Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raad, Raquel Viana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Matos, Santer Alvares, Coutinho, Francisco Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922
Resumo: Em 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pela interdisciplinaridade, contextualização e situações-problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai ao encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste trabalho identificamos, categorizamos e analisamos a abordagem CTS expressas nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessárias modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS.
id UTFPR-7_528001399c7df8cb6154b61215ee7eec
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5922
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014Survey and analysis of the science, technology and society approach in ENEM biology issues from 2009 to 2014Educação / Planejamento e Avaliação EducacionalENEM; Abordagem CTS; BiologiaENEM; STS approach; BiologyEm 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pela interdisciplinaridade, contextualização e situações-problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai ao encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste trabalho identificamos, categorizamos e analisamos a abordagem CTS expressas nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessárias modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS.In 2009, the new ENEM emerges and is one of the main evaluations in the Brazilian education scenario and is viewed as a regulator of the quality of basic education. The ENEM's official documents show that this examination is based on the concepts of skills and abilities, emphasizing, among other things, interdisciplinarity, contextualization and problems-situations. Therefore, the theoretical conception of ENEM aggress with a Science-Technology-Society approach (STS), which is essential for the formation of an active and participatory citizen. In this work we identify, categorize and analyze the STS approach expressed in ENEM Biology questions from 2009 to 2014. Following the methodology of Bardin, the questions were classified and analyzed. Although we conclude that the ENEM represents a breakthrough in relation to the traditional exam, additional modifications are still necessary so that its questions get closer to a STS approach.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal de Minas GeraisRaad, Raquel Vianade Matos, Santer AlvaresCoutinho, Francisco Ângelo2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/592210.3895/rbect.v11n3.5922Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:40:23Zoai:periodicos.utfpr:article/5922Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:40:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
Survey and analysis of the science, technology and society approach in ENEM biology issues from 2009 to 2014
title Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
spellingShingle Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
Raad, Raquel Viana
Educação / Planejamento e Avaliação Educacional
ENEM; Abordagem CTS; Biologia
ENEM; STS approach; Biology
title_short Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
title_full Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
title_fullStr Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
title_full_unstemmed Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
title_sort Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
author Raad, Raquel Viana
author_facet Raad, Raquel Viana
de Matos, Santer Alvares
Coutinho, Francisco Ângelo
author_role author
author2 de Matos, Santer Alvares
Coutinho, Francisco Ângelo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais

dc.contributor.author.fl_str_mv Raad, Raquel Viana
de Matos, Santer Alvares
Coutinho, Francisco Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação / Planejamento e Avaliação Educacional
ENEM; Abordagem CTS; Biologia
ENEM; STS approach; Biology
topic Educação / Planejamento e Avaliação Educacional
ENEM; Abordagem CTS; Biologia
ENEM; STS approach; Biology
description Em 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pela interdisciplinaridade, contextualização e situações-problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai ao encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste trabalho identificamos, categorizamos e analisamos a abordagem CTS expressas nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessárias modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922
10.3895/rbect.v11n3.5922
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n3.5922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870993817600