Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1642 |
Resumo: | A genética permeia o cotidiano do cidadão comum e logicamente, dos educandos. Desta forma, é pertinente a inserção desta temática na sala de aula, mediante contextualização e problematização tendo em vista a promoção da reflexão e da criticidade, para além da aquisição dos conhecimentos conceituais. O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequencia Didática baseada no uso do filme "Uma prova de amor”, para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de 8º ano de uma escola pública no município de Vitória. A SD foi baseada na proposta metodológica dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e foi desenvolvida a partir da exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontam que os alunos se apropriaram de muitos conceitos relativos à genética se mostrando capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, a SD analisada nessa pesquisa, baseada na utilização do cinema apresentou-se como uma relevante ferramenta no processo de ensino aprendizagem, quando analisamos a motivação, a interação e consequentemente a alfabetização científica dos alunos.Palavras-chave: Ensino de genética, Ensino fundamental, Cinema, Sequência Didática. |
id |
UTFPR-7_50cc0b38216bdc951c0cd0cb27fd5127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1642 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamentalA genética permeia o cotidiano do cidadão comum e logicamente, dos educandos. Desta forma, é pertinente a inserção desta temática na sala de aula, mediante contextualização e problematização tendo em vista a promoção da reflexão e da criticidade, para além da aquisição dos conhecimentos conceituais. O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequencia Didática baseada no uso do filme "Uma prova de amor”, para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de 8º ano de uma escola pública no município de Vitória. A SD foi baseada na proposta metodológica dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e foi desenvolvida a partir da exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontam que os alunos se apropriaram de muitos conceitos relativos à genética se mostrando capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, a SD analisada nessa pesquisa, baseada na utilização do cinema apresentou-se como uma relevante ferramenta no processo de ensino aprendizagem, quando analisamos a motivação, a interação e consequentemente a alfabetização científica dos alunos.Palavras-chave: Ensino de genética, Ensino fundamental, Cinema, Sequência Didática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rui, Helania Mara GrippaLeonor, Patrícia BastosLeite, Sidnei Quezada MeirelesAmado, Manuella Villar2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/164210.3895/S1982-873X2013000200018Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1642/1050Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-18T17:03:03Zoai:periodicos.utfpr:article/1642Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2013-09-18T17:03:03Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental |
title |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental Rui, Helania Mara Grippa |
title_short |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental |
title_full |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental |
title_sort |
Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental |
author |
Rui, Helania Mara Grippa |
author_facet |
Rui, Helania Mara Grippa Leonor, Patrícia Bastos Leite, Sidnei Quezada Meireles Amado, Manuella Villar |
author_role |
author |
author2 |
Leonor, Patrícia Bastos Leite, Sidnei Quezada Meireles Amado, Manuella Villar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rui, Helania Mara Grippa Leonor, Patrícia Bastos Leite, Sidnei Quezada Meireles Amado, Manuella Villar |
description |
A genética permeia o cotidiano do cidadão comum e logicamente, dos educandos. Desta forma, é pertinente a inserção desta temática na sala de aula, mediante contextualização e problematização tendo em vista a promoção da reflexão e da criticidade, para além da aquisição dos conhecimentos conceituais. O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso da aplicação de uma Sequencia Didática baseada no uso do filme "Uma prova de amor”, para ensinar conteúdos de genética básica dentro de uma perspectiva CTSA em uma turma de 8º ano de uma escola pública no município de Vitória. A SD foi baseada na proposta metodológica dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e foi desenvolvida a partir da exibição do filme e da realização de um júri simulado. Os resultados apontam que os alunos se apropriaram de muitos conceitos relativos à genética se mostrando capazes de promover uma discussão do papel da ciência na sociedade com reflexões críticas pautadas nos valores sociais vigentes. Sendo assim, a SD analisada nessa pesquisa, baseada na utilização do cinema apresentou-se como uma relevante ferramenta no processo de ensino aprendizagem, quando analisamos a motivação, a interação e consequentemente a alfabetização científica dos alunos.Palavras-chave: Ensino de genética, Ensino fundamental, Cinema, Sequência Didática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1642 10.3895/S1982-873X2013000200018 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1642 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000200018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1642/1050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870905737216 |