O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Paulo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Ana Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449
Resumo: Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciências. Esta prática implica renovados papéis do professor e do aluno. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: a) promover uma abordagem prática e experimental das ciências; b) descrever o processo de construção de significados científicos de alguns temas curriculares; c) caracterizar o papel do professor e do aluno, no contexto dessa prática. Após a observação participante, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e gravações áudio das aulas. A análise dos diários permitiu identificar um conjunto de categorias relativas ao papel do professor e dos alunos na abordagem das ciências promovida na sala de aula. O processo de construção de significados é ilustrado, através da análise do caso da “flutuação e afundamento de objetos em água”.
id UTFPR-7_460a77a591d9e254f269dbdb9fcb4212
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1449
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciências. Esta prática implica renovados papéis do professor e do aluno. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: a) promover uma abordagem prática e experimental das ciências; b) descrever o processo de construção de significados científicos de alguns temas curriculares; c) caracterizar o papel do professor e do aluno, no contexto dessa prática. Após a observação participante, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e gravações áudio das aulas. A análise dos diários permitiu identificar um conjunto de categorias relativas ao papel do professor e dos alunos na abordagem das ciências promovida na sala de aula. O processo de construção de significados é ilustrado, através da análise do caso da “flutuação e afundamento de objetos em água”. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico - Universidade do MinhoVarela, PauloMartins, Ana Patrícia2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/144910.3895/S1982-873X2013000200006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449/1038Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-18T17:03:03Zoai:periodicos.utfpr:article/1449Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2013-09-18T17:03:03Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
spellingShingle O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
Varela, Paulo
title_short O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_full O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_fullStr O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_full_unstemmed O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_sort O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
author Varela, Paulo
author_facet Varela, Paulo
Martins, Ana Patrícia
author_role author
author2 Martins, Ana Patrícia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico - Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Paulo
Martins, Ana Patrícia
description Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciências. Esta prática implica renovados papéis do professor e do aluno. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: a) promover uma abordagem prática e experimental das ciências; b) descrever o processo de construção de significados científicos de alguns temas curriculares; c) caracterizar o papel do professor e do aluno, no contexto dessa prática. Após a observação participante, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e gravações áudio das aulas. A análise dos diários permitiu identificar um conjunto de categorias relativas ao papel do professor e dos alunos na abordagem das ciências promovida na sala de aula. O processo de construção de significados é ilustrado, através da análise do caso da “flutuação e afundamento de objetos em água”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449
10.3895/S1982-873X2013000200006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449/1038
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701813985902592