Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517 |
Resumo: | Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla sobre como professores de física integram à sua prática docente vivências próximas à produção científica de fronteira na área. Neste estudo, é analisada a evolução de alguns indicadores do perfil acadêmico-profissional de professores participantes das edições anuais da Escola de Física do CERN em língua portuguesa. Oferecido desde 2009, este curso de formação continuada é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física. Foram analisados 103 currículos disponíveis na plataforma Lattes de professores que participaram das edições de 2009 a 2013. Os indicadores mostram que a participação na escola parece estar associada a uma maior produção acadêmica, por uma busca por maior titulação acadêmica e uma intensiva realização de atividades de divulgação científica. |
id |
UTFPR-7_505eedad0090bf647f1761ffbac240f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7517 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesaEvolution of the academic and professional profile of Brazilian teachers that attended the CERN Portuguese language teachers programmeTópicos Específicos de Educação - Educação PermanenteEscola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional.CERN Portuguese language teachers programme; Particle physics; Professional developmentEste trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla sobre como professores de física integram à sua prática docente vivências próximas à produção científica de fronteira na área. Neste estudo, é analisada a evolução de alguns indicadores do perfil acadêmico-profissional de professores participantes das edições anuais da Escola de Física do CERN em língua portuguesa. Oferecido desde 2009, este curso de formação continuada é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física. Foram analisados 103 currículos disponíveis na plataforma Lattes de professores que participaram das edições de 2009 a 2013. Os indicadores mostram que a participação na escola parece estar associada a uma maior produção acadêmica, por uma busca por maior titulação acadêmica e uma intensiva realização de atividades de divulgação científica.This work is part of a wider research on how physics teachers include in their teaching practice experiences near the border of scientific production in the field. In this study is analyzed the evolution of some indicators on the academic and professional profile of teachers who attended the annual editions of the CERN Portuguese Language Teachers Programme. Being offered since 2009, this in-service teacher education program has been offered annually by the Brazilian Physics Society. There were analyzed, on the Lattes Platform, 103 curriculums belonging to the teachers’ participant on the editions comprehended between 2009 and 2013. The indicators show that the participation on the school seem to be associated to higher academic production, greater search for advanced level academic degree and more intense realization of activities to disseminate science.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Denardin, LucianoLima, Rene William Morais deHarres, João Batista Siqueira2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/751710.3895/rbect.v12n3.7517Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:47Zoai:periodicos.utfpr:article/7517Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa Evolution of the academic and professional profile of Brazilian teachers that attended the CERN Portuguese language teachers programme |
title |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa |
spellingShingle |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa Denardin, Luciano Tópicos Específicos de Educação - Educação Permanente Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional. CERN Portuguese language teachers programme; Particle physics; Professional development |
title_short |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa |
title_full |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa |
title_fullStr |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa |
title_sort |
Evolução do perfil acadêmico-profissional de professores brasileiros participantes da escola de física do CERN em língua portuguesa |
author |
Denardin, Luciano |
author_facet |
Denardin, Luciano Lima, Rene William Morais de Harres, João Batista Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Rene William Morais de Harres, João Batista Siqueira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Denardin, Luciano Lima, Rene William Morais de Harres, João Batista Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tópicos Específicos de Educação - Educação Permanente Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional. CERN Portuguese language teachers programme; Particle physics; Professional development |
topic |
Tópicos Específicos de Educação - Educação Permanente Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa; Física de partículas; Desenvolvimento profissional. CERN Portuguese language teachers programme; Particle physics; Professional development |
description |
Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla sobre como professores de física integram à sua prática docente vivências próximas à produção científica de fronteira na área. Neste estudo, é analisada a evolução de alguns indicadores do perfil acadêmico-profissional de professores participantes das edições anuais da Escola de Física do CERN em língua portuguesa. Oferecido desde 2009, este curso de formação continuada é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Física. Foram analisados 103 currículos disponíveis na plataforma Lattes de professores que participaram das edições de 2009 a 2013. Os indicadores mostram que a participação na escola parece estar associada a uma maior produção acadêmica, por uma busca por maior titulação acadêmica e uma intensiva realização de atividades de divulgação científica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517 10.3895/rbect.v12n3.7517 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n3.7517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7517/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871340896256 |