O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes-Silva, Paulo Wagner
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Ednaldo Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021
Resumo: O presente estudo investiga o uso das potencialidades pedagógicas do SIGAA como parte integradora das ações educativas em cursos técnicos na modalidade presencial. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a metodologia da pesquisa-ação e considerou a percepção dos sujeitos participantes e suas reflexões sobre o uso dos recursos do ambiente. Para a coleta de dados foram usados um questionário e recursos de Estatística do SIGAA, os registros e constatações dos pesquisadores e um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. Os três instrumentos de coleta de dados fornecem dados quantitativos e qualitativos usados para afirmar e/ou infirmar as percepções acerca do ambiente. Os resultados mostram que os participantes percebem a contribuição do Sistema no processo ensino-aprendizagem e o inferem como subutilizado. Com algumas ressalvas sobre o acesso via dispositivos móveis e instabilidades pontuais, o SIGAA facilita e amplia o acesso aos materiais e conteúdos didáticos trabalhados, contribui com a interação entre professor e aluno e auxilia nas ações avaliativas, destacando-se como provável aliado no cotidiano do ensino presencial.
id UTFPR-7_49acf2e1ce1b3dd6e9abd94f5a20f963
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11021
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônicaThe usage of SIGAA: a case study about the teaching learning process in the curricular component electric machines in the electroelectric technical course7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalAmbiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-açãoVirtual learning environment; Face-to-face teaching; Action research; SIGAA; Virtual classroomO presente estudo investiga o uso das potencialidades pedagógicas do SIGAA como parte integradora das ações educativas em cursos técnicos na modalidade presencial. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a metodologia da pesquisa-ação e considerou a percepção dos sujeitos participantes e suas reflexões sobre o uso dos recursos do ambiente. Para a coleta de dados foram usados um questionário e recursos de Estatística do SIGAA, os registros e constatações dos pesquisadores e um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. Os três instrumentos de coleta de dados fornecem dados quantitativos e qualitativos usados para afirmar e/ou infirmar as percepções acerca do ambiente. Os resultados mostram que os participantes percebem a contribuição do Sistema no processo ensino-aprendizagem e o inferem como subutilizado. Com algumas ressalvas sobre o acesso via dispositivos móveis e instabilidades pontuais, o SIGAA facilita e amplia o acesso aos materiais e conteúdos didáticos trabalhados, contribui com a interação entre professor e aluno e auxilia nas ações avaliativas, destacando-se como provável aliado no cotidiano do ensino presencial.This study investigates the usage of the pedagogical potentialities of SIGAA as an integral part of educational actions in technical courses in face-to-face teaching. This investigation has been developed using action research methodology and considered the research subject perceptions and their reflections about the usage of resources of the virtual learning environment. For data collection, a questionnaire, and the SIGAA Statistics resources, the researchers' records and findings and a semi-structured questionnaire applied to the participants were used. The results show that the participants of this study perceive the contribution of this System in the teaching learning process and suppose that it is underused, due to the lack of compatibility of smartphones. With some exceptions about access via mobile and punctual instabilities, the SIGAA facilitates and expands access to materials and didactic content worked, contributes with the interaction between teacher and student and assists in their exams, showing itself as an ally in face-to-face teaching.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto Federal de AlagoasLopes-Silva, Paulo WagnerGomes, Ednaldo Farias2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1102110.3895/rbect.v13n3.11021Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/11021/1486Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:06Zoai:periodicos.utfpr:article/11021Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
The usage of SIGAA: a case study about the teaching learning process in the curricular component electric machines in the electroelectric technical course
title O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
spellingShingle O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
Lopes-Silva, Paulo Wagner
7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Ambiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-ação
Virtual learning environment; Face-to-face teaching; Action research; SIGAA; Virtual classroom
title_short O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
title_full O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
title_fullStr O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
title_full_unstemmed O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
title_sort O uso do SIGAA: um estudo de caso sobre o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular máquinas elétricas no curso técnico em eletroeletrônica
author Lopes-Silva, Paulo Wagner
author_facet Lopes-Silva, Paulo Wagner
Gomes, Ednaldo Farias
author_role author
author2 Gomes, Ednaldo Farias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Alagoas

dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes-Silva, Paulo Wagner
Gomes, Ednaldo Farias
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Ambiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-ação
Virtual learning environment; Face-to-face teaching; Action research; SIGAA; Virtual classroom
topic 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Ambiente virtual de ensino-aprendizagem; Ensino presencial; SIGAA; Turma virtual; Pesquisa-ação
Virtual learning environment; Face-to-face teaching; Action research; SIGAA; Virtual classroom
description O presente estudo investiga o uso das potencialidades pedagógicas do SIGAA como parte integradora das ações educativas em cursos técnicos na modalidade presencial. Esta pesquisa foi desenvolvida usando a metodologia da pesquisa-ação e considerou a percepção dos sujeitos participantes e suas reflexões sobre o uso dos recursos do ambiente. Para a coleta de dados foram usados um questionário e recursos de Estatística do SIGAA, os registros e constatações dos pesquisadores e um questionário semiestruturado aplicado aos participantes. Os três instrumentos de coleta de dados fornecem dados quantitativos e qualitativos usados para afirmar e/ou infirmar as percepções acerca do ambiente. Os resultados mostram que os participantes percebem a contribuição do Sistema no processo ensino-aprendizagem e o inferem como subutilizado. Com algumas ressalvas sobre o acesso via dispositivos móveis e instabilidades pontuais, o SIGAA facilita e amplia o acesso aos materiais e conteúdos didáticos trabalhados, contribui com a interação entre professor e aluno e auxilia nas ações avaliativas, destacando-se como provável aliado no cotidiano do ensino presencial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021
10.3895/rbect.v13n3.11021
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n3.11021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11021/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/11021/1486
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871001157632