Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denardin, Luciano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Rene William Morais de, Harres, João Batista Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla sobre como professores de física integram à sua prática docente vivências próximas à produção científica de fronteira na área. Neste estudo, é analisada a evolução de alguns indicadores do perfil acadêmico-profissional de professores participantes das edições anuais da Escola de Física do CERN em língua portuguesa. Oferecido desde 2009, este curso de formação continuada é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física. Foram analisados 103 currículos disponíveis na plataforma Lattes de professores que participaram das edições de 2009 a 2013. Os indicadores mostram que a participação na escola parece estar associada a uma maior produção acadêmica, por uma busca por maior titulação acadêmica e uma intensiva realização de atividades de divulgação científica.
id UTFPR-7_505eedad0090bf647f1761ffbac240f1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7517
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesaEvolution of the academic and professional profile of Brazilian teachers that attended the CERN Portuguese language teachers programmeTópicos Específicos de Educação - Educação PermanenteEscola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional.CERN Portuguese language teachers programme; Particle physics; Professional developmentEste trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla sobre como professores de física integram à sua prática docente vivências próximas à produção científica de fronteira na área. Neste estudo, é analisada a evolução de alguns indicadores do perfil acadêmico-profissional de professores participantes das edições anuais da Escola de Física do CERN em língua portuguesa. Oferecido desde 2009, este curso de formação continuada é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física. Foram analisados 103 currículos disponíveis na plataforma Lattes de professores que participaram das edições de 2009 a 2013. Os indicadores mostram que a participação na escola parece estar associada a uma maior produção acadêmica, por uma busca por maior titulação acadêmica e uma intensiva realização de atividades de divulgação científica.This work is part of a wider research on how physics teachers include in their teaching practice experiences near the border of scientific production in the field. In this study is analyzed the evolution of some indicators on the academic and professional profile of teachers who attended the annual editions of the CERN Portuguese Language Teachers Programme. Being offered since 2009, this in-service teacher education program has been offered annually by the Brazilian Physics Society. There were analyzed, on the Lattes Platform, 103 curriculums belonging to the teachers’ participant on the editions comprehended between 2009 and 2013. The indicators show that the participation on the school seem to be associated to higher academic production, greater search for advanced level academic degree and more intense realization of activities to disseminate science.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Denardin, LucianoLima, Rene William Morais deHarres, João Batista Siqueira2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/751710.3895/rbect.v12n3.7517Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:47Zoai:periodicos.utfpr:article/7517Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
Evolution of the academic and professional profile of Brazilian teachers that attended the CERN Portuguese language teachers programme
title Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
spellingShingle Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
Denardin, Luciano
Tópicos Específicos de Educação - Educação Permanente
Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional.
CERN Portuguese language teachers programme; Particle physics; Professional development
title_short Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
title_full Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
title_fullStr Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
title_full_unstemmed Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
title_sort Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
author Denardin, Luciano
author_facet Denardin, Luciano
Lima, Rene William Morais de
Harres, João Batista Siqueira
author_role author
author2 Lima, Rene William Morais de
Harres, João Batista Siqueira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Denardin, Luciano
Lima, Rene William Morais de
Harres, João Batista Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicos Específicos de Educação - Educação Permanente
Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional.
CERN Portuguese language teachers programme; Particle physics; Professional development
topic Tópicos Específicos de Educação - Educação Permanente
Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional.
CERN Portuguese language teachers programme; Particle physics; Professional development
description Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla sobre como professores de física integram à sua prática docente vivências próximas à produção científica de fronteira na área. Neste estudo, é analisada a evolução de alguns indicadores do perfil acadêmico-profissional de professores participantes das edições anuais da Escola de Física do CERN em língua portuguesa. Oferecido desde 2009, este curso de formação continuada é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física. Foram analisados 103 currículos disponíveis na plataforma Lattes de professores que participaram das edições de 2009 a 2013. Os indicadores mostram que a participação na escola parece estar associada a uma maior produção acadêmica, por uma busca por maior titulação acadêmica e uma intensiva realização de atividades de divulgação científica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517
10.3895/rbect.v12n3.7517
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n3.7517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871340896256