O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021 |
Resumo: | O presente estudo investiga o uso das potencialidades pedagógicas do SIGAA como parte integradora das ações educativas em cursos técnicos na modalidade presencial. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a metodologia da pesquisa-ação e considerou a percepção dos sujeitos participantes e suas reflexões sobre o uso dos recursos do ambiente. Para a coleta de dados foram usados um questionário e recursos de Estatística do SIGAA, os registros e constatações dos pesquisadores e um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. Os três instrumentos de coleta de dados fornecem dados quantitativos e qualitativos usados para afirmar e/ou infirmar as percepções acerca do ambiente. Os resultados mostram que os participantes percebem a contribuição do Sistema no processo ensino-aprendizagem e o inferem como subutilizado. Com algumas ressalvas sobre o acesso via dispositivos móveis e instabilidades pontuais, o SIGAA facilita e amplia o acesso aos materiais e conteúdos didáticos trabalhados, contribui com a interação entre professor e aluno e auxilia nas ações avaliativas, destacando-se como provável aliado no cotidiano do ensino presencial. |
id |
UTFPR-7_49acf2e1ce1b3dd6e9abd94f5a20f963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11021 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônicaThe usage of SIGAA: a case study about the teaching learning process in the curricular component electric machines in the electroelectric technical course7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalAmbiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-açãoVirtual learning environment; Face-to-face teaching; Action research; SIGAA; Virtual classroomO presente estudo investiga o uso das potencialidades pedagógicas do SIGAA como parte integradora das ações educativas em cursos técnicos na modalidade presencial. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a metodologia da pesquisa-ação e considerou a percepção dos sujeitos participantes e suas reflexões sobre o uso dos recursos do ambiente. Para a coleta de dados foram usados um questionário e recursos de Estatística do SIGAA, os registros e constatações dos pesquisadores e um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. Os três instrumentos de coleta de dados fornecem dados quantitativos e qualitativos usados para afirmar e/ou infirmar as percepções acerca do ambiente. Os resultados mostram que os participantes percebem a contribuição do Sistema no processo ensino-aprendizagem e o inferem como subutilizado. Com algumas ressalvas sobre o acesso via dispositivos móveis e instabilidades pontuais, o SIGAA facilita e amplia o acesso aos materiais e conteúdos didáticos trabalhados, contribui com a interação entre professor e aluno e auxilia nas ações avaliativas, destacando-se como provável aliado no cotidiano do ensino presencial.This study investigates the usage of the pedagogical potentialities of SIGAA as an integral part of educational actions in technical courses in face-to-face teaching. This investigation has been developed using action research methodology and considered the research subject perceptions and their reflections about the usage of resources of the virtual learning environment. For data collection, a questionnaire, and the SIGAA Statistics resources, the researchers' records and findings and a semi-structured questionnaire applied to the participants were used. The results show that the participants of this study perceive the contribution of this System in the teaching learning process and suppose that it is underused, due to the lack of compatibility of smartphones. With some exceptions about access via mobile and punctual instabilities, the SIGAA facilitates and expands access to materials and didactic content worked, contributes with the interaction between teacher and student and assists in their exams, showing itself as an ally in face-to-face teaching.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto Federal de AlagoasLopes-Silva, Paulo WagnerGomes, Ednaldo Farias2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1102110.3895/rbect.v13n3.11021Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/11021/1486Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:06Zoai:periodicos.utfpr:article/11021Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica The usage of SIGAA: a case study about the teaching learning process in the curricular component electric machines in the electroelectric technical course |
title |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica |
spellingShingle |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica Lopes-Silva, Paulo Wagner 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Ambiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-ação Virtual learning environment; Face-to-face teaching; Action research; SIGAA; Virtual classroom |
title_short |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica |
title_full |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica |
title_fullStr |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica |
title_full_unstemmed |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica |
title_sort |
O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica |
author |
Lopes-Silva, Paulo Wagner |
author_facet |
Lopes-Silva, Paulo Wagner Gomes, Ednaldo Farias |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Ednaldo Farias |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Alagoas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes-Silva, Paulo Wagner Gomes, Ednaldo Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Ambiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-ação Virtual learning environment; Face-to-face teaching; Action research; SIGAA; Virtual classroom |
topic |
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Ambiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-ação Virtual learning environment; Face-to-face teaching; Action research; SIGAA; Virtual classroom |
description |
O presente estudo investiga o uso das potencialidades pedagógicas do SIGAA como parte integradora das ações educativas em cursos técnicos na modalidade presencial. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a metodologia da pesquisa-ação e considerou a percepção dos sujeitos participantes e suas reflexões sobre o uso dos recursos do ambiente. Para a coleta de dados foram usados um questionário e recursos de Estatística do SIGAA, os registros e constatações dos pesquisadores e um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. Os três instrumentos de coleta de dados fornecem dados quantitativos e qualitativos usados para afirmar e/ou infirmar as percepções acerca do ambiente. Os resultados mostram que os participantes percebem a contribuição do Sistema no processo ensino-aprendizagem e o inferem como subutilizado. Com algumas ressalvas sobre o acesso via dispositivos móveis e instabilidades pontuais, o SIGAA facilita e amplia o acesso aos materiais e conteúdos didáticos trabalhados, contribui com a interação entre professor e aluno e auxilia nas ações avaliativas, destacando-se como provável aliado no cotidiano do ensino presencial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021 10.3895/rbect.v13n3.11021 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n3.11021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/11021/1486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871001157632 |