A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinski, Edson
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457
Resumo: Este artigo pretende analisar a contribuição da perspectiva histórica e sociocultural das ciências para pensar em uma aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica. Nesse texto realizam-se algumas reflexões, a partir dos estudos de Ludwig Fleck, Koyré e Bernal. Estes autores entendem a ciência como atividade social e histórica. Desse modo, podem ajudar a pensar uma nova perspectiva para os dilemas da educação tecnológica.
id UTFPR-7_499531d18906287b3eb0c361c44d6865
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/457
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica Este artigo pretende analisar a contribuição da perspectiva histórica e sociocultural das ciências para pensar em uma aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica. Nesse texto realizam-se algumas reflexões, a partir dos estudos de Ludwig Fleck, Koyré e Bernal. Estes autores entendem a ciência como atividade social e histórica. Desse modo, podem ajudar a pensar uma nova perspectiva para os dilemas da educação tecnológica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/45710.3895/S1982-873X2009000200004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457/338Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJacinski, Edson2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/457Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
title A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
spellingShingle A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
Jacinski, Edson
title_short A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
title_full A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
title_fullStr A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
title_full_unstemmed A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
title_sort A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
author Jacinski, Edson
author_facet Jacinski, Edson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinski, Edson
description Este artigo pretende analisar a contribuição da perspectiva histórica e sociocultural das ciências para pensar em uma aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica. Nesse texto realizam-se algumas reflexões, a partir dos estudos de Ludwig Fleck, Koyré e Bernal. Estes autores entendem a ciência como atividade social e histórica. Desse modo, podem ajudar a pensar uma nova perspectiva para os dilemas da educação tecnológica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457
10.3895/S1982-873X2009000200004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870507278336