O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Danilo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guzzi Filho, Neurivaldo José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5370
Resumo: O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, por este fator, pode ser forte instrumento para ensino de Ciências de forma contextualizada, visto que o ensino tradicional não tem obtido grandes resultados com os estudantes da atualidade promovendo a falta de atenção e desestimulando os alunos que, na maioria dos casos, não conseguem perceber a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula e sua vivência social. Diante disso, a Situação de Estudo (SE) aparece como uma importante promessa de evolução no campo de reformulação curricular, onde os conteúdos são trabalhados de forma coletiva e integrada. Nesse texto apresentamos relatos de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar a eficiência de uma Situação de Estudo como proposta curricular para alguns assuntos de Química, Física, Biologia e História de forma contextualizada e interdisciplinar, baseando-se no tema café.
id UTFPR-7_57c0521ca9d116eafbeef71c57445fff
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5370
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médioThe our coffee every day: research the influence of a study situation in the process of nature sciences learning teaching in secondary educationQuímica; Física; Biologiaensino de ciências; situação de estudo; caféScience study; Situation study; CoffeeO café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, por este fator, pode ser forte instrumento para ensino de Ciências de forma contextualizada, visto que o ensino tradicional não tem obtido grandes resultados com os estudantes da atualidade promovendo a falta de atenção e desestimulando os alunos que, na maioria dos casos, não conseguem perceber a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula e sua vivência social. Diante disso, a Situação de Estudo (SE) aparece como uma importante promessa de evolução no campo de reformulação curricular, onde os conteúdos são trabalhados de forma coletiva e integrada. Nesse texto apresentamos relatos de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar a eficiência de uma Situação de Estudo como proposta curricular para alguns assuntos de Química, Física, Biologia e História de forma contextualizada e interdisciplinar, baseando-se no tema café.Coffee is one of the most consumed beverages in the world, this factor can be powerful tool for teaching in context of Sciences, since traditional education has not achieved great results with today's students promoting the lack of attention and discouraging students who, in most cases, fail to realize the relationship between the contents studied in the classroom and their social life. Therefore, the study situation (SE) appears as an important promise of evolution in the curriculum reform camp, where the contents are worked collectively and seamlessly. In this text I present reports of a master's research, whose objective was to investigate the efficiency of a study situation as proposed curriculum for some subjects Chemistry, Physics, Biology and History in context and interdisciplinary way, based on coffee theme.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Jesus, Danilo deGuzzi Filho, Neurivaldo José de2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/537010.3895/rbect.v11n1.5370Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5370/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:50:08Zoai:periodicos.utfpr:article/5370Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:50:08Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
The our coffee every day: research the influence of a study situation in the process of nature sciences learning teaching in secondary education
title O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
spellingShingle O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
Jesus, Danilo de
Química; Física; Biologia
ensino de ciências; situação de estudo; café
Science study; Situation study; Coffee
title_short O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
title_full O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
title_fullStr O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
title_full_unstemmed O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
title_sort O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
author Jesus, Danilo de
author_facet Jesus, Danilo de
Guzzi Filho, Neurivaldo José de
author_role author
author2 Guzzi Filho, Neurivaldo José de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Danilo de
Guzzi Filho, Neurivaldo José de
dc.subject.por.fl_str_mv Química; Física; Biologia
ensino de ciências; situação de estudo; café
Science study; Situation study; Coffee
topic Química; Física; Biologia
ensino de ciências; situação de estudo; café
Science study; Situation study; Coffee
description O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, por este fator, pode ser forte instrumento para ensino de Ciências de forma contextualizada, visto que o ensino tradicional não tem obtido grandes resultados com os estudantes da atualidade promovendo a falta de atenção e desestimulando os alunos que, na maioria dos casos, não conseguem perceber a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula e sua vivência social. Diante disso, a Situação de Estudo (SE) aparece como uma importante promessa de evolução no campo de reformulação curricular, onde os conteúdos são trabalhados de forma coletiva e integrada. Nesse texto apresentamos relatos de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar a eficiência de uma Situação de Estudo como proposta curricular para alguns assuntos de Química, Física, Biologia e História de forma contextualizada e interdisciplinar, baseando-se no tema café.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5370
10.3895/rbect.v11n1.5370
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5370
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n1.5370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5370/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870452752384