O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Caio Castro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Castro, Rafael Gil, Motokane, Marcelo Tadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773
Resumo: O artigo analisa como é abordado o conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia do ensino médio, tendo em vista a importância deste material instrucional no contexto escolar, assim como a relevância deste conceito no currículo de biologia, especialmente para a compreensão de fenômenos ecológicos. Utilizando referenciais da transposição didática, do paradigma indiciário e da ecologia, observou-se que os livros didáticos analisados apresentam uma abordagem que pode limitar a compreensão dos estudantes sobre interações ecológicas. Assim, este trabalho aponta a necessidade de planejar melhor a transposição didática de conceitos ecológicos de modo a diminuir o distanciamento entre a ecologia profissional (acadêmica) e a ecologia escolar.
id UTFPR-7_44d5b0d048f771fb6862dacb3472c927
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2773
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologiaO artigo analisa como é abordado o conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia do ensino médio, tendo em vista a importância deste material instrucional no contexto escolar, assim como a relevância deste conceito no currículo de biologia, especialmente para a compreensão de fenômenos ecológicos. Utilizando referenciais da transposição didática, do paradigma indiciário e da ecologia, observou-se que os livros didáticos analisados apresentam uma abordagem que pode limitar a compreensão dos estudantes sobre interações ecológicas. Assim, este trabalho aponta a necessidade de planejar melhor a transposição didática de conceitos ecológicos de modo a diminuir o distanciamento entre a ecologia profissional (acadêmica) e a ecologia escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES e CNPqFreire, Caio Castrode Castro, Rafael GilMotokane, Marcelo Tadeu2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/277310.3895/rbect.v9n2.2773Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773/pdfDireitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-21T22:21:47Zoai:periodicos.utfpr:article/2773Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-12-21T22:21:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
title O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
spellingShingle O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
Freire, Caio Castro
title_short O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
title_full O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
title_fullStr O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
title_full_unstemmed O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
title_sort O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
author Freire, Caio Castro
author_facet Freire, Caio Castro
de Castro, Rafael Gil
Motokane, Marcelo Tadeu
author_role author
author2 de Castro, Rafael Gil
Motokane, Marcelo Tadeu
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES e CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Caio Castro
de Castro, Rafael Gil
Motokane, Marcelo Tadeu
description O artigo analisa como é abordado o conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia do ensino médio, tendo em vista a importância deste material instrucional no contexto escolar, assim como a relevância deste conceito no currículo de biologia, especialmente para a compreensão de fenômenos ecológicos. Utilizando referenciais da transposição didática, do paradigma indiciário e da ecologia, observou-se que os livros didáticos analisados apresentam uma abordagem que pode limitar a compreensão dos estudantes sobre interações ecológicas. Assim, este trabalho aponta a necessidade de planejar melhor a transposição didática de conceitos ecológicos de modo a diminuir o distanciamento entre a ecologia profissional (acadêmica) e a ecologia escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773
10.3895/rbect.v9n2.2773
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n2.2773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870611087360