrica. Temos como objetivo: “analisar a dinâmica do uso do solo e suas implicações sobre a disponibilidade de água na bacia do Alto Paranapanema”. Os métodos de pesquisa orientam-se no desenvolvimento de um diagnóstico da disponibilidade hídrica da BALPA e de sua relação com o uso do solo por meio das seguintes estratégias: análise de dados secundários referentes ao uso do solo e demanda de água pelos usos identificados, cálculo do balanço hídrico climatológico da bacia e consulta a documentos institucionais. Todas as fontes sugeridas estão disponíveis ao público. Nos resultados descreve-se a atividade desenvolvida, sendo que ela integra conteúdos de oito disciplinas e contempla 11 etapas, que subsidiam os acadêmicos para responder a seis questões que norteiam a atividade. Conclui-se que, em termos de resultados de aprendizagem, considera-se que a ADI pode impulsionar o desenvolvimento de competências esperadas para o egresso do curso de engenharia ambiental, dentre as quais destaca-se a cooperação, criatividade, autonomia e sobretudo, a capacidade de aprender a aprender. Adicionalmente, a atividade promoverá a consolidação de conhecimentos oriundos das diferentes unidades curriculares, necessários para a gestão dos recursos hídricos na escala da bacia hidrográfica ao mesmo tempo em que são sugeridas formas de elaboração de rubricas de avaliação e de aplicação da ADI.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989
10.3895/rbect.v17n1.14989
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v17n1.14989
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024
1982-873X
10.3895/rbect.v17n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789854752768