Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989 |
Resumo: | O artigo propõe uma atividade didática integradora (ADI) que contempla a inter-relação de disciplinas da área de recursos hídricos com base em um cenário atual: o uso da água na Bacia do Alto Paranapanema (BALPA). O referido cenário suscita um tema fundamental na formação de profissionais que atuarão na gestão de recursos naturais: a crise hídrica. Temos como objetivo: “analisar a dinâmica do uso do solo e suas implicações sobre a disponibilidade de água na bacia do Alto Paranapanema”. Os métodos de pesquisa orientam-se no desenvolvimento de um diagnóstico da disponibilidade hídrica da BALPA e de sua relação com o uso do solo por meio das seguintes estratégias: análise de dados secundários referentes ao uso do solo e demanda de água pelos usos identificados, cálculo do balanço hídrico climatológico da bacia e consulta a documentos institucionais. Todas as fontes sugeridas estão disponíveis ao público. Nos resultados descreve-se a atividade desenvolvida, sendo que ela integra conteúdos de oito disciplinas e contempla 11 etapas, que subsidiam os acadêmicos para responder a seis questões que norteiam a atividade. Conclui-se que, em termos de resultados de aprendizagem, considera-se que a ADI pode impulsionar o desenvolvimento de competências esperadas para o egresso do curso de engenharia ambiental, dentre as quais destaca-se a cooperação, criatividade, autonomia e sobretudo, a capacidade de aprender a aprender. Adicionalmente, a atividade promoverá a consolidação de conhecimentos oriundos das diferentes unidades curriculares, necessários para a gestão dos recursos hídricos na escala da bacia hidrográfica ao mesmo tempo em que são sugeridas formas de elaboração de rubricas de avaliação e de aplicação da ADI. |
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Atividade Didática Integradora na área de recursos hídricos: uma proposta para Engenharia Ambiental3.07.00.00-0 Engenharia Sanitária; 3.07.01.00-7 Recursos HídricosInterdisciplinaridade; Recursos Hídricos; EngenhariasO artigo propõe uma atividade didática integradora (ADI) que contempla a inter-relação de disciplinas da área de recursos hídricos com base em um cenário atual: o uso da água na Bacia do Alto Paranapanema (BALPA). O referido cenário suscita um tema fundamental na formação de profissionais que atuarão na gestão de recursos naturais: a crise hídrica. Temos como objetivo: “analisar a dinâmica do uso do solo e suas implicações sobre a disponibilidade de água na bacia do Alto Paranapanema”. Os métodos de pesquisa orientam-se no desenvolvimento de um diagnóstico da disponibilidade hídrica da BALPA e de sua relação com o uso do solo por meio das seguintes estratégias: análise de dados secundários referentes ao uso do solo e demanda de água pelos usos identificados, cálculo do balanço hídrico climatológico da bacia e consulta a documentos institucionais. Todas as fontes sugeridas estão disponíveis ao público. Nos resultados descreve-se a atividade desenvolvida, sendo que ela integra conteúdos de oito disciplinas e contempla 11 etapas, que subsidiam os acadêmicos para responder a seis questões que norteiam a atividade. Conclui-se que, em termos de resultados de aprendizagem, considera-se que a ADI pode impulsionar o desenvolvimento de competências esperadas para o egresso do curso de engenharia ambiental, dentre as quais destaca-se a cooperação, criatividade, autonomia e sobretudo, a capacidade de aprender a aprender. Adicionalmente, a atividade promoverá a consolidação de conhecimentos oriundos das diferentes unidades curriculares, necessários para a gestão dos recursos hídricos na escala da bacia hidrográfica ao mesmo tempo em que são sugeridas formas de elaboração de rubricas de avaliação e de aplicação da ADI.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Escola de Engenharia da São Carlos/USP, Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do SinoCâmara, Carla DanielaBalbino Lisboa, Thaís de FátimaVieira de Almeida, ShiderleneCalijuri, Maria do Carmo2024-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1498910.3895/rbect.v17n1.14989Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 20241982-873X10.3895/rbect.v17n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14989/pdf_1Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-09T18:58:28Zoai:periodicos.utfpr:article/14989Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-03-09T18:58:28Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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