Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Ossian Gadelha de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913
Resumo: O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Ao analisarmos as respostas, percebemos que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais. Um Ensino de Química mais significativo, segundo os entrevistados, demanda mais aulas dessa natureza, pois tornam esta Ciência mais interessante e motivadora. Os alunos também salientaram a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade.
id UTFPR-7_5a72e1d7566d0da14c410a568cd12f26
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2913
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativoO objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Ao analisarmos as respostas, percebemos que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais. Um Ensino de Química mais significativo, segundo os entrevistados, demanda mais aulas dessa natureza, pois tornam esta Ciência mais interessante e motivadora. Os alunos também salientaram a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, José Ossian Gadelha deAlves, Idarlene Marcelino Rodrigues2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/291310.3895/rbect.v9n1.2913Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913/2975Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:48:58Zoai:periodicos.utfpr:article/2913Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:48:58Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
spellingShingle Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
Lima, José Ossian Gadelha de
title_short Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_full Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_fullStr Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_full_unstemmed Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
title_sort Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo
author Lima, José Ossian Gadelha de
author_facet Lima, José Ossian Gadelha de
Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues
author_role author
author2 Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Ossian Gadelha de
Alves, Idarlene Marcelino Rodrigues
description O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas teóricas e as aulas práticas no aprendizado de Química. Para obtenção dos dados, foi aplicado um questionário a 226 alunos das três séries do Ensino Médio. Ao analisarmos as respostas, percebemos que os professores de Química desses alunos raramente desenvolvem uma didática baseada em aulas experimentais. Um Ensino de Química mais significativo, segundo os entrevistados, demanda mais aulas dessa natureza, pois tornam esta Ciência mais interessante e motivadora. Os alunos também salientaram a necessidade de um ensino mais contextualizado, com aulas apresentando maior clareza e objetividade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913
10.3895/rbect.v9n1.2913
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n1.2913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913/2975
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870942437376