O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773 |
Resumo: | O artigo analisa como é abordado o conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia do ensino médio, tendo em vista a importância deste material instrucional no contexto escolar, assim como a relevância deste conceito no currículo de biologia, especialmente para a compreensão de fenômenos ecológicos. Utilizando referenciais da transposição didática, do paradigma indiciário e da ecologia, observou-se que os livros didáticos analisados apresentam uma abordagem que pode limitar a compreensão dos estudantes sobre interações ecológicas. Assim, este trabalho aponta a necessidade de planejar melhor a transposição didática de conceitos ecológicos de modo a diminuir o distanciamento entre a ecologia profissional (acadêmica) e a ecologia escolar. |
id |
UTFPR-7_44d5b0d048f771fb6862dacb3472c927 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2773 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologiaO artigo analisa como é abordado o conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia do ensino médio, tendo em vista a importância deste material instrucional no contexto escolar, assim como a relevância deste conceito no currículo de biologia, especialmente para a compreensão de fenômenos ecológicos. Utilizando referenciais da transposição didática, do paradigma indiciário e da ecologia, observou-se que os livros didáticos analisados apresentam uma abordagem que pode limitar a compreensão dos estudantes sobre interações ecológicas. Assim, este trabalho aponta a necessidade de planejar melhor a transposição didática de conceitos ecológicos de modo a diminuir o distanciamento entre a ecologia profissional (acadêmica) e a ecologia escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES e CNPqFreire, Caio Castrode Castro, Rafael GilMotokane, Marcelo Tadeu2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/277310.3895/rbect.v9n2.2773Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773/pdfDireitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-21T22:21:47Zoai:periodicos.utfpr:article/2773Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-12-21T22:21:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia |
title |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia |
spellingShingle |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia Freire, Caio Castro |
title_short |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia |
title_full |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia |
title_fullStr |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia |
title_full_unstemmed |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia |
title_sort |
O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia |
author |
Freire, Caio Castro |
author_facet |
Freire, Caio Castro de Castro, Rafael Gil Motokane, Marcelo Tadeu |
author_role |
author |
author2 |
de Castro, Rafael Gil Motokane, Marcelo Tadeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES e CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Caio Castro de Castro, Rafael Gil Motokane, Marcelo Tadeu |
description |
O artigo analisa como é abordado o conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia do ensino médio, tendo em vista a importância deste material instrucional no contexto escolar, assim como a relevância deste conceito no currículo de biologia, especialmente para a compreensão de fenômenos ecológicos. Utilizando referenciais da transposição didática, do paradigma indiciário e da ecologia, observou-se que os livros didáticos analisados apresentam uma abordagem que pode limitar a compreensão dos estudantes sobre interações ecológicas. Assim, este trabalho aponta a necessidade de planejar melhor a transposição didática de conceitos ecológicos de modo a diminuir o distanciamento entre a ecologia profissional (acadêmica) e a ecologia escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773 10.3895/rbect.v9n2.2773 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n2.2773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2773/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870611087360 |