Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cicero Luciano Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Cicera Vania Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1419
Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar associações entre as atitudes em relação à matemática e o desempenho na disciplina de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Participaram 37 escolares com idades entre 10 e 14 anos. Utilizou-se a Escala de Atitudes em Relação à Matemática (EARM) para avaliar as atitudes dos alunos em relação à disciplina. O desempenho na disciplina de Matemática foi investigado a partir da média das notas dos três primeiros bimestres. As meninas apresentaram médias superiores aos meninos tanto na EARM quanto no desempenho. O teste de correlação de Spearman apontou correlação positiva e moderada. Quando tal associação foi analisada separadamente, observou-se que nos meninos a correlação foi fraca (ró=0,343), enquanto que as meninas encontrou-se forte (ró=0,758). Os achados evidenciam uma relação positiva entre as atitudes em relação à Matemática e o desempenho escolar na disciplina.
id UTFPR-7_5ada4b4c24fdbd342de56591da9d7edf
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1419
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamentalO objetivo do trabalho foi investigar associações entre as atitudes em relação à matemática e o desempenho na disciplina de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Participaram 37 escolares com idades entre 10 e 14 anos. Utilizou-se a Escala de Atitudes em Relação à Matemática (EARM) para avaliar as atitudes dos alunos em relação à disciplina. O desempenho na disciplina de Matemática foi investigado a partir da média das notas dos três primeiros bimestres. As meninas apresentaram médias superiores aos meninos tanto na EARM quanto no desempenho. O teste de correlação de Spearman apontou correlação positiva e moderada. Quando tal associação foi analisada separadamente, observou-se que nos meninos a correlação foi fraca (ró=0,343), enquanto que as meninas encontrou-se forte (ró=0,758). Os achados evidenciam uma relação positiva entre as atitudes em relação à Matemática e o desempenho escolar na disciplina.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Costa, Cicero Luciano AlvesCosta, Cicera Vania Barros2014-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/141910.3895/S1982-873X2013000300001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1419/1148Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-19T20:31:37Zoai:periodicos.utfpr:article/1419Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-02-19T20:31:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
title Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
Costa, Cicero Luciano Alves
title_short Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_sort Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
author Costa, Cicero Luciano Alves
author_facet Costa, Cicero Luciano Alves
Costa, Cicera Vania Barros
author_role author
author2 Costa, Cicera Vania Barros
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cicero Luciano Alves
Costa, Cicera Vania Barros
description O objetivo do trabalho foi investigar associações entre as atitudes em relação à matemática e o desempenho na disciplina de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Participaram 37 escolares com idades entre 10 e 14 anos. Utilizou-se a Escala de Atitudes em Relação à Matemática (EARM) para avaliar as atitudes dos alunos em relação à disciplina. O desempenho na disciplina de Matemática foi investigado a partir da média das notas dos três primeiros bimestres. As meninas apresentaram médias superiores aos meninos tanto na EARM quanto no desempenho. O teste de correlação de Spearman apontou correlação positiva e moderada. Quando tal associação foi analisada separadamente, observou-se que nos meninos a correlação foi fraca (ró=0,343), enquanto que as meninas encontrou-se forte (ró=0,758). Os achados evidenciam uma relação positiva entre as atitudes em relação à Matemática e o desempenho escolar na disciplina.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1419
10.3895/S1982-873X2013000300001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1419
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1419/1148
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870149713920