Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Felipe Augusto de Mello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Laiane Pereira, Oliveira, Mariana Fonseca, Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574
Resumo: Os jogos sempre estiveram presente na vida do ser humano, contudo, no âmbito educacional brasileiro, mais especificamente no ensino de Química/Ciências, sua inserção é recente, e ainda necessita de muito aprofundamento e discussões de cunho teórico/epistemológico. Nesse sentido, pretende-se a partir deste trabalho discutir sobre a importância da cultura para os jogos e atividades lúdicas. A pesquisa utiliza-se de elementos da abordagem qualitativa, exploradas para obtenção de dados descritivos que permitissem identificar os elementos culturais dos estudantes envolvidos (cerca de 84 estudantes de 8° ano de uma escola pública do interior de Goiás), tanto em relação ao ambiente escolar quanto familiar, bem como verificar sua concepção acerca da Ciência, de forma a responder à pergunta de pesquisa: Os instrumentos de coleta de dados utilizados em consonância com o referencial Bourdieusiano possibilitam compreender a cultura que os estudantes estão imersos? Os resultados possibilitaram identificar a cultura em que os estudantes estão imersos, e sua influência na apropriação dos conhecimentos científicos, uma vez que observou-se obstáculos epistemológicos relacionados ao conhecimento científico, decorrentes de elementos culturais apropriados pelos estudantes ao longo de suas vidas.
id UTFPR-7_5ae720c13f13d7eeef26a4f0c5038c64
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13574
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em BourdieuDelimitation of playful culture and local culture for proposing games and playful activities: an analysis of the different data collection instruments based on BourdieuEnsino de CiênciasJogo; Cultura lúdica; Cultura local; Ensino e aprendizagem; EducaçãoGame; Playful culture; Local culture; Teaching and learning; EducationOs jogos sempre estiveram presente na vida do ser humano, contudo, no âmbito educacional brasileiro, mais especificamente no ensino de Química/Ciências, sua inserção é recente, e ainda necessita de muito aprofundamento e discussões de cunho teórico/epistemológico. Nesse sentido, pretende-se a partir deste trabalho discutir sobre a importância da cultura para os jogos e atividades lúdicas. A pesquisa utiliza-se de elementos da abordagem qualitativa, exploradas para obtenção de dados descritivos que permitissem identificar os elementos culturais dos estudantes envolvidos (cerca de 84 estudantes de 8° ano de uma escola pública do interior de Goiás), tanto em relação ao ambiente escolar quanto familiar, bem como verificar sua concepção acerca da Ciência, de forma a responder à pergunta de pesquisa: Os instrumentos de coleta de dados utilizados em consonância com o referencial Bourdieusiano possibilitam compreender a cultura que os estudantes estão imersos? Os resultados possibilitaram identificar a cultura em que os estudantes estão imersos, e sua influência na apropriação dos conhecimentos científicos, uma vez que observou-se obstáculos epistemológicos relacionados ao conhecimento científico, decorrentes de elementos culturais apropriados pelos estudantes ao longo de suas vidas.Games have always been present in the life of human beings, however, in the Brazilian educational scope, more specifically in the teaching of Chemistry/Sciences, their insertion is recent, and still needs a lot of deepening and development of the theoretical/ epistemological nature. In this sense, it is intended from this work to discuss the importance of culture for games and recreational activities. A research uses elements of the qualitative approach, explored to obtain descriptive data that allow the identification of the cultural elements of the students involved (about 84 students with 8th grade from a public school in the interior of Goiás), both in relation to the school environment as well as familiar, as well as verifying their conception about Science, in order to answer the research question: Do the data collection instruments used in line with the Bourdieusian framework make it possible to understand the culture that students are immersed in? The results made it possible to identify the culture in which students are immersed, as well as their influence on the appropriation of scientific knowledge, since we observed even epistemological obstacles related to scientific knowledge, resulting from cultural elements appropriated by students throughout their lives.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rezende, Felipe Augusto de MelloMartins, Laiane PereiraOliveira, Mariana FonsecaSoares, Márlon Herbert Flora Barbosa2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1357410.3895/rbect.v14n2.13574Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:13Zoai:periodicos.utfpr:article/13574Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:13Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
Delimitation of playful culture and local culture for proposing games and playful activities: an analysis of the different data collection instruments based on Bourdieu
title Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
spellingShingle Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
Rezende, Felipe Augusto de Mello
Ensino de Ciências
Jogo; Cultura lúdica; Cultura local; Ensino e aprendizagem; Educação
Game; Playful culture; Local culture; Teaching and learning; Education
title_short Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
title_full Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
title_fullStr Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
title_full_unstemmed Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
title_sort Delimitação da cultura lúdica e cultura local para proposição de jogos e atividades lúdicas: uma análise dos diferentes instrumentos de coleta de dados fundamentada em Bourdieu
author Rezende, Felipe Augusto de Mello
author_facet Rezende, Felipe Augusto de Mello
Martins, Laiane Pereira
Oliveira, Mariana Fonseca
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
author_role author
author2 Martins, Laiane Pereira
Oliveira, Mariana Fonseca
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Felipe Augusto de Mello
Martins, Laiane Pereira
Oliveira, Mariana Fonseca
Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Jogo; Cultura lúdica; Cultura local; Ensino e aprendizagem; Educação
Game; Playful culture; Local culture; Teaching and learning; Education
topic Ensino de Ciências
Jogo; Cultura lúdica; Cultura local; Ensino e aprendizagem; Educação
Game; Playful culture; Local culture; Teaching and learning; Education
description Os jogos sempre estiveram presente na vida do ser humano, contudo, no âmbito educacional brasileiro, mais especificamente no ensino de Química/Ciências, sua inserção é recente, e ainda necessita de muito aprofundamento e discussões de cunho teórico/epistemológico. Nesse sentido, pretende-se a partir deste trabalho discutir sobre a importância da cultura para os jogos e atividades lúdicas. A pesquisa utiliza-se de elementos da abordagem qualitativa, exploradas para obtenção de dados descritivos que permitissem identificar os elementos culturais dos estudantes envolvidos (cerca de 84 estudantes de 8° ano de uma escola pública do interior de Goiás), tanto em relação ao ambiente escolar quanto familiar, bem como verificar sua concepção acerca da Ciência, de forma a responder à pergunta de pesquisa: Os instrumentos de coleta de dados utilizados em consonância com o referencial Bourdieusiano possibilitam compreender a cultura que os estudantes estão imersos? Os resultados possibilitaram identificar a cultura em que os estudantes estão imersos, e sua influência na apropriação dos conhecimentos científicos, uma vez que observou-se obstáculos epistemológicos relacionados ao conhecimento científico, decorrentes de elementos culturais apropriados pelos estudantes ao longo de suas vidas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574
10.3895/rbect.v14n2.13574
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n2.13574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13574/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870895251456